menu
Partilhar

Higiene menstrual: tipos de produtos para usar

 
Por Juliana Ribeiro. 16 setembro 2022
Higiene menstrual: tipos de produtos para usar

Falar de menstruação é falar de higiene menstrual. Esse conceito refere-se a métodos para manter uma higiene adequada durante a menstruação que também permite que as mulheres se sintam confortáveis, possam realizar suas atividades diárias sem nenhum problema e, além disso, cuidar de sua saúde íntima.

Por esta razão, a higiene menstrual tornou-se não só algo fundamental em matéria de saúde, mas também um direito de qualquer mulher, que deve ter acesso a produtos básicos que facilitem a sua higiene feminina, desde produtos clássicos a métodos mais revolucionários e comprometidos com a ecologia e sustentabilidade, além de um cuidado muito mais respeitoso com o corpo. No umCOMO queremos dar-lhe maior visibilidade sobre higiene menstrual e te ensinar os tipos de produtos para usar que você pode encontrar no mercado hoje. Qual você prefere?

Também lhe pode interessar: Como usar a esponja menstrual

Absorventes externos e internos

Os produtos clássicos em termos de higiene menstrual são os absorventes externos e internos. Estes produtos são confortáveis ​​de usar, econômicos e possuem múltiplas opções que se adaptam ao seu fluxo. Apesar de serem a alternativa que mais conhecemos, é a menos ecológica, pois são produtos descartáveis ​​que geram muitos resíduos, causando um grande impacto ambiental. No entanto, são uma alternativa acessível, pois você encontra esses produtos à venda em qualquer supermercado e são os mais usados ​​pelas mulheres em todo o mundo.

A diferença entre eles é que você pode usar o absorvente colocando-o na superfície da calcinha, onde será fixado, e o absorvente interno será colocado dentro da vagina, onde absorverá todo o fluxo menstrual.

Recomendamos este outro artigo sobre Como usar absorvente interno corretamente.

Coletor menstrual

Se há um produto que está bombando na higiene menstrual, é o coletor. Este produto tornou-se uma alternativa eficaz e sustentável, preferida por muitas pessoas que querem deixar de usar absorventes externos e internos convencionais.

Os coletores menstruais tornaram-se uma verdadeira revolução, pois representam um grande benefício para as mulheres e também para o meio ambiente, sendo a principal opção sustentável. Além disso, são criados a partir de silicone de grau médico, que evita a geração de germes, não altera o pH vaginal e é mais respeitoso com o corpo. O coletor menstrual gera zero desperdício, é reutilizável e pode ter vida útil de até 10 anos se for mantido em perfeitas condições.

Para usar o coletor menstrual, você deve selecionar o tamanho adequado para você (P, M ou G), seguindo as instruções do fabricante, pois o tamanho pode variar dependendo se a mulher já teve ou não relação sexual, parto ou levando em consideração fatores como a idade ou o seu próprio fluxo menstrual.

Depois de escolher o seu coletor menstrual, saiba que só deve colocá-lo na vagina durante a menstruação e esvaziá-lo a cada 12 horas. Depois você deve limpá-lo corretamente para colocá-lo de volta na vagina. Após o período deve-se esterilizá-lo fervendo-o por 3 minutos e guardá-lo hermeticamente até o próximo período.

Com o coletor menstrual você pode praticar qualquer tipo de esporte, embora não possa fazer sexo com ele. Se você deseja deixar de usar produtos descartáveis ​​e contribuir para a saúde vaginal, higiene menstrual e o cuidado com o meio ambiente, esta é uma aposta segura. Tente!

Recomendamos este artigo do umCOMO para que você descubra se pode dormir com coletor menstrual.

Higiene menstrual: tipos de produtos para usar - Coletor menstrual

Calcinhas absorventes

Um dos produtos para uma boa higiene menstrual que está se tornando cada vez mais popular são as calcinhas absorventes. Embora algumas mulheres ainda sejam céticas em relação a esse método, a verdade é que é uma alternativa muito eficiente e, ao mesmo tempo, sustentável e ecológica, perfeita para não gerar resíduos.

