menu
Partilhar

Pode dormir com coletor menstrual?

 
Por Redação umCOMO. 17 agosto 2021
Pode dormir com coletor menstrual?

Embora até alguns anos atrás o coletor menstrual fosse pouco conhecido, ele é cada vez mais escolhido pelas mulheres como opção de coleta de fluxo menstrual durante o período da menstruação. Esse pequeno recipiente de silicone serve para recolher o fluxo, substituindo os tradicionais absorventes internos e externos, além de ser mais higiênico e seguro do que esses outros métodos. No entanto, o item de higiene ainda segue despertando dúvidas a respeito de seu uso.

Uma das principais dúvidas é se pode dormir com coletor menstrual ou se é melhor deixar a vagina livre durante a noite. Se você quer ter em mãos toda a informação que precisa, neste artigo do umCOMO solucionamos todas as suas dúvidas sobre o uso do copinho durante a noite, assim como outras questões e conselhos para que você use este objeto íntimo da maneira mais adequada.

Também lhe pode interessar: Como usar a esponja menstrual

Pode dormir com coletor menstrual?

A princípio, o coletor menstrual pode ser utilizado por qualquer mulher durante o período menstrual, tanto de dia, para realizar tarefas cotidianas ou até mesmo praticar esportes, como de noite. Portanto, a resposta é sim, pode dormir com coletor menstrual, pelo menos na maioria dos casos. Se você se sente confortável com ele, não há nenhum problema em tê-lo dentro de você enquanto dorme, salvo casos nos quais exista alguma contraindicação médica.

É muito frequente que nos primeiros meses de uso do coletor menstrual, usá-lo de noite gere certo estresse. Nestes casos, pode ser bom usá-lo somente durante o dia e recorrer a outros elementos de higiene feminina durante o descanso noturno, como os absorventes ou as calcinhas menstruais. Por outro lado, muitas mulheres estão perfeitamente habituadas com o coletor e optam por também dormirem com ele.

Portanto, se pode dormir com coletor menstrual, já que não implica em perigo algum, a não ser em casos nos quais sua utilização não for aconselhada (independente do turno), por exemplo:

  • Caso apresente algum problema ou doença na área vaginal: infecção, vaginismo, secura vaginal severa.
  • Se existe alergia ao material de fabricação do coletor.
  • Durante o resguardo, depois de dar à luz.
  • Sempre que, por algum motivo de saúde, seu ginecologista não te aconselhe a usá-lo.

Se você tem dúvidas, é aconselhável que vá a uma consulta médica antes do uso.

Quanto tempo pode ficar com o coletor?

Cada mulher é diferente, assim como o ciclo menstrual também é, dessa forma, não se pode estipular um tempo máximo para dormir com o coletor menstrual. Ainda assim, o tempo médio é de aproximadamente 8 horas, o que indica que você poderia dormir a noite toda sem a necessidade de ter que tirar, esvaziar, limpar e colocar o coletor de volta.

Como dissemos, o número de horas pode variar. Por exemplo, nos dias de maior fluxo, pode ser necessário trocá-lo antes para evitar vazamentos. Por outro lado, nos últimos dias de menstruação, quando o fluxo está acabando, você pode colocá-lo por um tempo a mais. Em qualquer caso, se você se pergunta quanto tempo pode ficar com o coletor, o tempo máximo de uso do coletor menstrual, tanto de dia quanto de noite, não deve superar 8 a 10 horas.

Recomendações para dormir com coletor menstrual

Uma vez habituada com o coletor menstrual, verá que é possível dormir com ele sem incômodos, mas deve levar em consideração uma série de recomendações:

  • Já que você o manterá colocado por muitas horas, é necessário que o esvazie e lave muito bem antes de se deitar. Para isso, utilize um sabão neutro e água em abundância. Também é recomendado que você o esterilize.
  • Para que você fique confortável enquanto dorme, é fundamental que escolha bem o tamanho do seu copinho. Se ele não se adaptar perfeitamente à sua vagina, pode te causar incômodos.
  • Da mesma forma, é importante colocá-lo bem, introduzindo pouco a pouco com suavidade. Para facilitar essa tarefa, você pode umedecê-lo um pouco com água e estar relaxada na hora de colocá-lo.
  • Antes de deitar-se, caminhe por alguns poucos minutos, para se assegurar de que o coletor está bem colocado e que não está te incomodando de forma alguma, assim, poderá descansar sem se preocupar. No entanto, se ele se mexe ou roça em você, é preferível que o tire e o coloque novamente, mas da forma adequada. Assim, poderá aproveitar uma noite plácida sem nem lembrar que está menstruada.

Agora que você já sabe que é possível dormir com coletor menstrual, certamente tem outras dúvidas sobre seu uso.

Se a sua menstruação te causa incômodos como a cólica ou sangramentos exagerados veja também nossos artigos sobre como aliviar cólica menstrual forte e como parar uma hemorragia menstrual.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode dormir com coletor menstrual?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Pode dormir com coletor menstrual?
Pode dormir com coletor menstrual?

Voltar ao topo da página