Partilhar

Quais são as camadas da pele - Funções e anexos

Por Sara Silva. Atualizado: 28 julho 2017
Quais são as camadas da pele - Funções e anexos
Imagem: consulteodermatologista.com

A pele é o maior órgão do corpo humano e, num indivíduo adulto, cobre uma área de cerca de 2 metros quadrados. Ela atua como barreira protetora contra os agentes externos, ajuda a regular a temperatura corporal, evita a perda excessiva de água, entre outras funções e, para que continue cumprindo com isso de forma eficiente e com boa aparência é necessário cuidar da pele. Pode parecer um órgão bem simples mas, na verdade, a pele se divide em 3 camadas. Continue lendo este artigo do umCOMO e descubra quais são as camadas da pele!

Também lhe pode interessar: Quais são os cinco sentidos

Epiderme

Esta é a camada mais externa da pele, a que você pode observar quando olha para seu corpo. Por essa razão, a sua função é proteger o corpo dos agentes externos, impedindo a entrada destes no organismo.

É constituída por um conjunto de células epiteliais, chamadas queratinócitos, que se dispõem como tijolos de forma a formar o tecido. Fazem ainda parte dela os melanócitos, que produzem a melanina (responsável pela cor da pele) e células de Langerhans, que fazem parte do sistema imunológico.

A epiderme origina os chamados "anexos cutâneos": unhas, pêlos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas e tem a capacidade de se regenerar a cada 2 meses, aproximadamente. No entanto, com o tempo as células da epiderme vão envelhecendo, ficam com um formato achatado e passam a fabricar a queratina, que ajuda a criar uma espécie de capa que ajuda a controlar a perda de água e protege a superfície do atrito.

A epiderme ainda pode ser divida em até 5 camadas diferentes nas regiões mais espessas, nas regiões mais finas se exclui a camada granulosa e a lúcida:

  • Camada basal: separa epiderme e a derme;
  • Camada espinhosa: onde ficam as células da queratina;
  • Camada granulosa: é a camada que torna a pele impermeável e impede sua desidratação;
  • Camada lúcida: camada mais aparente quando a pele é espessa;
  • Camada córnea: é composta majoritariamente por células mortas, achatadas e sem núcleo, o que faz dela uma camada com muita queratina.
Quais são as camadas da pele - Funções e anexos - Epiderme
Imagem: emforma.net

Derme

A derme é a segunda camada da pele, apresentando-se abaixo da epiderme e acima da hipoderme.

Esta camada é a responsável pela elasticidade e resistência da pele, dado que é formada por fibras de colágeno, elastina e gel coloidal. É também aqui que se encontram os vasos sanguíneos e linfáticos, glândulas sebáceas, glândulas sudoríparas e folículos pilosos. É por isso que se você sente frio, calor, dor, cócegas e prazer, é graças à derme e às terminações nervosas presentes nela, que dão origem a essas sensações. Junto com isso, também podemos citar a percepção de diferentes texturas.

Outra função essencial presente na derme é a manutenção da temperatura corporal. Quando o nosso organismo percebe essa necessidade, acontece uma dilatação ou contração dos vasos sanguíneos que provoca o aquecimento ou esfriamento do corpo

Quais são as camadas da pele - Funções e anexos - Derme
Imagem: escolakids.com

Hipoderme

Localizada logo abaixo da derme surge a hipoderme (ou tecido subcutâneo), sendo que algumas fontes não a consideram parte da pele e apenas uma conexão entre a derme e as estruturas subjacentes.

Ela se baseia em um tecido adiposo, ou seja, composto por células de gordura e, por essa razão, representa um importante depósito de energia para o corpo, ajudando no isolamento térmico do organismo, absorção de impactos e preenchimento para a fixação de órgãos.

A espessura da hipoderme varia de indivíduo para indivíduo de acordo com a sua constituição física.

Veja também: Como é formada a pele

Quais são as camadas da pele - Funções e anexos - Hipoderme
Imagem: saudetotal.org.br

Anexos da pele

Os anexos da pele não são considerados camadas e se encontram na epiderme. Como o próprio nome diz, são 'agregados' que possuem a função de auxiliar a pele. Os anexos mais importantes nos mamíferos são:

  • Pêlos: contribuem para o isolamento térmico;
  • Glândulas sudoríparas: ajudam a regular a temperatura;
  • Glândulas sebáceas: lubrificação.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as camadas da pele - Funções e anexos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Quais são as camadas da pele - Funções e anexos

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
renata olivera lucas
E MUITO BOM APRENDER SOBRE ISTO AINDA MAIS EM CIÊNCIAS ADOREI MUITO OBRIGADO PELA AJUDA PARABÉNS PARA VOCÊS.

Editor umComo.com.br
Oi Renata! Que bom saber que conseguimos ajudar você. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Quais são as camadas da pele - Funções e anexos
Imagem: consulteodermatologista.com
Imagem: emforma.net
Imagem: escolakids.com
Imagem: saudetotal.org.br
1 de 4
Quais são as camadas da pele - Funções e anexos

Voltar ao topo da página