Partilhar

O que causa dor na boca do estômago

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que causa dor na boca do estômago

Costuma ter dores no estômago? O excesso de comida, a má alimentação ou doenças digestivas podem provocar estas dores. Neste artigo de umComo vamos lhe explicar o que causa dor na boca do estômago, dando a você uma lista das causas mais frequentes assim como dos remédios caseiros e chás ideais para aliviar as suas dores. Com algumas mudanças simples em sua rotina conseguirá aliviar as dores mais superficiais; por outro lado, se houver alguma alteração na sua saúde deverá falar com o seu médico para indicar a você qual o tratamento seguir.

Também lhe pode interessar: Como tratar o espasmo do estômago
Passos a seguir:
1

A maior parte da população já sentiu alguma vez em sua vida dores na zona superior do estômago, local conhecido pelo nome de "boca do estômago". Não se trata de uma doença em si mesma, mas sim de uma anomalia no sistema digestivo que pode nos fazer sentir dores e incômodos nesta zona. É importante aprender a detectar qual pode ser a origem destas dores pois, dependendo disso, podemos estar falando de dores pontuais ou, pelo contrário, de doenças estomacais que devem ter um tratamento médico.

2

Um dos principais motivos pelos quais pode chegar a sentir dor na boca do estômago é porque come muito rápido. Lembre-se que para poder fazer boas digestões, o nosso estômago precisa assimilar os alimentos pouco a pouco para favorecer que a saliva se misture com os alimentos e, assim, seja mais fácil de metabolizá-los. Comer devagar também ajuda a que os ingredientes estejam triturados e bem mastigados.

Da mesma forma, você consegue evitar a ingestão de ar durante a refeição, prevenindo o aparecimento de gases que também podem induzir as dores locais. Os gases são outro dos fatores que podem produzir dor na boca do estômago e são causados, precisamente, pela má digestão dos alimentos.

O que causa dor na boca do estômago - Passo 2
3

Outra das causas da dor na boca do estômago é que tenha uma alimentação pouco saudável e seu estômago tenha que trabalhar muito para poder processar os alimentos. Os alimentos com muitas gorduras são muito difíceis de metabolizar, portanto o seu órgão estará fazendo muito mais esforço do que se optar por ingredientes leves e mais saudáveis, como as verduras. O mais recomendado para deixar de sentir dores no estômago é ter uma rotina de alimentação saudável e equilibrada onde reduza os doces, as frituras, os embutidos e outros alimentos ricos em gorduras.

Além disso, para conseguir que o seu estômago funcione comodamente também é recomendável que não prepare pratos com muita quantidade de comida, pois se sentirá cheio; o melhor é preferir pratos pequenos e distribuir as suas comidas em várias refeições por dia para não passar fome.

O que causa dor na boca do estômago - Passo 3
4

Relacionado com os aspectos alimentares também devemos apontar que outro motivo da dor na boca do estômago pode ser que tenha ingerido alimentos em mau estado. Isso conhece-se como intoxicação alimentar e ocorre quando ingere produtos que estavam contaminados ou que não estavam em ótimas condições. Pode produzir o aparecimento de condições como a gastroenterite e/ou produzir alguns sintomas como diarreia, vômitos e picadas na boca do estômago. Neste artigo de umComo contamos a você como tratar uma intoxicação alimentar.

5

Mas nem todas as causas da dor na boca do estômago são do tipo alimentar, pois por exemplo as mulheres grávidas também sentem estes incômodos devido à sua condição. Com a gravidez, o útero cresce de forma progressiva fazendo com que alguns órgãos tenham que se deslocar e isso pode produzir dores e acidez estomacal. Principalmente, o que mais costumam sentir são ardores, por isso o mais adequado é optar por uma alimentação pobre em gorduras e leve repartida em diferentes refeições ao dia, de quantidades pequenas. É a melhor forma para conseguir que esta dor na gravidez desapareça.

O que causa dor na boca do estômago - Passo 5
6

Mas não são apenas as grávidas que sentem azia, muitas pessoas sofrem disso. Os refluxos gástricos sobem para a boca do estômago por diferentes motivos: pode ser porque tomou algum alimento ou bebida concreta que costuma produzir azia, como álcool, chocolate, molhos ou temperos, etc. Quando isso ocorre é normal que sinta uma série de incômodos e ardores na boca do estômago, por isso a azia também é uma causa da dor estomacal.

Mas também pode ser por causa de outras condições de saúde como uma hérnia de hiato ou refluxo gastroesofágico. Neste artigo de umComo contamos a você por que tem azia.

7

Outra causa de dor na boca do estômago pode ser a ingestão frequente de alguns medicamentos. Por exemplo, os suplementos de ferro costumam indicar em seus efeitos colaterais incômodos estomacais, assim como o Ibuprofeno que também é normal que produza estas dores. Por isso, o melhor será substituir estes medicamentos por outras alternativas menos agressivas para o seu organismo; em umComo contamos as alternativas naturais ao Ibuprofeno caso queira conhecê-las.

8

O estresse, o nervosismo e a ansiedade também podem provocar dores nesta zona. Se achar que não, lembre-se de alguma situação na qual tenha estado nervoso e pense se não sentiu mal-estar, se pôde comer com normalidade ou se sofreu diarreia. Que os níveis de ansiedade afetem o correto funcionamento deste órgão é algo muito comum, por isso o mais adequado para o evitar é tentar se afastar das situações mais estressantes e optar por uma vida tranquila e equilibrada.

O que causa dor na boca do estômago - Passo 8
9

Outro motivo pelo qual sinta dor na boca do estômago é que seja simplesmente um sintoma de uma doença um pouco mais grave que deve ser tratada por um médico. Existem algumas doenças gastrointestinais que podem provocar estes incômodos, como por exemplo:

  • Cólon irritável: é quando o intestino e uma parte do cólon estão inflamados. É uma doença que pode provocar diarreia ou prisão de ventre, vômitos, dores intensas no estômago, etc. Deve ser tratada de forma específica e com um tratamento médico.
  • Úlcera estomacal: quando uma ferida no estômago cresce falamos de "úlcera", que pode provocar desde simples dores digestivas a vômitos com sangue, por isso consulte o seu médico.
  • Gastrite: quando a mucosa que cobre as paredes do estômago se inflama é quando se trata desta doença. Costuma aparecer por não seguir uma alimentação correta e saudável e também deve ser tratada de forma médica.
O que causa dor na boca do estômago - Passo 9

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que causa dor na boca do estômago, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre O que causa dor na boca do estômago

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
cintia
Estou com dores na boca do estomago, estou tomando remedios e a dor persiste ainda, o que fazer?

O que causa dor na boca do estômago
1 de 6
O que causa dor na boca do estômago

Voltar ao topo da página