Outros complexos vitamínicos e suplementos minerais

Quais os perigos do ácido hidroxicítrico

Bruno Garcia
Por Bruno Garcia. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os perigos do ácido hidroxicítrico

A maior novidade no mundo da suplementação e dietas é o uso de complementos a base de ácido hidroxicítrico, que ajuda a emagrecer diminuindo a absorção de gorduras e reduzindo o apetite. Mas como tudo o que é demais o santo desconfia, não podemos evitar nos perguntar: quais são os perigos do ácido hidroxicítrico? Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra.

Também lhe pode interessar: Como tomar ácido fólico

Passos a seguir:

1

O ácido hidroxicítrico é extraído de uma planta chamada Garcinia cambogia, originária da Ásia e atua diretamente no metabolismo de quem toma evitando que ele converta o excesso de calorias em gordura, a forma natural do corpo armazenar energia, bloqueando uma enzima chamada de ATP-citrato liase e atua como inibidor de apetite como um efeito colateral, pois faz com que a energia em forma de açúcar que viraria gordura, seja então transformado em glicogénio, sendo essa substância responsável por passar uma sensação de saciedade, diminuindo assim o apetite.

Quais os perigos do ácido hidroxicítrico - Passo 1
2

Agora que entendemos melhor como ele funciona, vamos descobrir os perigos do ácido hidroxicítrico?

Por ser uma substância que atua diretamente na digestão de alimentos, seja na absorção de açúcares e gorduras ou na síntese de substâncias pelo organismo, é necessário ficar atento a qualquer alteração no funcionamento normal do seu corpo, procurando um médico se qualquer sintoma não previsto por ele aparecer, ou mesmo quando um dos efeitos colaterais se tornar muito forte.

O sistema gástrico está especialmente vulnerável a ação dessa substância, justamente por ser nele que se dá a troca de substâncias necessárias para a ação direta do ácido hidroxicítrico, bem como, por ser um elemento estranho, pode desregular sistemas de absorção e criação de proteínas e açucares.

Desconforto estomacal é comum em quem faz uso contínuo do complemento, bem como dores leves e desconforto, no entanto é necessário que se fique atento à evolução dos sintomas para prevenir qualquer dano sério e permanente no sistema digestório.

Por atuar diretamente na síntese e absorção de substâncias o ácido hidroxicítrico pode causar dores de cabeça para seus usuários, indique uma desregulação no metabolismo do usuário.

Um efeito colateral mais sério é a irritação das vias respiratórias superiores, garganta e faringe, acompanhado de chiado no peito ou tosse. Isso acontece porque o ácido pode começar a atuar inibindo já na garganta a ligação das gorduras do epitélio, causando irritação e a criação de muco para proteger a região, uma espécie de irritação parecida com que as alergias causam.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os perigos do ácido hidroxicítrico, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos

  • Se gostou das nossas informações, tem alguma dúvida ou sugestão não exitem em dizer-nos através dos comentários.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Quais os perigos do ácido hidroxicítrico