PARTILHAR

Quantas calorias tem o ovo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 dezembro 2019
Quantas calorias tem o ovo

O ovo é um alimento perfeito para incluir em nossa dieta: seu alto teor em vitaminas e seu pouco teor em gorduras é ideal para usufruir dele em nosso menu e ter uma alimentação equilibrada. No entanto, se você quer saber quantas calorias tem o ovo, deve ter em conta que esta informação vai variar dependendo da maneira que cozinhar este alimento.

Em umComo dizemos-lhe quantas calorias tem o ovo, informando as diferentes receitas que com ele podem ser feitas.

Também lhe pode interessar: Quantas calorias têm os morangos

A composição do ovo

O primeiro a ter em conta se quer saber quantas calorias tem o ovo é que não é o mesmo a gema e a clara do ovo: a parte alaranjada é a que mais gordura tem, e a clara, a que tem menos.

Estudos têm demonstrado que a gema do ovo é uma grande fonte nutricional com muitas vitaminas A e B, bem como ferro e riboflavina; no entanto, é a parte que tem mais gordura e, portanto, a menos adequada nas dietas para perder peso.

A clara do ovo é a que tem menos calorias já que sua composição é, principalmente, feita à base de proteínas. Isto faz que quando se ingere a clara do ovo, aumente a sensação de saciedade sem aumentar o consumo de gorduras. Se você está de dieta, pode consumir o ovo separando a gema e usufruir de receitas como a tortilha de claras de ovo.

Quantas calorias tem o ovo - A composição do ovo

Ovo cozido

No entanto, como indicamos no princípio deste artigo, para saber quantas calorias tem o ovo influi muito a maneira de cozinhar este alimento. Se você opta por fazer ovo cozido, deve saber que a quantidade inicial de calorias do ovo quase não se vê afetada depois de cozinhado.

O que sim influenciará na quantidade de calorias será o tamanho do ovo, pois não é o mesmo comer um de tamanho pequeno e outro extra grande. Como resumo, em umComo mostramos-lhe esta tabela calórica em relação ao ovo cozido:

  • Ovo cozido tamanho extra grande: 80 kcal
  • Ovo cozido tamanho grande: 72 kcal
  • Ovo cozido tamanho médio: 63 kcal
  • Ovo cozido tamanho pequeno: 54 kcal
Quantas calorias tem o ovo - Ovo cozido

Ovo estrelado

Quando fritamos um ovo, a quantidade de calorias deste alimento aumenta de forma considerável. A quantidade excessiva de óleo e cozinhá-lo de maneira frita faz com que as calorias do ovo aumentem e, por tanto, não seja um alimento apto para as pessoas que queiram manter sua linha ou perder peso.

No ponto anterior, especificamos que as calorias de 1 ovo extra grande são 80 kcal. No entanto, se este ovo for frito deve ter em conta que suas calorias podem chegar a aumentar o dobro: 160 kcal por cada ovo estrelado.

Do que dependerá a quantidade de calorias desta receita? Pois da quantidade de óleo com o qual cozinhe o ovo. Não é o mesmo pôr um pouco de óleo do que encher toda a frigideira. Portanto, de forma geral, podemos dizer que as calorias de um ovo estrelado podem oscilar de 100 kcal a 160 kcal.

Quantas calorias tem o ovo - Ovo estrelado

Omelete ou ovos mexidos

As calorias de um ovo também não serão as mesmas se este ovo for preparado como uma omelete. Por quê? Porque diferentemente das duas opções anteriores, ao cozinhar uma omelete ou um ovo mexido se usa óleo mas de maneira moderada, portanto, comer ovo na omelete, sim está recomendado nas dietas e nos métodos alimentares pensados para perder peso.

Como já mostramos, se quer conseguir reduzir a quantidade de calorias do ovo o mais recomendável é separar a gema da clara e evitar, assim, ingerir as gorduras da gema. Quando fazemos uma omelete, a quantidade de óleo que usamos é menor do que quando fritamos o ovo, pois a receita do omelete precisa apenas de um pouco de óleo para umedecer um pouco a frigideira. Por este motivo, as calorias do ovo aumentam ligeiramente em comparação a suas calorias em estado fresco.

A grosso modo, podemos indicar que as calorias de uma omelete feita com um ovo podem oscilar entre 90 kcal e 110 kcal, dependendo da quantidade de óleo que se use para cozinhar.

Quantas calorias tem o ovo - Omelete ou ovos mexidos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantas calorias tem o ovo, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Quantas calorias tem o ovo
1 de 5
Quantas calorias tem o ovo

Voltar ao topo da página ↑