Infeções oculares

O que pode ser dor nos olhos?

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 9 março 2021
O que pode ser dor nos olhos?

Os olhos são uma zona muito sensível e estão expostos a agentes externos continuamente, por isso, podem facilmente contrair infecções, ficar irritados e sofrer outros problemas. É possível que sintamos dor nos olhos e não saibamos exatamente do que se trata. Devemos ter em conta que se a dor aparece junto com outros sintomas, como: olhos vermelhos, irritados, lacrimejantes, etc. No geral, a dor nos olhos pode desaparecer em umas horas, caso contrário, deverá ir ao médico para realizar um diagnóstico. Em umComo vamos explicar para você as possíveis causas de: por que me doem os olhos?.

Também lhe pode interessar: Olho inchado, o que pode ser?

Passos a seguir:

1

A dor nos olhos pode ser uma causa de uma infecção. Entre as infecções mais comuns que costumam ocorrer encontramos a conjuntivite, produzida por um vírus, bactéria ou por uma reação alérgica. Devemos ter em conta que, ainda que não se trate de uma doença grave, é altamente contagiosa caso seja causada por um vírus, por isso é importante saber como evitar o contágio da conjuntivite, bem como manter uma boa higiene dos olhos e mãos. Alguns dos sintomas são: dor nos olhos, irritação, coceira, lacrimejamento e remelas.

2

Se você detecta que o olho dói mas, além disso, sente um caroço na pálpebra, é muito provável que tenha um terçol. Trata-se do acúmulo de bactérias e é parecido com uma espinha. A pessoa que tem um terçol apresenta os seguintes sintomas: irritação do olho, lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz e dor na pálpebra. Se quer saber mais sobre como tratar um terçol, entre no nosso artigo.

O que pode ser dor nos olhos? - Passo 2
3

Outro motivo pelo qual pode doer o olho é um glaucoma. Trata-se de um transtorno ocular que pode chegar a causar danos no nervo óptico e ocorre por um aumento da pressão dentro do olho. O olho tem um líquido em seu interior que vai se renovando; se este sistema de drenagem falhar, acumula-se podendo danificar o nervo óptico. Desconhecem-se as suas causas, ainda que possa estar relacionado com fatores hereditários. Pode-se detectar um glaucoma e inclusive saber como preveni-lo.

4

A sinusite é uma inflamação dos seios paranasais que, ao se encontrar tão perto dos olhos, pode provocar dor neles. A causa da sinusite é uma infecção viral, bacteriana ou por um fungo. Estes seios paranasais, são espaços ocos cheios de ar situados no crânio, mesmo atrás da testa, nos ossos do nariz, das bochechas e dos olhos. Quando se infectam, facilita o acúmulo de mucos, gerando pressão. No nosso artigo poderá encontrar alguns remédios naturais para a sinusite.

O que pode ser dor nos olhos? - Passo 4
5

Dor nos olhos por astenopia. A astenopia é o mal-estar que ocorre na visão, causando dor ocular, tonturas, vômitos, vermelhidão e lacrimejamento. Os sintomas deste cansaço ocular costumam ser provocados por um esforço excessivo dos olhos, por exemplo, ao estar muito tempo à frente do computador. Muitas vezes, pode ser resolvido treinando a posição adequada para estar de frente para dispositivos como o computador, celular ou tablets.

6

Outros causadores da dor nos olhos podem ser a dor de cabeça, resfriados ou gripes, já que implicam em sintomas que afetam os olhos como: secura, irritação, inflamação ou lacrimejamento.

É importante ir ao médico caso sinta uma dor que se prolonga durante vários dias ou for uma dor intensa que acaba de aparecer.

O que pode ser dor nos olhos? - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode ser dor nos olhos?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
O que pode ser dor nos olhos?