Outros Infecções urinárias

Por que a urina fica com mau cheiro depois de comer aspargos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 1 agosto 2018
Por que a urina fica com mau cheiro depois de comer aspargos

Você já se perguntou alguma vez por que a urina fica com mau cheiro depois de comer aspargos? Muitos de nós já nos perguntamos isso alguma vez, mas seja por vergonha ou por qualquer outro motivo, nunca antes perguntamos a alguém. É por isso que em umComo queremos colocar um fim nesta dúvida e contamos a você com detalhe por que a urina fica com mau cheiro depois de comer aspargos.

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, saiba que o cheiro normal da urina não deve ser forte nem desagradável, ainda que na primeira hora da manhã será sempre mais intenso e um pouco amoniacal, devido às toxinas que contém e que se acumularam na bexiga durante toda a noite. Assim, caso após ingerir aspargos ou inclusive sem tê-los comido sua urina tiver um cheiro forte, você deverá solicitar um exame ou análise de urina para ter a certeza de que não existe nenhum problema de saúde.

2

O porquê do característico cheiro da urina após comer aspargos deve-se a umas substâncias naturais que contêm estes vegetais: o ácido asparagúsico e o S-metil-metionina. Quando nosso organismo decompõe estes elementos, gera substâncias de dejetos com compostos sulfurados, como o metanotiol, que são as que exalam este peculiar cheiro além do fato de serem muito voláteis.

3

Assim, destaca-se que isto não ocorre com todas as pessoas após comerem aspargos, já que por um lado há quem não produza esta substância e, por outro lado, há quem não seja capaz de cheirá-la, independente de produzi-la ou não.

É por isso que talvez algum familiar ou amigo possa ter dito a você que sua urina não cheira mal após comer aspargos, seja porque essa pessoa em questão não gera estes dejetos através da urina ou não tem a capacidade de apreciar o cheiro.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que a urina fica com mau cheiro depois de comer aspargos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Por que a urina fica com mau cheiro depois de comer aspargos