Partilhar
Partilhar em:

Pontadas nas costas, o que pode ser? - Causas comuns

Pontadas nas costas, o que pode ser? O nosso corpo pode dar vários sinais sobre o seu funcionamento através de dores e incômodos. É por isso que é sempre necessário ficar atento aos sintomas e dores que temos, mesmo que sejam leves ou "pouco importantes". Diversos sinais leves podem apontar para futuros problemas de saúde mais graves, e, ao termos conhecimento da origem dessas dores, podemos conseguir tratamentos mais fáceis e saúde mais rápido ainda. As dores e pontadas nas costas podem ser indicativos de diversas doenças que podem ser leves e até mesmo graves. Nesse artigo do umCOMO, reunimos informações sobre o que podem ser as pontadas nas costas. Continua lendo para saber mais.

Também lhe pode interessar: O que pode ser dor nas costas

Pontadas nas costas, o que pode ser?

Existem diversas doenças que podem demonstrar através das pontadas nas costas seu início. Ao se tratar de doenças ósseas, algumas patologias podem apresentar as pontadas nas costas como sintoma:

  • Osteoporose
  • Hérnia de disco
  • Fissura ou fratura nas costelas
  • Escoliose
  • Câncer nos ossos

Além dessas doenças, as pontadas nas costas podem ser simples desconfortos musculares, mas também podem ser:

  • Apendicite
  • Inflamação das cartilagens costais
  • Infecção no rim
  • Cálculos no rim
  • Infecções, aumento ou rompimento do baço
  • Pancreatite

No entanto, é necessário entender em qual região das costas e qual é a intensidade e frequência dessa dor para que essas análises sejam mais assertivas. Talvez as pontadas que você tem nas costas não tenham gravidade alguma, mas talvez possam apontar para esses problemas mais complicados.

Dor nas costas, o que pode ser?

Dores nas costas são geralmente incômodos causados por desconfortos musculares, relacionados a esforço excessivo ou, na maioria dos casos, má postura. Dores nas costas são geralmente oriundas da supressão de nervos, como o caso do nervo ciático, um nervo que inflama e causa dor profunda na lombar e nas pernas. Além disso, pode ser motivada por desconforto muscular, especialmente no caso de postura inadequada na hora do sono e na hora de se sentar ao trabalho.

Como ficamos por muito tempo sentados e deitados, nossa coluna constantemente tem sofrido mais com dores de má-postura e é importante ficar sempre atento. Recomendamos também que observe sua postura e que frequente o ortopedista quando possível para que corrija a postura e reduza sua dor nas costas.

Sugestão: leia também o artigo sobre Como tratar sua dor nas costas para conhecer mais a questão da postura e das dores musculares nas costas.

Pontadas nas costas - lado esquerdo

Se você sente com frequência as dores nas costas do lado esquerdo, existem diversas possibilidades que vão de gases até câncer. Se as dores são constantemente inferiores, ou seja, acontecem na parte inferior esquerda das costas, é possível que você esteja com uma infecção renal ou com cálculos no rim esquerdo. Geralmente essas dores são as mais potentes que você já sentiu, a famosa cólica renal, muito dolorosa e que fará com que você não levante da cama.

Dor na parte inferior esquerda das costas

Os problemas e doenças mais conhecidas por ter a dor do lado esquerdo na parte de baixo das costas como sintoma são:

  • Apendicite
  • Câncer
  • Cisto no ovário
  • Doença de Crohn
  • Diverticulite
  • Gravidez ectópica
  • Endometriose
  • Infecção renal
  • Obstrução intestinal

Dor na parte superior esquerda das costas

Já quando essa dor é mais na parte de cima, você pode suspeitar dos seguintes problemas:

  • Ataque cardíaco
  • Aumento do baço
  • Câncer
  • Cálculos renais
  • Diverticulite
  • Fecaloma
  • Gastrite
  • Hérnia hiatal
  • Herpes
  • Infarto pulmonar
  • Pancreatite

Em Causas da dor no lado esquerdo das costas, você conhecerá outras potenciais doenças e se informa com mais detalhes sobre essas possíveis causas da dor.

Pontadas nas costas - lado direito

Se você sente pontadas nas costas no lado direito do corpo, primeiro você tem que pensar que pode estar apenas com gases. Mas se esse não for o caso, recomendamos que você se atente para ver se não era apenas uma flatulência. Recomendamos que tome um chá de erva doce e se deite em diferentes posições para que não acabe indo pro médico a toa.

No entanto, se a dor for mais forte, ela pode ser um sinal de pancreatite, lesão no baço, aumento do baço e rompimento do mesmo, além de gastrites e lesões gástricas, os cálculos renais ou infecção renal no rim direito, tal como hérnia de hiato, infecção alimentar e até mesmo gravidez ectópica.

Bem, caso deseje saber mais sobre as dores no lado direito nas costas, leia nosso artigo Causas da dor no lado direito das costas, que contém diversas informações sobre esse assunto.

Dor nas costas ao respirar

Se você sente dor nas costas ao respirar, é importante ficar atento aos problemas respiratórios que isso pode indicar. A primeira doença a se pensar enquanto estamos falando de dor nas costas ao respirar é a pneumonia, que com toda a certeza é uma das mais comuns. No entanto, não é a única. O pneumotórax, que é a fissura do tecido que envolve os pulmões, além também de poder demonstrar e indicar uma potencial lesão nas costelas, como uma fissura ou uma fratura. Por isso é importante pedir ao seu médico para fazer exames de raio X.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pontadas nas costas, o que pode ser? - Causas comuns, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Pontadas nas costas, o que pode ser? - Causas comuns

1 de 2