PARTILHAR

Remédios caseiros para a alergia

Remédios caseiros para a alergia
Imagem: hackcollege.com

Quando nosso sistema imunológico reage de forma sensível a um determinado organismo, como, por exemplo, o pólen, o pó, algum ingrediente ou a composição de um medicamento, ocorre uma alergia. Esta condição, muito comum na primavera, gera incômodos a quem sofre dela, impedindo em alguns casos enfrentar sua rotina diária com boa disposição. Então o que fazer quando chega a época das alergias? Em umComo.com.br damos a você alguns remédios caseiros para as alergias que lhe ajudarão a sentir-se muito melhor.

Também lhe pode interessar: Remédio caseiro para alergia na pele
Passos a seguir:
1

As alergias ocorrem quando nosso sistema imunológico reage perante à presença de determinados organismos, tratando-os como se fossem germes, o que provoca a liberação de substâncias como a histamina e a imunoglobulina. Estas substâncias são as responsáveis pelo surgimento de alguns dos principais sintomas da alergia: espirros, gotejamento nasal, irritação nos olhos e diversos incômodos.

Os medicamentos anti-histamínicos costumam ser receitados para o controle das alergias, mas também existem alternativas naturais para acabar com os incômodos.

2

A urtiga, uma planta medicinal muito popular, é um dos remédios caseiros para a alergia mais conhecidos. Ainda que esta planta possa produzir sensibilidade e incômodos na pele, preparada em infusão torna-se uma excelente opção natural para impedir a liberação da histamina. Recomenda-se ingerir 3 xícaras diárias de infusão de urtiga, uma planta que pode ser adquirida em qualquer loja de produtos naturais.

Remédios caseiros para a alergia - Passo 2
3

O sal e o bicarbonato de sódio são excelentes aliados quando se trata de combater os incômodos nasais originados pela alergia. Basta misturar meia colher de chá de sal e meia de bicarbonato em meia xícara de água morna (nunca quente ou fria). Aplique algumas gotas em cada fossa nasal e deixe que a água saia, depois limpe suavemente com um lenço. O sódio e o bicarbonato atuarão ao limpar as fossas nasais, eliminando o pólen, o pó ou os resíduos que originam incômodos nasais e espirros, ajudando efetivamente a reduzir estes sintomas.

Remédios caseiros para a alergia - Passo 3
4

Um dos remédios caseiros para as alergias mais simples, eficiente e benéfico é o chá verde. Esta bebida cheia de benefícios para nossa saúde, conta, além disso, com a capacidade de bloquear a produção de histamina, ajudando a aliviar os sintomas da alergia. Como no caso da infusão de urtiga, recomenda-se ingerir 3 xícaras por dia para melhorar o quadro alérgico.

Remédios caseiros para a alergia - Passo 4
5

O alcaçuz, uma planta medicinal de uso bastante frequente, é também um remédio caseiro para as alergias eficiente, ajudando a inibir a produção de imunoglobulina, o que ajuda a diminuir alguns dos sintomas da alergia. Recomenda-se consumi-lo em infusão, para o qual pode ser utilizada a raiz de alcaçuz. Tomar 3 xícaras por dia quando apresentamos um quadro alérgico tanto respiratório como tópico, poderia ajudar a melhorar os sintomas.

Remédios caseiros para a alergia - Passo 5
6

Se você sofre de alergias constantes, é necessário aumentar sua ingestão de vitamina C, pois este nutriente é um anti-histamínico natural muito eficiente. O mais recomendável é acrescentar à seu dieta alimentos ricos em vitamina C, que, além do mais, ajudarão você a melhorar sua imunidade e a manter-se bem mais saudável.

Remédios caseiros para a alergia - Passo 6
7

Outro alimento que pode ajudar você de forma eficiente a reduzir os sintomas da alergia é a maçã. Graças ao conteúdo de quercetina que se encontra em sua pele esta fruta pode inibir os sintomas que se desencadeiam perante qualquer alérgeno. A recomendação é consumir uma maçã por dia, especialmente naqueles períodos em que estamos mais propensos a esta condição, como na primavera.

Remédios caseiros para a alergia - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a alergia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
lemos jose
bom dia sou alergico a parietaria ou politaria k remedio me aconselha ...obrigado
francisco farinha pires
sou apreciador de remedios caseiros e sóquando me encontro mesmo mal recorro ao comprimido gosto emenço de chás raro dia que não tomo estou sempre antento noticias sobre remedios caseiros esso omotivo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Francisco, muito obrigada por partilhar conosco a sua opinião! Continue seguindo as nossas novidades ;)
Remédios caseiros para a alergia
Imagem: hackcollege.com
1 de 7
Remédios caseiros para a alergia

Voltar ao topo da página ↑