Outros Saúde Ocular

Olho inchado, o que pode ser?

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 6 abril 2017
Olho inchado, o que pode ser?

Os olhos, ou melhor, as pálpebras podem inchar por vários motivos diferentes. O inchaço pode ser manifestado através de inflamação nos olhos ou de edemas, um excesso de líquidos nos tecidos que rodeiam os olhos. O inchaço, além de incômodo, pode ser muito doloroso e afetar o funcionamento normal de uma pessoa. Contudo, esse é um problema bem comum que afeta muitas pessoas por diferentes motivos como lesões, alergias ou infecções. Se você está preocupado com a sua saúde ocular e quer saber o que está provocando esse problema, continue lendo esse artigo do umCOMO e responda à questão: olho inchado, o que pode ser?

Também lhe pode interessar: O que pode ser dor nos olhos?

Índice

  1. Infecções
  2. Doença de Graves
  3. Blefarite
  4. Alergia
  5. Lesões oculares
  6. Insuficiência renal
  7. Lentes de contato
  8. Celulite orbitária
  9. Herpes ocular
  10. Tratamento
Ver mais >>

Infecções

Uma das principais causas da dúvida "olho inchado, o que pode ser?" é a ocorrência de inflamações no olho. Entre as mais comuns, encontramos o terçol, uma inflamação ocular provocada pela infecção das glândulas dos cílios. Além de provocar lacrimejamento e dor constante, o terçol pode provocar dificuldades ao abrir o olho. Se você está apresentando esses sintomas, confira como tratar um terçol nesse artigo.

O olho inchado também pode ser provocado por conjuntivite, uma infecção ocular que provoca vermelhidão nos olhos, secreções amarelas espessas, sensibilidade à luz e inchaço dos olhos e pálpebras. Descubra como solucionar este problema, conferindo como curar a conjuntivite nesse artigo.

Doença de Graves

A doença de Graves é um distúrbio dos olhos que é provocado por hipertireoidismo. Os seus sintomas incluem exoftalmia (inchaço ocular), pálpebras caídas, visão dupla e desconforto geral.

Blefarite

A blefarite é um tipo de inflamação das pálpebras que pode ser infecciosa ou não. É, geralmente, provocada pela produção excessiva da camada lipídica de uma glândula da pálpebra. Esta patologia inclui sintomas como caspa, mudanças na pele da pálpebra, perda de cílios e, claro, inchaço ocular. Apesar de ser um problema crônico, os sintomas de blefarite podem ser controlados com tratamento e medidas de higiene redobradas. Contudo, não pode ser totalmente curada.

Alergia

As alergias também podem estar provocando o inchaço dos seus olhos. Elas surgem quando o corpo reage a uma substância estranha, defendendo-se da substância que o está deixando sensível. Os vasos sanguíneos dilatam com o efeito da histamina (o químico liberado pelo corpo), provocando inchaço e vermelhidão nos olhos. As alergias podem ser provocadas por diferentes agentes, como pólen, poeiras, pelos de animais ou soluções para lentes de contato.

Acesse esse artigo e descubra como saber se tenho uma alergia.

Lesões oculares

Se você se está perguntado o que está fazendo o seu olho inchar desse jeito, fique sabendo que coisas mais simples como picadas de inseto ou pancadas podem, igualmente, provocar esse problema. As lesões oculares, embora sejam mais raras, podem causar inchaço dos olhos, um problema muito comum nas crianças ou após a prática de esportes de impacto.

Se você tem o olho inchado devido a uma destas causas, experimente passar uma pedra de gelo no local da lesão para que o frio ajude a combater a inflamação e a coceira. Esteja atento ao aparecimento de outros sintomas como problemas respiratórios pois, caso você esteja tendo uma reação alérgica severa, necessitará de acompanhamento médico imediato.

Insuficiência renal

A insuficiência renal pode provocar retenção de líquidos, uma vez que os rins não eliminam o líquido do corpo com a sua eficácia normal. Nesse caso, é comum provocar o inchaço das pálpebras, que pode expandir-se para todo o rosto. Este problema é particularmente evidente ao acordar.

Lentes de contato

Usar lentes de contato mal higienizadas, nadar com elas ou conservá-las em um estojo sujo pode fazer com que o seu olho ganhe uma infecção e as pálpebras inchem. O edema também pode ser provocado por lentes danificadas, vencidas ou usadas durante a noite. Tome cuidado com a manutenção das suas lentes para prevenir irritação ocular. Confira como limpar lentes de contato de um jeito eficaz com as dicas desse artigo.

Celulite orbitária

A celulite orbitária é uma infecção bacteriana rara e grave que afeta os tecidos em redor do olhos. Os sintomas incluem inchaço, olhos saltados, febre, dores e redução da visão. Este tipo de infecção deve ser tratado de imediato para prevenir a lesão do nervo óptico e a perda permanente da visão, entre outras consequências graves.

Herpes ocular

O herpes ocular é provocado pelo vírus comum do herpes, sendo por vezes chamada de afta do olho. A patologia causa inflamação na córnea e, em casos mais graves, cicatrizes. os sintomas são semelhantes aos da conjuntivite, embora possam também surgir feridas na pálpebra, dificuldades na visão e olho inchado, o que pode ser indício de uma infecção de herpes. Os casos mais severos podem levar requerer um transplante de córnea ou perda de visão.

Tratamento

Agora que já respondeu à pergunta "Olho inchado, o que pode ser?", deve estar perguntando quais são os tratamentos para este problema. O tratamento depende da causa, sendo que existem algumas soluções para os problemas mais comuns:

  • As alergias podem ser tratadas com medicamentos anti-alérgicos tomados por via oral, colírios anti-histamínicos ou lubrificantes.
  • No caso das infeções, os sintomas podem ser melhorados com o uso de antibióticos, colírios virais e pomadas anti-inflamatórias de uso ocular. Quando o inchaço é leve, o tratamento caseiro pode ser suficiente para erradicar o problema.
  • Em qualquer uma das causas, evite esfregar os olhos pois isso pode piorar o problema.
  • Suspenda também o uso de lentes de contato até que o inchaço desapareça.
  • Aplique uma compressa fria sobre o olho inchado fechado.
  • Caso os sintomas persistam, consulte o oftalmologista de imediato.
Olho inchado, o que pode ser? - Tratamento

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Olho inchado, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Olho inchado, o que pode ser?