A aparência desta calcinha absorvente é a de uma calcinha normal. Na verdade, você pode encontrá-la em diferentes formatos e designs (calcinhas, cuecas, tanga...) que se adaptam 100% ao seu estilo favorito de roupa íntima. A questão é que, graças à sua composição, elas são capazes de absorver o fluxo menstrual sem transferi-lo para a roupa. E, além disso, são antibacterianas, para evitar maus odores e secam imediatamente. As calcinhas menstruais podem ser lavadas normalmente após o uso com o seu ciclo de lavagem regular, tornando-as reutilizáveis ​​e muito mais sustentáveis ​​do que os absorventes descartáveis.

As calcinhas menstruais podem variar de acordo com o fluxo que você tem, porém, a maioria delas são feitas com três camadas: a primeira à base de hidrofilamida, poliamida e elastano para drenar e evitar a umidade; a segunda camada de poliéster que cuida da absorção do fluxo e a terceira camada de uma combinação de poliéster e poliuretano que ajuda a impermeabilizar e torna essas calcinhas respiráveis ​​e resistentes a vazamentos... Não mancham!

Você pode optar pela calcinha menstrual como um produto de higiene menstrual ou combiná-la com outros produtos, como coletores menstruais ou absorventes internos, embora esta calcinha tenha capacidade de absorção suficiente para usá-la sem preocupações.

Higiene menstrual: tipos de produtos para usar - Calcinhas absorventes

Absorventes reutilizáveis

Se procura uma opção ecológica para a sua higiene menstrual, os absorventes reutilizáveis ​​podem ser o produto ideal para você. Estes absorventes são geralmente feitos de fibra de bambu ou algodão, são biodegradáveis, reutilizáveis ​​e podem ser lavados na máquina de lavar com o seu ciclo de lavagem habitual. Graças a eles, você reduzirá o impacto no meio ambiente, além de economizar mês após mês, sem precisar comprar absorventes convencionais. Além disso, possuem cerca de 3 anos de vida útil, portanto o custo inicial será bem amortizado.

Os absorventes reutilizáveis ​​são uma ótima alternativa ecológica e sustentável aos absorventes descartáveis. Além disso, são fáceis de usar, confortáveis ​​ao toque e ajudarão a manter-se longe de infecções, alergias ou irritações que os absorventes descartáveis podem causar. Se você quer ter desperdício zero sem abrir mão do uso de absorventes, este é o produto de higiene para menstruação perfeito para você.

Higiene menstrual: tipos de produtos para usar - Absorventes reutilizáveis

Esponjas marinhas menstruais

Você já ouviu falar das esponjas do mar como opção de higiene menstrual? É um produto com capacidade de absorção semelhante à de um absorvente interno, porém, por ser natural, há muito menos riscos do que com fibras sintéticas. Da mesma forma, é uma alternativa renovável (pode ser usada por até 6 meses), compostável e orgânica, muito mais sustentável que os absorventes internos convencionais.

Para muitas mulheres, as esponjas marinhas menstruais foram uma verdadeira descoberta. Este produto atua como um método de retenção de fluxo internamente, ao mesmo tempo em que dá liberdade de movimento às mulheres e, além disso, é possível ter relações sexuais sem precisar retirá-lo. É de fácil colocação, por isso se tornou uma alternativa para quem não se adaptou ao coletor menstrual. No entanto, você deve ter cuidado na hora de remover e não fazê-lo abruptamente, pois pode partir.

Por ser um produto derivado de animais, não é um método recomendado para veganas, embora haja quem defenda que por não ter sistema nervoso ou células diferenciadas, não seria contrário ao veganismo.

Antes de usar esponjas marinhas menstruais, recomendamos que você consulte seu ginecologista sobre a viabilidade do método para você, principalmente após o parto.

Você pode consultar este outro artigo sobre Como usar a esponja menstrual.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Higiene menstrual: tipos de produtos para usar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Higiene menstrual: tipos de produtos para usar
1 de 4
Higiene menstrual: tipos de produtos para usar

Voltar ao topo da página