Hormônio HCG

O que pode causar um falso positivo no teste de farmácia

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que pode causar um falso positivo no teste de farmácia

Apesar de testes de gravidez de farmácia com falsos negativos serem muito falados, o contrário também pode acontecer. Essa situação pode ser muito inconveniente, mas já aconteceu no passado e pode acontecer com qualquer pessoa. Por esse motivo, é bom estar informado sobre os possíveis fatores que comprometem a veracidade dos resultados. Se está considerando engravidar ou se está duvidando da veracidade de um teste em particular, continue lendo esse artigo do umComo e descubra o que pode causar um falso positivo no teste de farmácia.

Passos a seguir:

1

O hormônio que caracteriza a existência de uma gravidez tem o nome de HCG, ou gonadotrofina coriônica. O HCG é liberado de células trofoblásticas, uma das primeiras formações após a fecundação do óvulo, confirmando a gravidez. É assim que os testes determinam se a mulher está ou não grávida.

Dica: Saiba mais acessando esse artigo que explica como interpretar o exame Beta HCG.

2

Sabões e detergentes

Um dos fatores que pode causar um falso positivo no teste de farmácia é a presença de sabões e detergentes abrasivos na urina. Quando isto acontece, a urina é contaminada e a coleta invalida, podendo acusar um falso positivo.

Se estiver fazendo a coleta da urina em casa, garanta que o recipiente é esterilizado. caso contrário, passe-o por água corrente abundante para remover quaisquer resíduos de sabão.

Dica: Saiba como usar um teste de gravidez corretamente, lendo essas dicas.

O que pode causar um falso positivo no teste de farmácia - Passo 2
3

Problemas de saúde

Algumas enfermidades podem provocar falsos positivos nos testes de farmácia. Confira as doenças que influenciam os resultados:

  • Deficiência de Iga: Pacientes com deficiência de imunoglobulina A podem apresentar um aumento de HCG no sangue e acusar falsos positivos.
  • Lúpus (Saiba o que é o Lúpus, entrando no artigo)Os portadores de lúpus possuem níveis aumentados de proteína na urina, podendo comprometer os resultados do teste de farmácia.
  • Melanoma: Melanoma é um tumor maligno que ocorre na pele, orelhas, olhos, membranas mucosas e genitais e trato gastrointestinal que pode alterar os níveis do teste de farmácia.
  • Carcinoma de mama, pulmão, estômago, cólon, ovário, pâncreas, fígado ou bexiga (acesse esse artigo para saber o que é um carcinoma)
  • Gravidez molar: A gravidez molar é uma complicação que ocorre no momento da concepção. O embrião apresenta somente as células do pai e estas duplicam-se, podendo formar um tumor e causando falsos positivos.
  • Coriocarcinoma: O coriocarcinoma é a evolução maligna do tumor da gravidez molar.
  • Perda ovular ou micro aborto: Sendo o mais comum dos fatores que causam falsos positivos no teste de farmácia, a perda ovular é a não evolução de uma gestação pós fecundação.
4

Medicamentos

Alguns medicamentos possuem influência no resultado dos testes de gravidez, sejam de farmácia, laboratoriais, de sangue ou de urina. Confira quais são:

  • Injeções de gonadotrofina coriônica (utilizadas em tratamentos de fertilidade e perda de peso)
  • Hipnóticos
  • Anti convulsionantes
  • Alguns tranquilizantes
  • Alguns diuréticos
  • Metadona
  • Canabinoides
  • Clorpromazina
  • Fenotiazinas
  • Prometazina
  • Medicamentos para Parkinson

Atenção: Se desconfia que pode estar grávida durante o tratamento com alguma dessas drogas, é recomendado que consulte um médico para que ele confirme a gravidez o mais rápido possível. Os medicamentos acima listados podem prejudicar a saúde e formação do feto.

O que pode causar um falso positivo no teste de farmácia - Passo 4
5

Agora que já sabe o que pode causar um falso positivo no teste de farmácia, consulte esses artigos que podem ser úteis na hora de saber se está grávida:

O que pode causar um falso positivo no teste de farmácia - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode causar um falso positivo no teste de farmácia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
O que pode causar um falso positivo no teste de farmácia