Partilhar

O que fazer quando se tem tonturas

 
Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que fazer quando se tem tonturas

A tontura é um sintoma bastante que comum que pode estar associada a pressão baixa ou alta, dor de cabeça ou à ingestão de medicamentos para dormir. É um sintoma bastante genérico cuja gravidade varia de acordo com o histórico de saúde e faixa etária do doente, assim como a frequência e intensidade com que acontece. Quando a tontura é acompanhada de desmaio, perda de visão ou perda de equilíbrio, a pessoa afetada deve consultar um médico de imediato. Se o sintoma for leve e a pessoa for saudável, existem alguns métodos eficazes que reduzem ou erradicam o sintoma.

Quer saber quais são? Descubra o que fazer quando se tem tonturas, lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Por que sinto tontura quando levanto
Passos a seguir:
1

Sal

Uma das coisas a fazer quando se tem tonturas é ingerir um pouco de sal. O sódio, presente nos alimentos salgados, retem a água no seu organismo, sendo um eficaz aliado no combate a tonturas provocadas pela tensão baixa.

O aumento do volume sanguíneo aumenta o fluxo arterial, elevando a pressão e diminuindo a tontura.

O que fazer quando se tem tonturas - Passo 1
2

Açúcar

A hipoglicemia, ou queda de taxa de glicose, pode ser a causa da sua tontura. A glicose é o principal combustível do organismo e a sua carência pode afetar a transmissão de informações no cérebro e, consequentemente, provocar tonturas.

Para obter glicose de forma rápida, aposte em carboidratos simples como frutas e doces em geral. Isso vai fazer com que a glicose seja absorvida mais rapidamente, acabando com a sua tontura.

3

Sentar

A hipotensão postural, provocada pelo ato de se levantar muito rápido, também pode provocar tonturas. Consiste numa queda brusca da pressão arterial no momento em que o corpo passa à posição de pé.

Assim sendo, o melhor remédio para isso é voltar a sentar, prevenindo as tonturas e possíveis quedas.

O que fazer quando se tem tonturas - Passo 3
4

Água

A água ajuda a elevar a pressão, uma vez que aumenta o volume de líquidos no corpo. Garanta que, no momento de beber água, a sua tontura não veio acompanhada de náuseas ou enjoos, uma vez que a água pode provocar o vômito.

Beba um copo de água de forma a combater a tontura e mantenha o ritmo nos minutos seguintes.

5

Deitar e elevar as pernas

Em algumas situações, a hipotensão pode derivar de problemas circulatórios. Neste caso, é essencial deitar e elevar as pernas, pois sentar nem sempre resulta. Isso vai facilitar o retorno sanguíneo dos membros inferiores e acabar com a tontura. Mantenha a posição por alguns minutos antes de levantar, o que deve ser feito gentilmente e sem pressas.

O que fazer quando se tem tonturas - Passo 5
6

Respirar profundamente

Por vezes, a tontura é causada por um ataque de ansiedade. Quando isso acontece, o paciente tem dificuldade em respirar quando, na realidade, está tentando respirar demasiado. Se esse é o seu caso, respire de fora bem profunda e lenta para aliviar a sensação de tontura e ficar mais calmo.

O esforço excessivo provocado pela prática de atividade física também pode provocar tonturas, uma vez que a necessidade de oxigênio aumenta com o esforço muscular. Se se encontrar nessa situação, tente estabilizar a respiração para que a distribuição de oxigênio chegue a todo o corpo.

7

Apanhar ar fresco

Muito calor pode provocar vasodilatação e fazer a pressão sanguínea cair drasticamente. Assim, se tiver tonturas dentro de um lugar fechado como o escritório ou o ônibus, procure uma corrente de ar assim que possível. Sentar ou se apoiar em algo é, também, essencial para evitar quedas e machucados.

O que fazer quando se tem tonturas - Passo 7
8

Focar um ponto

Muitos dançarinos usam essa técnica para evitar as tonturas. Consiste em focar o olhar em um ponto específico, sendo um método útil para tratar náuseas também.

Foque um ponto específico como um pouco de sujeira no chão ou um prego na parede. Isso vai fazer com que os seus sentidos compreendam que você não está girando, ao contrário do que o corpo está indicando.

9

Evitar luzes fortes

A iluminação muito forte podem piorar a sua tontura. Se estiver a meio da vertigem ou tontura, evite iluminação excessiva como uma televisão, um computador ou mesmo um celular. Em alternativa, prefira se deitar ou sentar em um local escuro. Pode, também, fechar os olhos por um minuto ou dois até que a tontura termine.

O que fazer quando se tem tonturas - Passo 9
10

Agora que já sabe o que fazer quando se tem tonturas, confira esses artigos e esteja preparado para as surpresas que o organismo tem:

O que fazer quando acordar com falta de ar

O que fazer quando o soluço não desaparece

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando se tem tonturas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre O que fazer quando se tem tonturas

O que lhe pareceu o artigo?

O que fazer quando se tem tonturas
1 de 6
O que fazer quando se tem tonturas

Voltar ao topo da página