Hormônio HCG

O que é o HCG

Carla Fernandes
Por Carla Fernandes. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é o HCG

Sempre que se fala em testes de gravidez, tanto os de urina como os de sangue, ouve-se sempre o termo de "HCG". Você não sabe o que é o HCG? Então confira o nosso artigo de umComo onde lhe explicamos tudo o que você precisa saber sobre esse vocábulo e em que situações é usado.

Também lhe pode interessar: Como interpretar o exame Beta hCG

Índice

  1. HCG: Human Chorionic Gonadotropin
  2. Função do HCG
  3. BHCG
  4. Tipo de avaliação de BhCG

HCG: Human Chorionic Gonadotropin

HCG é a sigla utilizada para se referir a um hormônio glicoproteico chamado de Gonadotrofina Coriônica humana. Este hormônio é exclusivo da gravidez pois é produzido pela placenta após a fixação do embrião na parede do útero durante a gestação. É através da alta concentração deste hormônio que se consegue detetar a gravidez pela urina ou pelo sangue.

Em certas doenças como a mola hidatiforme e coriocarcinoma e por certos tumores que originam a partir de um óvulo ou espermatozoide também produzem o HCG. Na mulher, os níveis são testados para conferir o desenvolvimento do útero, numa gravidez molar ou num câncer do útero. No homem, o teste de HCG ajuda a avaliar e a observar se tem câncer dos testículos.

Função do HCG

O hormônio de Gonadotrofina Coriônica humana atua no corpo lúteo ajudando-o durante o início da gestação. Este secreta dois hormônios, a progesterona e o estrogênio e o hCG mantém o corpo lúteo no ovário durante os primeiros três meses de gravidez cessando a produção de outros hormônios que estimulam a ovulação. Inibe também a menstruação e impede que ocorra a perda de endométrio e haja o fim da gravidez. Este hormônio pode ser doado a outras mulheres que estejam em tratamentos para engravidar, pois é um componente essencial à fecundação.

O HCG também é usado como um medicamento. A ovulação pode ser ativada pela administração de hCG em companhia de uma ou mais vesículas ovarianos maduros. Para os pacientes de fertilização in vitro normalmente obtém-se HCG para ativar o processo orgânico e ter os seus ovos em cerca de 36 horas após a administração. É vendida e utilizada como fármaco também em casos de criptorquidismo, hipogonadismo hipogonadotrófico e em puberdade tardia.

O que é o HCG - Função do HCG

BHCG

BHCG é pronunciado como beta hCG e, trata-se do nome de um teste de gravidez que analisa os níveis do hormônio de hCG no sangue ou urina. O hormônio é produzido pelo feto e passa a circular no sangue da mãe, filtrando pelos rins sendo eliminado grande parte pela urina.

A melhor altura para detetar o hormônio hCG é a partir da terceira semana de gravidez, isto porque contamos o tempo de gestação a partir do primeiro dia da última menstruação. Os lavores tendem a crescer gradualmente até às 12 semanas de gravidez, onde o pico de concentração deste hormônio ocorre em torno da 10ª semana e depois opta por declinar lentamente até ao final da gravidez.

O valores representados na seguinte tabela são apenas uma orientação, pois não tem que ser exatamente assim. Caso o seu hCG seja diferente, isso não quer dizer que haja algo de errado com a gestação. Quando a gravidez é de gêmeos ou trigêmeos os valores de hCG são o dobro ou o triplo pois existem mais fontes de produção.

O que é o HCG - BHCG

Tipo de avaliação de BhCG

Podemos avaliar a presença de BhCG de duas formas, qualitativamente e quantitativamente.

O BhCG qualitativo exibe a presença ou inexistência de gonadotrofina coriônica humana a circular no sangue, não fornecendo um valor exato. Os testes de farmácia utilizam esta forma, usando a urina para determinar se o teste é positivo ou negativo, não estabelecendo assim um diagnóstico definitivo. Ou seja, este teste de gravidez só deteta a presença de HCG na urina.

  • Resultado positivo - significa que o HCG é detetado e que a mulher está grávida.
  • Resultado negativo - significa que não é detetado e que a mulher não está grávida.

O BhCG quantitativo é usado nos exames de sangue, sendo que a maior parte dos laboratórios considera como valores de referência os seguintes:

  • > 5 mUI/ml - Inexistência de gravidez.
  • 5 - 25 mUI/ml - Entre estes valores não chegamos a um resultado em concreto, apesar de na maioria dos casos indicar que não há gravidez. No entanto, pode acontecer que no caso de uma gravidez muito recente, o hCG ainda não tenha tido tempo de ter sido libertado do organismo e, por isso não ter sido detetado.
  • < 25 mUI/ml - Indica gravidez.

Caso os níveis de BhCG sejam elevados logo no início da gravidez, deve investigar a hipótese de doença trofoblástica gestacional. O acompanhamento de um médico ginecologista desde o início da gestação é fundamental.

O que é o HCG - Tipo de avaliação de BhCG

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o HCG, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
O que é o HCG