PARTILHAR

Quais os benefícios da sucupira

Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os benefícios da sucupira

No Brasil existe uma árvore cujo fruto é utilizado medicinalmente pelos indígenas há muito anos. Hoje em dia o chá das sementes tem se tornado bastante popular pelas suas propriedades medicinais. Falamos da sucupira e das suas sementes e casca. Descubra no umComo quais os benefícios da sucupira.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios da guiné

O que é a sucupira

A sucupira (vamos falar da branca) é uma semente de um fruto de uma árvore pertencente à família das fabáceas, conhecida pelo nome de "Pterodon emarginatus". Existem dois outros tipos de sucupira e "primos" da mesma. No entanto a que vamos falar tem sido alvo de vários estudos científicos a fim de confirmar e perceber quais os verdadeiros benefícios dessa semente.

A sucupira é uma árvore cujo tronco apresenta uma casca lisa branca-amarelada, e as folhas são rosadas/azuladas. É natural da zona do Cerrado, e é possível encontrá-la também na faixa de transição atlântica, por exemplo Minas Gerais, Goias, Mato Grosso, São Paulo, etc.

Quais os benefícios da sucupira - O que é a sucupira

Benefícios da sucupira

Utilizada anteriormente pelos indígenas brasileiros, ela é atualmente bastante popular no tratamento natural do reumatismo e da artrite. Tem diversas propriedades anti-inflamatórias ideal para quem sofre de problemas nas articulações, antioxidantes, e mesmo antibióticas. A verdade é que essa planta, especialmente a sua semente e casca têm sido alvo de um desenvolvimento fantástico em termos medicinais. O seu potencial é bastante grande, podendo agir como analgésico para quem sofre de dores, antidiabético na luta contra a diabetes.

As suas propriedades antioxidantes ajudam o corpo a se livrar das toxinas do dia-a-dia e retardam o processo de envelhecimento. E isso falando apenas das sementes, sendo que o chá e o óleo de sucupira se têm tornado muito famosos e conseguido bastantes adeptos da medicina alternativa/complementar. Existem até estudos publicados na capacidade anti-carcinogênica, anti-inflamatória entre outras devido à existência de uma substância chamada beta-cariofileno.

Resumindo seja em forma de óleo ou chá eis os seus benefícios:

  • Anti-inflamatória;
  • Antidiabética;
  • Antibiótica;
  • Antioxidante;
  • Analgésica;
  • Anti-carcinogênica.
Quais os benefícios da sucupira - Benefícios da sucupira

Preparação Caseira

Se quiser pode fazer um preparado em casa com a sucupira. Se é amante de chá pode usar um pouco de casca ou umas sementes esmagadas. Coloque um litro de água a ferver no lume durante uns 10 minutos, depois de estar fervendo basta juntar a casca e as sementes esmagadas e deixar ferver por mais uns dois minutos. Apague o lume, deixe esfriar, e coloque na geladeira para ficar fresco. Beba um pouco espaçadamente ao longo do dia. E nesses intervalos vá bebendo água.

Sem ser de forma caseira também existe um extrato em forma de cápsulas sendo possível tomar para obter esses benefícios. Neste caso deverá seguir as indicações de posologia indicadas na embalagem do produto.

Quais os benefícios da sucupira - Preparação Caseira

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios da sucupira, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Maria do Carmo
Gostaria do saber um pouco de chá canela de velho
A sua avaliação:
JUCILIA BISPO
AMEI ESSAS INFORMAÇÕES, MUITO PRODUTIVA E ENRIQUECEDORA PARA MEUS CONHECIMENTOS.
OBRIGADA.
Márcio Menino
Muito Obrigado :)
Quais os benefícios da sucupira
1 de 4
Quais os benefícios da sucupira

Voltar ao topo da página ↑