Partilhar

Quando devo usar cinta pós-parto

 
Por Paula Cassandra. Atualizado: 24 julho 2018
Quando devo usar cinta pós-parto

Existem cintas modeladoras que são indicadas para que as mulheres usem após o nascimento do seu filho. No entanto existem dúvidas sobre a sua necessidade, quanto tempo usar e, principalmente, quando deve usar cinta pós-parto. Para a ajudar a esclarecer esses questionamentos o umComo.com.br buscou informações importantes sobre o assunto. Veja quais são elas.

Também lhe pode interessar: Como aliviar os gases pós-parto

Prós e contras da cinta pós-parto

O uso da cinta pós-parto é polêmico, sendo que existem médicos que recomendam a sua utilização e outros que acreditam que é melhor evitar a faixa após o nascimento do bebê. Por isso, recomenda-se que as mulheres conversem com o seu médico para avaliarem melhor a necessidade do acessório. Isso acontece porque, embora, há alguns anos, a cinta fosse quase que obrigatória a todas as mulheres que passaram pela cesárea, hoje em dia, se acredita que ela possa atrapalhar a recuperação da mulher.

Quem defende o uso da cinta pós-parto afirma que ela não só ajuda a mulher a voltar a ter a silhueta de antes, como também a colocar os órgãos internos de volta ao lugar, já que durante a gestação eles podem ficar um pouco soltos dentro da barriga. Além disso, o acessório pode oferecer mais segurança, justamente pela sensação dos órgãos estarem soltos, quanto por causa dos pontos da cesárea. Também afirmam que o acessório ajuda a reduzir o inchaço e a flacidez comum no pós-parto.

Já os especialistas que são contra o uso da cinta dizem que ela pode atrapalhar a movimentação adequada dos músculos, o que faria com que a recuperação dos tecidos fosse ainda mais demorada. Além disso, o uso constante da cinta pode prejudicar o fluxo sanguíneo, o que também pode atrasar a recuperação do pós-parto.

Quando devo usar cinta pós-parto - Prós e contras da cinta pós-parto

Qual o momento ideal para usar cinta pós-parto

No entanto, se você resolver usar o acessório, é importante saber que pode usar cinta pós-parto, no caso de cesárea, logo após o parto, sendo que, no máximo, o recomendado é que ela seja utilizada por três meses.

Enquanto isso, as mulheres que tiveram parto normal precisam, de preferência, esperar um mês do nascimento do seu filho para usar o acessório. Dessa forma, quando a cinta for usada o útero já estará no seu lugar. Outra dica no caso de você usar uma faixa no pós-parto é conversar com o seu médico sobre o melhor modelo, uma vez que existe uma grande variedade. Entre eles, há cinta sem pernas de cintura baixa e sem pernas de cintura alta, a cinta com busto para amamentação e os modelos com pernas, podendo ser acima ou abaixo do joelho.

Quando devo usar cinta pós-parto - Qual o momento ideal para usar cinta pós-parto

Tamanho da cinta pós-parto

A respeito do melhor tamanho da cinta, é importante que ela não aperte demais e que a mulher se sinta confortável com o acessório para fazer as suas atividades diárias. Por fim, converse com o seu médico sobre o tempo que você deve permanecer com a cinta durante o dia, uma vez que não é adequado permanecer com ela por muitas horas. Além disso, há especialistas que salientam a importância do intestino da mulher estar funcionando bem para então começar a usar a cinta. Por fim, é preciso estar atento ao uso correto do acessório.

Leia também: Como aliviar os gases pós-parto

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando devo usar cinta pós-parto, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Quando devo usar cinta pós-parto

O que lhe pareceu o artigo?

Quando devo usar cinta pós-parto
1 de 3
Quando devo usar cinta pós-parto

Voltar ao topo da página