Partilhar

Como saber se tenho uma alergia

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se tenho uma alergia
Imagem: suedginasticalaboral.blogspot.pt

O corpo reage com hipersensibilidade perante uma ou várias substâncias especificas. Estas substâncias são de natureza proteica e denominam-se antigênios. Os antigênios estimulam o organismo para que este produza anticorpos que servem para debilitar ou destruir os antigênios invasores. Em alguns casos quando um anticorpo reage contra um antigênio certas células do organismo produzem um composto denominado histamina. O excesso de histamina é a causa dos sintomas alérgicos. A seguir explicamos-lhe como saber se tem uma alergia e os primeiros passos para a tratar.

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho alergia a gatos
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar devemos determinar quais são alguns dos sintomas de uma alergia, no caso de sofrermos uma alergia devemos ir ao médico para que este comece o processo ou os testes para saber qual o tipo de alergia que sofremos.

- O derrame nasal aquoso e a comichão nos olhos são bastante usuais em muitas pessoas que todos os anos sofrem de febre do feno (reação alérgica nasal).

- A asma provoca uma respiração inconstante, eczema, urticária, vermelhidão e pápulas.

- A inflamação cutânea chamada de dermatite por contato manifesta-se em muitos casos por consequência do uso de luvas de borracha ou contato com certas substâncias químicas como alguns tipos de sabão.

- A reação aos antibióticos, especialmente à penicilina, pode aparecer sob a forma de erupção.

2

Se sofre de algum destes sintomas vá ao seu médico de família que fará um historial detalhado do paciente com o objetivo de determinar as causas mais prováveis da alergia, e às vezes efetua um teste cutâneo de diagnóstico. Neste caso é injetada na pele uma solução pouco concentrada das substâncias de que se suspeita.

3

Depois de injetar esta solução na pele podem acontecer duas coisas no processo para descobrir se um paciente tem alergia:

1.- O aparecimento de uma reação de vermelhidão indica que existe uma alergia à substância que se testou.

2.- Se não aparecer nada, não existe alergia e deve procurar-se o motivo do que se está a passar.

4

Quando se conhece a causa da alergia pode tentar-se uma dessensibilização com a injeção do alergênio causador dos sintomas. Começa-se com uma solução fraca, aumentando gradualmente a dose durante um período de semanas, até chegar a uma solução forte, para então o paciente ficar imunizado contra os efeitos do alergênio.

5

Se não se conhece a causa da reação alérgica ou esta já aconteceu, o médico costuma prescrever um composto anti-histamínico ou corticóide nasal e pulverizadores pulmonares para controlar os sintomas.

6

A reação alérgica produzida por uma picada de um inseto ou antibiótico (penicilina, etc) é perigosa e inclusivamente pode ser mortal. As reações leves costumam produzir uma erupção cutânea, mas as mais intensas constituem a chamada anafilaxia, em que a respiração é cada vez mais deficitária. Esta é uma doença que requer atenção médica urgente, felizmente é pouco frequente.

7

Veja como pode evitar a alergia ao pólen, aos ácaros, às gramíneas e às alergias de primavera e evitar assim os incômodos sintomas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho uma alergia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Os distúrbios emocionais também podem provocar reações alérgicas.
  • As alergias têm uma parte de fator hereditário, algumas famílias estão mais predispostas que outras a sofrerem alergias, embora este fenômeno nem sempre seja hereditário.

Escrever comentário sobre Como saber se tenho uma alergia

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
celso almeida e silva nunes
Tenho uma alergia nos olhos isto ja se tem repetido por algumas vezes, olhos vermelhos e muito inchados, tenho recorrido ao medico, e tambem a um especialista, nos medicos nao conseguiram uma cura total, no especialista sim. mas penso que a alergia continua, esta a começar novamente a morder parece-me mais uma vez o principio de mais uma alergia, o meu problema e nao saber a causa, a unica desconfiança que tenho e o limao,pois uso muito limao em varios remedios naturais sera possivel?cumprimentos celso nunes.
Usuário anônimo
poucas informações

Como saber se tenho uma alergia
Imagem: suedginasticalaboral.blogspot.pt
Como saber se tenho uma alergia

Voltar ao topo da página