Como é o cheiro normal da urina


Uma parte das toxinas do organismo são eliminadas através da urina, após os rins realizarem um processo de filtragem. Assim, a urina se converte em um útil sistema de alerta que pode revelar a existência de diferentes doenças ou problemas de saúde, por isso sempre devemos considerar sua cor e cheiro. Para isso, em umComo explicamos a você como é o cheiro normal da urina e o que acarretam suas alterações.
Em primeiro lugar, é importante considerar que o cheiro da urina varia em função de fatores como:
- Alimentação: os hábitos alimentares influenciam em como cheira a urina, bem como determinados alimentos podem modificar este cheiro, como é o caso dos aspargos ou a beterraba.
- Quantidade de água que se bebe: a urina das pessoas que não bebem água de forma frequente desprenderá um cheiro mais forte.
- Hora do dia: na primeira hora da manhã a urina sempre cheirará mais pelo fato de acumular os resíduos acumulados durante as horas de sono.
- Fármacos.
- Exercício físico / sedentarismo.
- ...
Além disso, alguns problemas e doenças também podem acarretar uma mudança no cheiro normal da urina, de maneira que será necessário levar isso em conta, já que poderia ser indício de algum problema de saúde.
Diretamente relacionada com o cheiro da urina está a cor desta, a qual também varia. Mas em condições normais a urina deve ser transparente, clara e de tom amarelado. A cor da urina também mudará com base nos parâmetros anteriores, entre muitos outros.
Deste modo, o cheiro normal da urina não deve ser forte nem deve cheirar de forma desagradável, ainda que -como dissemos- na primeira hora da manhã será sempre mais intenso que durante o resto do dia por uma maior concentração de ureia.
Destaca-se que a urina costuma ter um cheiro amoniacal devido às toxinas que se expulsam através dela, mas um excessivo cheiro de amoníaco pode ser sinal de que existe algum problema.
Caso o cheiro e a cor da urina sejam fortes e intensos durante todo o dia, podem indicar que não se está ingerindo a quantidade de água necessária, e a concentração de ureia é excessivamente alta. Quando isto ocorre, será necessário tomar mais água ou de forma mais frequente para prevenir a desidratação.
Se o aumento da ingestão de água não põe fim ao cheiro desagradável na urina, pode ser indício de bactérias na urina. Este fato pode desencadear infecções urinárias e outras complicações, por isso será necessário visitar um médico em casos de forte cheiro da urina para que realize um exame de urina e determine o problema.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o cheiro normal da urina, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.