Outros Infecções urinárias

Urina turva, o que pode ser?

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 1 agosto 2018
Urina turva, o que pode ser?

A urina é o liquido que expulsamos através da micção e sua cor pode variar em função da quantidade de água e dieta que seguimos. No geral, a urina costuma ter uma cor amarela que pode variar e ser mais ou menos escura. É possível que a cor da nossa urina mude e se torne turva, o que pode ser sintoma de problemas renais ou uma má alimentação, entre outros. No entanto, normalmente as mudanças na cor da urina devem-se a causas que podem ser tratadas facilmente com mudanças na alimentação. Se alguma vez se perguntou o que pode ser urina turva, em umComo vamos dar-lhe a conhecer as possíveis causas.

Também lhe pode interessar: Como interpretar exame de urina

Índice

  1. Como funciona o sistema urinário
  2. Por que tenho a urina turva
  3. Qual é a cor normal da urina
  4. O que fazer se tenho a urina turva

Como funciona o sistema urinário

O sistema urinário compõe-se dos rins, o ureter, a bexiga e a uretra. Cada uma destas partes tem a função de processar o líquido que ingerimos e transportá-lo até ser expulso para o exterior. Durante este processo, os rins eliminam ureia, um tipo de resíduo que se produz quando ingerimos alimentos que contêm proteína. Os rins eliminam a ureia do corpo através da urina, que passa deste órgão para a bexiga através dos condutos chamados ureteres, e deste último se expulsa para o exterior com a urina. Com a urina expulsamos substâncias tóxicas que ao serem acumuladas no corpo poderiam gerar efeitos negativos.

Urina turva, o que pode ser? - Como funciona o sistema urinário

Por que tenho a urina turva

A resposta a esta pergunta pode variar, já que a urina turva pode ser causada por diferentes condições, que podem estar relacionadas com problemas de saúde, ou simplesmente como consequência de beber pouco líquido.

As causas mais comuns da urina turva são:

Desidratação

Quanto mais água bebemos durante o dia, mais limpo permanece o nosso corpo. A água é fundamental para que nosso corpo execute diferentes funções, entre as quais se encontra a de limpar os rins e, como explicamos antes, eliminar substâncias como a ureia. Agora, caso não estejamos bem hidratados, os níveis de água no corpo podem ser escassos e, como consequência, a urina tem uma cor turva. Além disso, também é possível que a urina turva tenha um cheiro mais forte.

Infecções do trato urinário

É possível que a urina turva adquira esta cor por um acúmulo de bactérias. Nestes casos, também é frequente que a urina esteja acompanhada de um cheiro desagradável. No caso da cor da urina ser marrom, pode se tratar de um transtorno hepático, como por exemplo cirrose ou hepatite viral aguda, por isso deveria ir ao médico o o quanto antes. Também é possível que a urina turva com um cheiro forte seja causa de uma infecção de urina.

Cristais de fosfato

Outra das causas da urina turva com um cheiro forte é o acúmulo de cristais de fosfato. Este é o caso das pessoas que ingeriram alimentos como espargos ou beterraba, os quais tornam a urina turva ou leitosa, e costuma estar acompanhada de um cheiro forte. É por este motivo que muitas pessoas se perguntam por que ao comer espargos a urina cheira mal. Isto é consequência da presença de ácido asparagúsico neste alimento. Uma vez ingeridos, o corpo gera uma substância malcheirosa conhecida como metanetiol. No entanto, não ocorre com todas as pessoas.

Suplementos de vitaminas

Outra das causas da urina turva sem que exista infecção é o consumo de certos suplementos alimentares. Algumas vitaminas, como o B ou o C são solúveis em água e não ficam depositadas no corpo. Por este motivo, no caso de tomar quantidades elevadas, estas são expulsas pelos rins através da urina.

Fluxo vaginal

No caso das mulheres, o fluxo vaginal é a principal causa da urina turva. É possível que o fluxo mude de cor em função de se a mulher se encontra nos dias prévios à menstruação. Além disso, também é possível que a mulher expulse urina turva durante a gravidez como consequência das mudanças hormonais que ocorrem em seu corpo junto com mudanças na sua dieta.

Gonorreia

É uma doença de transmissão sexual causada por uma bactéria, a qual se prolifera em zonas úmidas. O contágio desta bactéria é muito fácil e por isso é simples que se transmita através do contato que ocorre durante o ato sexual. Esta infecção pode ser a responsável por a urina se tornar turva e possa adquirir mau cheiro. Neste artigo explicamos para você quais são os sintomas da gonorreia.

Urina turva, o que pode ser? - Por que tenho a urina turva

Qual é a cor normal da urina

  • Urina de cor amarela pálida. A cor normal da urina é aquela que tem um tom amarelo pálido. Esta cor indica que a pessoa tem bebido água suficiente e tem níveis corretos de hidratação.
  • Urina incolor ou transparente. Ocorre quando se ingeriu muita água, por isso existe um excesso de hidratação que, no geral, não causa nenhum problema de saúde.
  • Urina escura. Quando a urina é de cor amarela escura, significa que há níveis normais de hidratação, mas que se precisará beber mais água em breve.

O que fazer se tenho a urina turva

No geral, a urina turva não significa um problema de saúde grave. Assim, a cor da urina torna-se normal passados uns dias. No entanto, caso a cor da urina venha acompanhada de outros sintomas como dor durante a micção, deverá ir ao médico para uma revisão. É possível que, em função dos sintomas que o paciente manifeste ao médico, se solicite um exame de urina. Caso exista infecção, os antibióticos são eficazes. Além disso, também é possível que se recomende uma maior ingestão de água.

Urina turva, o que pode ser? - O que fazer se tenho a urina turva

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Urina turva, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Urina turva, o que pode ser?