Como saber se sou intolerante à lactose
A intolerância à lactose tornou-se um sofrimento comum a muitas pessoas, principalmente porque os lacticínios, que nos foi ensinado como sendo muito saudáveis, também são difíceis de digerir pelo nosso corpo, o que pode conduzir a uma má digestão pelo nosso estômago. Mas como saber se somos intolerantes à lactose? Em umComo.com.br, explicamos mais a respeito desta condição e seus sintomas.
Passos a seguir:
O que torna os lacticínios de difícil digestão é seu conteúdo de lactose. A lactose é um açúcar presente nos lacticínios para cujo processamento se requer a enzima lactase. Todos os humanos nascem com bons níveis de lactase, pois precisamos do leite materno para nosso crescimento e subsistência.
No entanto, à medida que vamos crescendo, os níveis de lactase em nosso corpo reduzem. Por que isto acontece? Porque nosso corpo funciona como o de todos os mamíferos: quando crescemos, nos tornamos omnívoros e deixamos de precisar de leite para subsistir.
No entanto, os humanos são os únicos mamíferos que consomem leite e seus derivados na fase adulta, não porque nosso corpo precise, já que o cálcio pode ser obtido em outros alimentos, e sim por hábito. No entanto, ao ter menos enzima lactase, nosso corpo não digere os lacticínios do mesmo modo que quando éramos bebês.
Com o tempo, tal fato pode nos tornar intolerantes à lactose, caso tenhamos baixo nível desta enzima. Mas quais são os sintomas da intolerância à lactose?
Embora seja verdadeiro que todos os adultos têm dificuldades para digerir os lacticínios, nem todos são intolerantes à lactose. Os principais sinais de intolerância à lactose que se apresentam quando tomamos leite, consumimos queijo (especialmente queijos frescos, muito ricos em lactose), iogurte, sorvetes e alimentos com alto conteúdo lácteo são:
- Inflamação estomacal
- Dor abdominal e desconforto
- Enjoo
- Gases, normalmente com cheiro fétido
- Diarreia
Como podemos ver, a intolerância à lactose não consiste unicamente em sentir que o alimento é pesado, e sim na manifestação de sintomas claros. Existem diversos níveis de intolerância, algumas pessoas com intolerância moderada podem suportar melhor os lacticínios do que as com intolerância aguda.
Outras condições, como a síndrome do intestino irritável ou a doença de Crohn, fazem com que os lacticínios não possam ser adequadamente processados pelo corpo. Muitos destes pacientes também têm intolerância à lactose, outros não.
O que fazer em caso de suspeita de que sofre de intolerância à lactose? A alternativa adequada é consultar um gastroenterologista para uma avaliação completa e para se submeter aos exames apropriados. É conveniente ir a um especialista para ser orientado/a sobre a forma de obter cálcio de outros alimentos, as mudanças que devem ser feitas em sua dieta e a quantidade de lactose que pode ser ingerida por dia sem sentir desconfortos ou mal-estar.
Se o resultado da intolerância for negativo, mas o consumo de laticínios gerar desconforto, é muito possível que se trate de outro problema, como os mencionados no ponto anterior.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sou intolerante à lactose, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.