Reações alérgicas

O que pode ser boca inchada

O que pode ser boca inchada

Várias razões podem deixar os lábios inchados, como alergias alimentares, fatores ambientais, infecções e muitas outras. Por isso, ao apresentar esse sintoma é importante saber o que o está causando, já que é o indício de que algo está errado com a sua saúde. Por isso, entender o que pode ser boca inchada ajuda a saber o que pode fazer para resolver o problema é até mesmo quando ele requer cuidados médicos. Para tanto, confira o que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Como disfarçar boca inchada
Passos a seguir:
1

Um dos motivos mais comuns que deixam a boca inchada é a alergia alimentar, que pode ser causada por inúmeros alimentos, como o leite e seus derivados, ovos, peixes, frutos do mar, glúten, tomate e nozes, além de outros. Nesse caso, é possível que o sintoma apareça depois de duas horas em média que o alimento foi ingerido e outros sinais do problema que acompanham o quadro são cólica, diarreia, coceira e vermelhidão na pele. No entanto, a melhor forma de diagnosticar a alergia é consultando um especialista.

O que pode ser boca inchada - Passo 1
2

Outra causa ainda mais comum para a boca ficar inchada, inclusive, os lábios é o clima, sendo que o frio e o vento podem queimar os lábios, tornando-os inchados e com rachaduras. O sol também pode provocar o mesmo, sendo que para todas as situações a dica é manter os lábios bem hidratados. Além desses motivos, se os lábios ou outra parte da boca apresentarem inchaço devido a uma bolha que se formou na mucosa por causa de uma mordida ou mesmo por ter se batido o quadro se chama mucocele. O problema consiste em um acúmulo de saliva dentro de uma glândula salivar que ficou inflamada.

O que pode ser boca inchada - Passo 2
3

Existem ainda as infecções que acometem a boca e que podem deixá-la inchada, como é o caso da herpes e da candidíase. Nessas situações, a boca também fica vermelha ao redor dos lábios e é comum sintomas como febre e dor. Porém, para tratar, é necessário consultar um médico para que ele receite o melhor remédio, que costuma ser uma pomada antiviral, antibiótica ou antifúngica, de acordo com o agente responsável pela infecção. Além da alergia a alimentos, há outros tipos de alergias que podem deixar a boca inchada, como é o caso da alergia a componentes de alguns cosméticos e de remédios, a exemplo da penicilina.

4

O látex, existente em brinquedos e balões, também pode deixar os lábios inchados quando forem levados à boca. Da mesma forma que a alergia alimentar o melhor é visitar um especialista para diagnosticar a alergia. No entanto, existem outras razões para a boca ficar inchada, sendo que podem não ser motivo para preocupação. É o caso da colocação de um piercing na boca, seja no lábio ou na língua. Um pouco de inchaço é normal, podendo durar poucos dias, mas, se o quadro piorar e durar mais, está na hora de buscar ajuda médica.

5

Fazer a depilação do buço também pode provocar o mesmo sintoma e em poucos dias tende a desaparecer o inchaço. Além disso, embora rara, existe uma doença hereditária que pode deixar várias partes do corpo inchadas, inclusive, a boca, que se chama angioedema. Os edemas são o resultado do organismo afetado não ter uma proteína, a inibidor de C1-esterase, que tem a função de regular as reações inflamatórias. Sem essa proteína, o corpo libera no sangue, erroneamente, uma substância que causa os edemas. Muitas vezes, essa doença é confundida com uma reação alérgica.

Dica: Confira também esse artigo que explica como desinchar a boca rápido - técnicas que funcionam!

O que pode ser boca inchada - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode ser boca inchada, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Maria
Minha boca está com o canto inchado. Dois até pra abrir e comer. O que pode ser?
Maria sonia alves da silva
o que causa boca inchada vermelha como estivesse comido banana verde.
A sua avaliação:
neury
como clarear a pele negra que esta manchada
1 de 4
O que pode ser boca inchada