Conselhos para a gravidez

É verdade que grávida não pode comer canela?

Elisabeth Mamede
Por Elisabeth Mamede. Atualizado: 7 setembro 2020
É verdade que grávida não pode comer canela?
Imagem: cidadeverde.com

Existe uma grande discussão em torno desse assunto, muitas pessoas acreditam que a canela não deve ser consumida por mulheres gestantes, e existe também aqueles que não concordam com isso. Entre toda essa discussão a maior dúvida é "É verdade que grávida não pode comer canela?". Para entender um pouco mais sobre a canela na gravidez o umComo preparou este artigo que pode te ajudar a entender os diferentes pontos de vista.

Também lhe pode interessar: O que grávida não pode comer

Passos a seguir:

1

A canela é um condimento indicado para consumo por trazer vários efeitos benéficos para a nossa saúde, porém algumas pessoas afirmam que ela não é indicada para mulheres gestantes.

A explicação dada para isso é que a canela provoca aborto na gestante devido às ações que ela causa no útero. Essas ações provocadas pela canela podem ser a retração dos vasos sanguíneos, o aceleramento das batidas do coração e até contrações musculares no útero da gestante. Porém para que os efeitos cheguem a ser abortivos a quantidade de canela consumida precisa ser elevada.

Houve um estudo feito pela American Journal of Epidemiology que teve como resultado que os filhos de gestantes que consumiram uma grande quantidade de canela durante o período da gestação acabaram apresentando comportamento agressivo, déficit de atenção e até hiperatividade durante o seu desenvolvimento. Isso ocorreu por que o consumo da canela em grande quantia durante o período da gestação acabou afetando o desenvolvimento cerebral do bebê.

É verdade que grávida não pode comer canela? - Passo 1
Imagem: imagekb.com
2

Muitos especialistas afirmam que a canela não pode prejudicar o feto nem a mãe durante a o tempo de gestação, pois segundo eles seria preciso consumir uma quantia de canela muito alta para que um aborto ocorresse, e ninguém consegue consumir a quantidade necessária para esse fim.

Sendo assim não é verdade que grávida não pode comer canela, a canela pode sim ser consumida nos fins alimentícios como já é de costume para a maioria das pessoas dentro das quantidades razoáveis.

Em quantias moderadas a canela pode até fazer bem à saúde, em muitos casos ela é usada para auxiliar em tratamentos de problemas como diabetes e até o colesterol alto, alguns dos usos benéficos da canela incluem:

  • Auxilia no controle da diabetes.
  • Auxilia no tratamento de transtornos do tipo digestivos.
  • Combate infecções provenientes das vias respiratórias.
  • Ameniza a fadiga e ajuda a melhorar o estado de ânimo da pessoa.
  • Auxilia o tratamento de combate ao colesterol.
É verdade que grávida não pode comer canela? - Passo 2
Imagem: colegioweb.com.br
3

Entre os mitos e as verdades sobre o consumo de canela durante a gravidez o mais correto a se fazer é buscar orientação do seu médico. O médico que acompanha a sua gravidez é a pessoa mais indicada para planejar os seus hábitos alimentares durante a gravidez e indicar aquilo que deve ou não ser consumido levando em conta o bem estar e o bom desenvolvimento do feto.

Muitas pessoas sempre dizem existir uma série de restrições para as gestantes, não podem comer isso e nem fazer aquilo, porém na dúvida fale com quem melhor sabe para esclarecer as suas dúvidas e a orientar sobre o que realmente é bom ou não durante a gestação da mulher.

4

Aproveite e esclareça também outras dúvidas que podem surgir durante a gravidez:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É verdade que grávida não pode comer canela?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: cidadeverde.com
Imagem: imagekb.com
Imagem: colegioweb.com.br
1 de 3
É verdade que grávida não pode comer canela?