Partilhar

Para que serve o paracetamol

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Para que serve o paracetamol

Um dos medicamentos mais populares entre a população é o paracetamol. Muitas pessoas o tomam inclusive sem prescrição médica, mas temos que ter muito claro que é um medicamento e quais são as suas funções.

Você é dos que toma paracetamol? Tem paracetamol em sua despensa de medicamentos? Neste artigo de umComo contaremos a você para que serve o paracetamol, o que é e como funciona dentro do organismo, alguns dados de certeza que vão surpreendê-lo.

Também lhe pode interessar: Como tomar Paracetamol

O que é o paracetamol?

Este conhecido medicamento é um antipirético e analgésico, que ajuda a controlar a dor ou mal-estar, leve ou moderado, produzido por neuralgias, procedimentos cirúrgicos menores, febre produzida por vírus, vacinação, problemas articulares, entre outros males menores. Não deve ser ingerido nem deve ser prolongado o seu uso por meses. Além disso, ainda que possa ser tomado durante a gravidez, não se fizeram demonstrações científicas que demonstrem que o produto seja seguro para o feto e a mãe, por isso o médico dirá o que é melhor; pode obter mais esta informação no nosso artigo: posso tomar paracetamol grávida?

Como o paracetamol afeta o nosso organismo?

O paracetamol ou acetaminofen é tomado via oral e a sua absorção no organismo produz-se a partir de 30 minutos da sua ingestão, distribuindo-se por todos os tecidos e metabolizando-se através do fígado, é por isso que é muito importante que o medicamento não seja fornecido sem prescrição, nem em períodos prolongados para não afetar o fígado. O seu efeito dura cerca de 3 horas e elimina-se de forma renal nas seguintes 24 horas.

Para que serve o paracetamol - Como o paracetamol afeta o nosso organismo?

Precauções do medicamento

Ainda que seja um medicamento utilizado normalmente na sociedade, nem todos respondem bem a este medicamento e em caso de alguma reação de sensibilidade depois de ingerir, deve suspendê-lo imediatamente e ir ao médico.

Se os sintomas de dor persistirem depois de um tratamento superior a 10 dias, deve-se recorrer ao especialista para revisar o tratamento e optar por uma opção diferente, já que poderia aumentar o risco de dano hepático ou sangramento do tubo digestivo, inclusive necrose hepática.

É importante que, enquanto estiver em tratamento com paracetamol, o paciente não ingira bebidas alcoólicas, porque é bastante tóxico e nocivo para o organismo, além de insuficiência hepática, que poderia causar a morte.

Para que serve o paracetamol - Precauções do medicamento

Dosagem de paracetamol

O paracetamol é um medicamento que pode ser ingerido por crianças e adultos com dosagens específicas por idade e peso, mas em adultos, as doses recomendadas são a partir de 350 miligramas até 1000 miligramas a cada quatro horas ou a cada seis horas.

Dosagem em crianças por idade e peso

  • Dos 0 a 3 meses: 40 mg.
  • Dos 4 a 11 meses: 80 mg.
  • Dos 1 a 2 anos: 120 mg.
  • Dos 2 a 3 anos: 160 mg.
  • Dos 3 a 5 anos: 240 mg.
  • Dos 5 a 8 anos: 320 mg.
  • Dos 8 a 10 anos: 400 mg.
  • Dos 10 a 12 anos: 480 mg.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve o paracetamol, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Ainda que o paracetamol seja muito conhecido e eficaz no tratamento, o melhor será consultar um especialista. Primeiro telefone ou vá a seu médico e se tiver dúvidas, pergunte ao farmacêutico.

Escrever comentário sobre Para que serve o paracetamol

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
fernando jose
ola eu sou o fernando e gostava de saber se o paracetamol faz mal aos rins eu tenho o acido urico elevado e tenho k tomar muita vez
Vitória Aguiar
Olá estou gravida de 21 semanas e ranquei um dente, o medico receitou ibrofemo mas estou com medo de tomar, devo tomar paracetamol no lugar do ibrofemo ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vitória! O Ibuprofeno é contra-indicado a gestantes, pelo que deverá conversar com o seu médico sobre outras alternativas. É muito importante que nesta fase não se auto-medique e siga sempre as indicações do seu médico.

Para que serve o paracetamol
1 de 3
Para que serve o paracetamol

Voltar ao topo da página