Quais os sintomas do descolamento da placenta
A placenta é o órgão vascular que surge apenas durante a gravidez e une o feto ao útero. Tem como funções proteger e levar nutrientes do sangue da mãe para o bebê durante os nove meses; ajudar o embrião a sobreviver e crescer; fornecer oxigênio; produzir progesterona (um hormônio fundamental para a gestação); remover as impurezas eliminadas pelo sangue da criança; e seu sistema arteriovenoso impede que o sangue da mãe se misture com o do bebê. Por esta razão, um descolamento prematuro da placenta (DPP) é extremamente perigoso, pois pode levar o feto a não receber oxigênio suficiente, nem os suprimentos essenciais ao seu desenvolvimento. Para a mãe, a gravidade está na hemorragia que ele pode causar. Entenda, abaixo, os sintomas deste problema com as informações trazidas pelo umComo.com.br.
Passos a seguir:
Sangramento vaginal é um dos principais e primeiros sintomas percebidos pelas mulheres quando há o descolamento da placenta. A quantidade de sangue varia; em alguns casos pode ser mínima e, em outros, bastante volumosa e com jatos bruscos.
Uma maior sensibilidade do útero ocorre quando há a separação da placenta, o que leva a mulher a ter uma dor súbita na porção inferior das costas e na região abdominal.
As dores ainda podem se apresentar como cólicas que se repetem durante espaços curtos de tempo ou continuamente, sem ceder.
Contrações são outros sintomas de DPP. Elas também tendem a ser repetidas e sem pausa.
A parada repentina nos movimentos que o bebê normalmente faz é um sinal de que a placenta pode ter descolado.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas do descolamento da placenta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.
Conselhos
- Um pré-natal feito da forma correta pode evitar o descolamento prematuro da sua placenta e outras doenças da gravidez.
- Geralmente, o DPP ocorre no terceiro trimestre de gestação.
- As principais razões do descolamento são: tombos ou acidentes durante a gravidez, muito esforço físico, rompimento antecipado da bolsa, disfunções na coagulação sanguínea, excesso de líquido amniótico, diabetes, hipertensão e mioma uterino.
- Não espere sangrar para ter certeza que houve um DPP. Estudos apontam que em até 20% dos casos não há sangramento externo – em algumas grávidas o sangue fica armazenado no útero, por trás da placenta.
- Então, fique atenta e, ao menor sinal destes sintomas, procure o seu ginecologista/obstetra.