Sobre as emoções

Mudança de humor repentina, o que pode ser? - Explicações possíveis

Mudança de humor repentina, o que pode ser? - Explicações possíveis

Você já mudou de humor repentinamente? Uma hora estava feliz e, sem explicação, ficou triste? Até certo ponto, isso é normal, mas é preciso atenção. Se a mudança de humor for constante ou estiver atrelada a outros sintomas, o indicado é que a pessoa preste atenção a isso. Por isso, neste artigo o umCOMO responde a pergunta: mudança de humor repentina, o que pode ser?

Também lhe pode interessar: O que é um retiro espiritual

Índice

  1. Mudança de humor do nada
  2. Mudança repentina de humor e dor de cabeça
  3. Mudança de humor pode ser gravidez?

Mudança de humor do nada

Durante o dia, é normal que ocorram variações de humor. Fatores externos, como um ônibus lotado, trânsito ou uma reunião chata são comuns e acabam deixando qualquer um mais irritado. Porém, é preciso prestar atenção quando a instabilidade emocional começa a afetar a vida profissional e pessoal da pessoa. Isso pode indicar alguns transtornos mentais. Conheça alguns deles que causam mudança de humor do nada ou uma mudança de humor constante:

Síndrome do pânico

Considerado um transtorno de ansiedade grave, a síndrome do pânico causa crises de muito medo da morte e desespero. Uma crise dura, normalmente, de 10 a 20 minutos, mas isso pode mudar de pessoa para pessoa. Os sintomas são tremores, medo intenso, formigamento, desmaio, tontura, dor de cabeça e sentimento de indiferença.

Transtorno bipolar

A oscilação entre o estado de êxtase e a depressão profunda é a característica principal do transtorno bipolar. A maior diferença é que estes estados podem durar dias e não acontecer de uma hora para outra. Este tempo, porém, pode mudar de paciente para paciente. Para reconhecer uma pessoa bipolar, preste atenção à irritabilidade em excesso e energia demais, além de uma reação além do normal a fatos do cotidiano.

Síndrome de Boderline

O transtorno de personalidade também tem como sintoma mudanças súbitas de humor, um grande medo de ser abandonado e comportamentos compulsivos. Quem tem Boderline alterna entre momentos estáveis e surtos psicóticos e completamente descontrolados. A síndrome pode ser causada por um trauma de infância ou outro fato da biografia da pessoa.

Dependência Química

Se uma pessoa está com comportamentos considerados estranhos para ela e humor instável, é possível que ela esteja usando drogas. O uso abusivo de uma substância como álcool ou drogas não legalizadas causam compulsão, humor irritadiço, abstinência e perda de controle. Saiba como identificar um viciado em drogas. Em todos os casos, é indicado que o paciente ou familiares conversem com um médico psiquiatra para fazer o diagnóstico e tratamento necessários.

Mudança repentina de humor e dor de cabeça

A mudança repentina de humor e dor de cabeça são dois sintomas que necessitam atenção. Quando combinados, podem indicar, segundo um estudo realizado pela Universidade College London, no Reino Unido, sinais de demência.

A explicação é que a área do cérebro afetada por este problema é responsável, também, pela personalidade e pelo comportamento do paciente. Por isso, quem tem mal de Alzheimer ou qualquer outro tipo de demência pode ser mais desinibido e impulsivo. Além disso, a pesquisa constatou que o apreço por um humor completamente inadequado e obscuro.

Por outro lado, a mudança repentina de humor aliada à dor de cabeça também pode indicar doenças mentais como as citadas acima, além de depressão e estafa mental. Saiba mais:

Depressão

A depressão é a doença do século. A pessoa que está deprimida não vê sentido na vida e qualquer ato do dia a dia fica difícil. Porém, é preciso ficar atento. Nem sempre a pessoa que está deprimida está triste e com a aparência de quem está triste. A mudança de humor repentina, por exemplo, pode indicar um sintoma de depressão. A dor de cabeça entra como manifestação física do problema. Para mais informações, saiba como combater a depressão.

Estafa Mental

A estafa mental é um problema que aparece quando a pessoa está sobrecarregada emocionalmente. Muitas vezes causada por trabalho em excesso, leva o paciente ao limite e, consequentemente, o corpo começa a dar sinais deste cansaço. Com tantos fatores do dia a dia na vida pessoal e profissional, é comum que o cérebro entre em pane.

Sugestão: Conheça os tipos de dor de cabeça.

Mudança de humor repentina, o que pode ser? - Explicações possíveis - Mudança repentina de humor e dor de cabeça

Mudança de humor pode ser gravidez?

Sim, mudança de humor pode ser gravidez, mas este sintoma não deve ser olhado de forma isolada. A gravidez causa, no corpo da mulher, uma mudança enorme. Os hormônios ficam completamente diferentes e desregulados, causado, então, um sentimento parecido com a TPM, tensão pré-menstrual.

Mesmo assim, essa variação de humor pode ser um dos primeiros sintomas a aparecer. Com o tempo, o corpo da gestante acaba se acostumando com a nova dose hormonal.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Mudança de humor repentina, o que pode ser? - Explicações possíveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos

  • Caso você esteja incomodado com a mudança de humor sua ou de um amigo, consulte um médico. Ele poderá dar o diagnóstico e tratamentos completos.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Debora Maria Ribeiro Brás
Sou uma pessoa que foi diagnosticada bipolaridade o ano passado. Estou a reagir doença um dia de cada vez ainda não me habituei nem posso crer que ganhei isto depois engordei de repente. O que faco para controlar a doença são os antipsicóticos mas minha vontade de dizer :" Eu vou conseguir porque cada dia é um novo dia .
Esforço-me para um dia ter um trabalho , cada dia penso cuiar mais o meu corpo e mente custa muito , parece uma rocha em cima de mim dizendo nao vais conseguir sair da cama, mas como Antonio Variações celebre cantor: " O corpo é que paga" !

Obrigada este e o meu testemunho
Debora
edileuza
tenho uma menina de 13 anos mas ela tanto ela ta rindo ou chorando por qualquer coisa etem dificuldade de contar moedas entre outras coisa tem hora que isso mim irrita o que eu faco
1 de 2
Mudança de humor repentina, o que pode ser? - Explicações possíveis