Partilhar

Quais são os sintomas da bradicardia

Por Redação umCOMO. Atualizado: 10 outubro 2017
Quais são os sintomas da bradicardia

A bradicardia se apresenta quando as batidas de nosso coração são lentas e irregulares, com um ritmo aproximado de 60 batidas por segundo. Quando isto ocorre, nosso coração não bombeia sangue com a força necessária, o que quer dizer que muitos de nossos órgãos não recebem o oxigênio que precisam; algo que se sente especialmente quando realizamos atividades físicas. Esta condição deve ser diagnosticada e tratada por um cardiologista; no entanto, alguns sinais poderiam nos indicar sua presença. Em umComo.com.br explicamos a você quais são os sintomas da bradicardia.

Passos a seguir:
1

A bradicardia é uma condição que pode se apresentar de forma hereditária, mas além deste, há determinados fatores de risco que aumentam a propensão de padecer desta condição, entre eles se destacam:

  • Ter sofrido de doenças cardíacas como um infarto ou bloqueios cardíacos.
  • Ter sofrido de alguma cirurgia no coração de forma recente.
  • Ter mais de 65 anos.
  • Ingerir certo tipo de medicamentos, especialmente aqueles destinados a controlar a pressão alta ou as arritmias.
2

Ao padecer desta condição, órgãos importantes como o cérebro não recebem o oxigênio que precisam para funcionar, por isso nosso corpo experimenta diversas sensações. Os sintomas da bradicardia são:

  • Dificuldades para respirar.
  • Fadiga e esgotamento, que se faz maior quando se pratica atividades físicas.
  • Tonturas.
  • Debilidade.
  • Dor no peito.
  • Em casos mais extremos, desmaios.
3

A bradicardia é uma condição que requer atenção médica imediata, pois dependendo do estado de cada paciente, o tratamento variará. É importante lembrar que ainda que esta condição seja mais frequente em adultos com mais de 65 anos, também pode se apresentar em crianças por se tratar de uma condição com origem hereditária.

4

Se você experimentou qualquer um dos sintomas da bradicardia, a recomendação é ir ao médico o quanto antes.

Veja também: Lista de batimentos cardíacos normais por idade

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da bradicardia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas da bradicardia

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são os sintomas da bradicardia
Quais são os sintomas da bradicardia

Voltar ao topo da página