Outros Saúde na mulher

Menstruação sincronizada, verdade ou mito?

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 13 junho 2018
Menstruação sincronizada, verdade ou mito?

Parece que as mulheres compartilham bem mais que dor, inflamação, mal-estar e mudanças de humor durante a menstruação. Notou alguma vez que seu ciclo menstrual se sincronizou com o de sua irmã ou com o de suas amigas? Acha que se trata de uma coincidência ou, acha que há motivos pelos quais o nosso corpo fica de acordo quando passamos mais tempo com algumas mulheres? De fato, existem muitos mitos sobre a menstruação, mas se tem curiosidade em saber se este fenômeno é verdadeiro ou não e, se for, por que ocorre, convidamos você a continuar lendo este artigo do umCOMO onde vamos explicar se a menstruação sincronizada, é verdade ou mito.

É verdade que a menstruação pode se sincronizar?

O fato da menstruação se sincronizar entre mulheres que compartilham muito tempo juntas é algo que ocorre de vez em quando e que não deixa de nos surpreender quando acontece, mas é real ou é uma simples coincidência?

Nos anos 70 a psicóloga Martha McClintock começou a pesquisar sobre este peculiar assunto, realizou estudos em mulheres que viviam nas mesmas casas, sobretudo em universidades, e concluiu que efetivamente o ciclo da maioria delas se ia regulando e adaptando ao das colegas gradualmente durante os 4 primeiros meses até ir coincidindo.

Mas, desde então, os cientistas que continuaram realizando estudos mais específicos chegaram à conclusão de que não tinham suficientes provas científicas para confirmar a existência deste comportamento no nosso corpo e não puderam justificá-lo como algo que se produz de forma natural, portanto, parece ser mais uma coincidência. De fato, quando alguma vez acontece, se prestarmos atenção, nem toda menstruação coincide, isso só acontece durante uns dias e não ocorre todos os meses com as mesmas pessoas. É por isso que, talvez, pareça mais lógico pensar que se trata simplesmente do ciclo menstrual durar entre 28 e 32 dias, por isso, realmente, há muitas probabilidades de coincidir.

Hoje em dia as investigações realizadas não demonstraram que seja algo que acontece realmente e os cientistas continuam considerando, de momento, um mito. Mesmo assim, cada vez mais existem diversas linhas de investigação que estão encontrando alguns motivos pelos quais este fenômeno pode ocorrer, por isso, pode ser que a ciência acabe descobrindo o porquê desta curiosa situação.

Além disso, esta parece que não é a única afirmação, em princípio, falsa que encontramos sobre o período menstrual, se quer conhecer mais alguns mitos pode ler este artigo a respeito de que mitos existem sobre a menstruação.

Menstruação sincronizada, verdade ou mito? - É verdade que a menstruação pode se sincronizar?

Motivos possiveis para a menstruação se sincronizar

Como referimos, hoje em dia continua-se estudando se a menstruação se sincroniza e por que o faz, já que aconteceu com muitas mulheres, seja com mulheres da família, amigas ou colegas de trabalho. As diferentes linhas de investigação atual estão tirando conclusões científicas sobre este assunto que poderiam estar muito bem encaminhadas ainda que, haja científicos que continuam sem estar nada convencidos.

As conclusões relacionadas com o porquê da sincronização deste processo que são mais convincentes são as seguintes:

A importância do hipotálamo

Se o período menstrual realmente se sincroniza entre mulheres que convivem durante muito tempo certamente que está relacionado com o hipotálamo, que é a parte do cérebro que se encarrega de regular os ciclos menstruais. O fato das mulheres estarem recebendo os mesmos estímulos ambientais, como por exemplo, as horas de luz, a intensidade desta, a temperatura, a umidade, etc., faz com que o hipotálamo receba o mesmo e, portanto, em princípio gerencie da mesma forma o ciclo da menstruação.

Leia também: Como fazer a menstruação descer o mais rápido possível

A influência dos feromônios

Os feromônios sexuais são substâncias que servem para comunicar ao restantes indivíduos qual é a situação reprodutiva do animal que as produz e afetam os hormônios sexuais dos que as percebem, fazendo com que estas se ativem. Estão presentes em muitos animais, são a forma como estes se comunicam para marcar território e se reproduzir. Mas, no nosso caso, ainda não se chegou a uma conclusão clara sobre sua existência ainda que, muito recentemente, se tenha demonstrado que as temos.

Então se este fosse o caso, como nos animais, seriam os causadores diretos de muitos de nossos comportamentos relacionados com a reprodução e o sexo. De fato, alguns dos estudos levados a cabo que parecem ser positivos nesta afirmação, fizeram-se expondo as mulheres ao suor de homens e ao suor de outras mulheres, comprovando que os feromônios são mais eficientes quando as mulheres que suam estão no auge do seu ciclo menstrual. Por isso, pode ser que esteja relacionado com esta situação curiosa que muitas mulheres passam.

Agora já sabe que a sincronização da menstruação entre mulheres, pelo menos por enquanto, parece ser algo mais bem casual, mas que se continua pesquisando. Se gostou de saber se a menstruação sincronizada é verdade ou mito, talvez interesse a você saber por que as mulheres têm menstruação.

Menstruação sincronizada, verdade ou mito? - Motivos possiveis para a menstruação se sincronizar

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Menstruação sincronizada, verdade ou mito?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Menstruação sincronizada, verdade ou mito?