Partilhar

O que é zinco quelato e para que serve

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
O que é zinco quelato e para que serve
Imagem: giravida.com.br

Para funcionar corretamente nosso organismo necessita de vários minerais, sendo que um dos mais importantes é o zinco, essencial no sistema imunológico e no processo de reparação celular, entre muitas outras atividades. O corpo humano recebe zinco sobretudo através da ingestão de lacticínios, peixe, carne e algumas sementes, e pessoas que sofre um défice de zinco em seu organismo recorrem ao zinco quelato para normalizar os níveis desse mineral. Para que saiba o que é zinco quelato e para que serve preparámos este artigo umComo.com.br. Continue lendo e descubra!

Também lhe pode interessar: Para que serve a levedura de cerveja
Passos a seguir:
1

O zinco quelato é um suplemento alimentício procurado por pessoas que apresentam baixos níveis de zinco em seu organismo.

2

As pessoas que incluem o zinco quelato em sua alimentação são geralmente vegetarianos ou vegans, portadores de doenças ósseas, de doença de Crohn, pessoas que sofrem de acne ou outros problemas de pele, que são pacientes de anorexia nervosa, entre outros.

3

Elas recorrem ao zinco quelato pois ele tem como função aumentar os níveis de zinco no organismo, servindo assim para reforçar a imunidade, promover uma rápida cicatrização, promover o crescimento dos cabelos, combater células cancerosas, ajudar na fertilidade, na percepção do sabor e do olfato, entre outros.

O que é zinco quelato e para que serve - Passo 3
Imagem: todaperfeita.com.br
4

Pessoas com carência de zinco em seu organismo apresentam fragilidade física, estando mais susceptíveis a doenças, queda de cabelo e cicatrização demorada. Em casos mais graves pode originar impotência sexual e, nos adolescentes, imaturidade sexual e retardamento no crescimento.

5

Por outro lado, níveis altos de zinco não apresentam benefícios, sendo que o resultado são náuseas, dificuldade do organismo na absorção de outros minerais, diminuição dos níveis de colesterol bom, diarreia e outras complicações digestivas.

6

Quem procura começar a tomar zinco quelato deve, regra geral, seguir a posologia de 1 comprimido ao dia, durante uma das refeições. No entanto esta quantidade pode ser diferente consoante o quadro clínico, pelo que é necessário consultar um médico antes de começar a tomar zinco quelato.

O que é zinco quelato e para que serve - Passo 6
Imagem: homensquesecuidam.com
7

Além de serem benéficas para o organismo humano, as cápsulas de zinco quelato também podem ser diluídas em água e administradas às plantas, pois este ser vivo depende igualmente do zinco para se desenvolver corretamente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é zinco quelato e para que serve, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Encontre zinco quelato em cápsulas à venda em supermercados e farmácias.

Escrever comentário sobre O que é zinco quelato e para que serve

O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
pedro antonio costa
estou com sintomas de vitiligo, e o medico dermatogista receitou zinco quelado
Luiz Gonzaga de Menezes
As informaçoes sao bastante esclarecedoras para quem precisa e para quem nao precisa.Vale lembrar a todos que qulquer medicamento só deve ser usado com o prévio conhecimento do medico.
Maria Marta Vagner de Oliveira
O zinco quelado é importante para ajudar no crescimento e qual a idade para a criança começar a tomar?
Carlos Roberto de Moraes
Zinco Quelado, também é próprio para amenizar Zumbido no ouvido?
josé conrado hofmann
Estou com depressão já a 30 anos nem a faixa preta não me ajudam mais Será que ainda tem uma solução OBRIGADO JOSE CONRADO HOFMANN
Editor umComo.com.br
Oi José! Nesse artigo poderá encontrar algumas recomendações para combater a depressão: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-combater-a-depressao-6909.html
Iza
Olá José!

Tenta quetamina ou cetamina, é tiro e queda pra depressão. Só conseguirá com Psiquiatra dos bons e atualizado. Está sendo usado pra tratar depressão refrataria. To usando e te garanto.
Ága
Tem. Eu mesma estou curada de uma depressão que durou 25 anos.
A sua avaliação:
rosangela
estou tomando o zinco com quelato em comproimidos natural.e estou sentindo muito sono,isso é normal?
A sua avaliação:
Gabriel Medina
O seu site é bom exceto pelo comentario de "As pessoas que incluem o zinco quelato em sua alimentação são geralmente vegetarianos ou vegans" é sem fundamentos e não comprovado cientificamente! E se tem alguém vegetariano que faz suplementação é porque vinha sendo carnívoro e contraiu a deficiencia! Se não, porque tendo tantos carnívoros da clase humana tem tantas deficiencias e laboratorios produzindo complementos alimentares, vitaminas e tanto exagero de nutrientes? Ao contrario, para informação geral: Fontes de zinco: Feijões 0,9 a 2,9mg em meia xicara, Castanha de caju 5,75mg cada 100gm, Amêndoas 1,06mg cada 100gm, Amendoins 1,06mg cada 100gm,sementes de linhaça 5mg cada 100gm, sementes de abobora 7,81mg em 100gm, sementes de melancia 10mg em 100gm, Espinafre 0,53mg cada 100gm, chocolate amargo 9,6mg em 100gm. Os perigos do excesso de zinco: Consumir um número alto de zinco, por exemplo mais de 50 mg ao longo de duas semanas, traz problemas à saúde. Um deles é que o excesso do nutriente provoca a diminuição de cobre, causando, desta maneira, a deficiência em relação ao mineral.
Leonardo Loppi
Concordo com voce Gabriel, exceto dizer que o site é bom. o site não explicou o que é Zinco quelato. O Zinco quelato é um compósto de Zinco com melhor absorção no organismo cuja fórmula é Aspartato de Zinco Metionina ao contrário do Sulfato de Zinco presente na maioria dos multivitaminicos cuja absorção é baixa. Outra informação equivocada no site é dizer que os lácteos tem zinco. A presença de Zinco no leite e derivados é insignificante. O alimento de maior concentração de Zinco é a Ostra e depois vem as sementes.
A sua avaliação:
Augusto
Contra indicações do zinco quelato
Marília Schulz Nunes
Sempre tive cabelos e unhas muito bonitos, principalmente as unhas que todos elogiavam muito, fiz várias cirurgias no estômago por erros médicos, com isso meu estômago foi bem reduzido em tamanho, tive problemas com cabelos e unhas mas solucionei. Agora à questão de 5 anos, passei por crises emocionais muito fortes , separação, briga em família etc. Com isso meu cabelo mudou de um momento pra o outro, ficou terrível, pouco volume e bem crespo, coisa que nunca foi. Minhas unhas se desmanchava, esfarinhavam, partiam ao comprido e pegavam em tudo. Recebi a indicação de uma amiga para usar " o Zinco quelato 30mg e Biotina 5 mg. Usei por um mês e melhorei a olhos vistos.
Maria da Conceição Leonardi
Gostaria de saber para que serve o suplemento vitalidade?

O que é zinco quelato e para que serve
Imagem: giravida.com.br
Imagem: todaperfeita.com.br
Imagem: homensquesecuidam.com
1 de 3
O que é zinco quelato e para que serve

Voltar ao topo da página