Partilhar

Remédios caseiros para os olhos cansados

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Remédios caseiros para os olhos cansados

Os olhos cansados é um problema que muitas pessoas sofrem no dia a dia, especialmente aqueles que têm que passar várias horas em frente ao computador, lendo, estudando, etc. Este hábito faz com que a vista se canse e os olhos se desidratem, se irritem e fiquem vermelhos, dando lugar a diversos incômodos e inclusive a um mal-estar generalizado. Se deseja relaxar seus olhos ao longo do dia ou depois de uma dura jornada de trabalho, pode recorrer a simples tratamentos naturais que ajudarão você a descongestionar a zona e ter um olhar bem mais descansado. Continue lendo este artigo de umComo e descubra os melhores remédios caseiros para os olhos cansados.

Também lhe pode interessar: Como evitar os olhos cansados

Causas e sintomas dos olhos cansados

A fadiga ocular ou olhos cansados costumam estar originados maioritariamente por submeter os olhos a um grande trabalho visual, por exemplo, ao passar muito tempo em frente a uma tela de computador, televisão, celular, etc., ou dedicar muitas horas ao estudo, à leitura, etc. No entanto, também há certos fatores que favorecem sua condição, como é o caso de não dormir e descansar as horas suficientes, seguir uma dieta inadequada escassa em certas vitaminas, ou sofrer de algum tipo de problema de visão ou doença ocular.

Geralmente, um quadro de olhos cansados caracteriza-se por ter uma sensação de peso nos mesmos, inchaço, vermelhidão, visão turva, lacrimejamento, sensibilidade à luz, e inclusive podem estar acompanhados de dores de cabeça. É importante que se a fadiga ocular é algo que ocorre constantemente, consulte seu médico ou oftalmologista o quanto antes para determinar a causa exata e iniciar o tratamento que precisar.

Remédios caseiros para os olhos cansados - Causas e sintomas dos olhos cansados

Plantas medicinais para os olhos cansados

No âmbito da fitoterapia, é possível encontrar ótimas plantas com propriedades medicinais muito benéficas para a fadiga ocular e para aliviar os olhos cansados de forma eficaz e completamente inofensiva. Entre as opções que podem proporcionar um maior bem-estar, destacam-se as seguintes:

  • Camomila: é excelente para o tratamento de condições oculares como a conjuntivite ou os terçóis, mas graças às suas propriedades anti-inflamatórias, também é boa para reduzir o inchaço e descongestionar toda a área quando os olhos estão cansados e avermelhados. Depois do seu uso, notará um grande alívio e um olhar bem mais descansado e fresco. Para a utilizar, só tem que preparar uma infusão de camomila, esperar esfriar, embeber duas gazes ou discos de algodão nela e colocar sobre as pálpebras durante uns 20 minutos.
  • Funcho: é uma planta que se utiliza como colírio natural, já que pode ajudar a acalmar a irritação ocular e prevenir infecções que possam afetar a saúde dos olhos. Neste caso, terá que apertar o fruto de funcho para obter seu suco e aplicar este sobre os olhos com uma gaze limpa.
  • Malva: outra planta que pode ser ideal para combater a secura ocular e a irritação que pode originar a vista cansada. Prepare também uma infusão de malva, deixe esfriar, coe e aplique sobre os olhos com umas gazes empapadas.
Remédios caseiros para os olhos cansados - Plantas medicinais para os olhos cansados

Rodelas de pepino ou batata

Um dos remédios caseiros para os olhos cansados mais populares é o que se prepara com umas rodelas bem frias de pepino ou batata. Estes dois alimentos são excelentes para relaxar os olhos, proporcionar-lhes umidade e, portanto, conseguir reduzir a vermelhidão da parte branca dos mesmos.

Para desinflamar a zona, a única coisa que tem que fazer é cortar umas rodelas de pepino ou batata, introduzir durante uns minutos na geladeira para que estejam bem frias, e uma vez frias, coloque sobre os olhos repousando durante uns 15 minutos. Enquanto isso, aconselhamos que você permaneça deitado de barriga para cima e relaxe.

Remédios caseiros para os olhos cansados - Rodelas de pepino ou batata

Gel de aloe vera

São muitos os benefícios reconhecidos do aloe vera para a saúde do organismo, e entre eles também está o magnífico cuidado que oferece para os olhos. Conta com propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e calmantes, por isso é sem dúvida uma grande alternativa para combater o cansaço ocular, descongestionar a área e reduzir a sensação de ardor e peso. Além disso, diversos estudos têm revelado os seus efeitos positivos para proteger os olhos dos raios UV do sol e melhorar a sua saúde no caso de cataratas, degeneração da retina ou doenças na córnea.

O melhor é adquirir o gel que se encontra no interior de uma folha de babosa e aplicá-lo diretamente por todo o contorno dos olhos, deixando que atue durante 15 minutos. Outra opção é comprar um gel de aloe vera puro e usá-lo do mesmo modo ou embeber uma gaze com o líquido e colocar sobre as pálpebras.

Remédios caseiros para os olhos cansados - Gel de aloe vera

Saquinhos de chá frios

Se costuma tomar chá em casa, pode guardar uns saquinhos que já tenha utilizado e utilizá-los como tratamento natural para os olhos cansados. A sua ação depurativa, diurética e desinflamante, é o que precisa para evitar a acumulação de líquido na zona, diminuir o inchaço e conseguir um olhar descansado.

Introduza os saquinhos de chá na geladeira, espere que estejam muito frios, e nesse momento, já poderá retirar e aplicar sobre as pálpebras, deixando que surtam efeito durante aproximadamente 15 minutos.

Remédios caseiros para os olhos cansados - Saquinhos de chá frios

Água fria

Muitas vezes, as medidas mais simples são as que oferecem melhores resultados; e para conseguir alívio no caso de fadiga ocular, pode ser suficiente refrescar o rosto e a zona dos olhos com um pouco de água fria. Em temperatura fria, a água proporcionará um grande alívio, relaxamento e, além disso, contribuirá para que as pálpebras estejam menos inchadas e os olhos menos avermelhados.

Outra opção é molhar um pano limpo com água fria, escorrer e colocar sobre a área dos olhos para acalmá-los; se optar por este método, deite-se e repouse um bom tempo.

Remédios caseiros para os olhos cansados - Água fria

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para os olhos cansados, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para os olhos cansados

O que lhe pareceu o artigo?

Remédios caseiros para os olhos cansados
1 de 7
Remédios caseiros para os olhos cansados

Voltar ao topo da página