Partilhar

Como relaxar os olhos

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como relaxar os olhos

Se você passa muitas horas à frente do computador ou forçando a vista, é provável que no final do dia sinta que seus olhos estão cansados, ardem ou sente que pesam. Isto ocorre porque, assim como outro músculo do corpo, o olho precisa relaxar e descansar em algum momento do dia. Com o avanço da tecnologia, cada vez estamos mais viciados em aparelhos eletrônicos como computadores, celulares, tablets, etc., e isto faz com que a vista não descanse e que ao acabar o dia sintamos pressão e cansaço. Neste artigo de umComo vamos explicar como relaxar os olhos dando a você alguns exercícios que ajudarão a conseguir, além de mostrar alguns conselhos com os quais se sentirá melhor.

Também lhe pode interessar: Como evitar os olhos cansados
Passos a seguir:
1

Vamos começar pela fadiga visual nas pessoas que trabalham diariamente à frente de um computador. Para poder desempenhar o seu cargo de trabalho precisa de olhar para uma tela e, isto pode afetar a qualidade da vista, por isso, vamos dar dois truques que ajudarão você a descansar os olhos e para que não acabe o dia com vermelhidão ou coceira:

  • Afaste o olhar do computador: ainda que pareça uma tolice, é certo que se você afastar o olhar da tela e o centrar no teclado, por exemplo, consegue fazer com que seus olhos relaxem e descansem. Só se precisa afastar a vista durante 3 ou 4 segundos para que seu músculo relaxe, por isso, não é um exercício difícil de fazer. O mais adequado para que a saúde de seus olhos seja ótima é que tente fazer a cada 5 ou 10 minutos e, assim, seus olhos irão descansando.
  • Pausas de 5 minutos a cada hora: também é recomendável que descanse os olhos aproximadamente a cada hora de trabalho. Não estamos falando de ir tomar um café ou dar uma volta (pois perderia muito tempo de trabalho) mas, simplesmente, ir buscar água ou ir ao banheiro será suficiente.

Estes são alguns truques que vale a pena incorporar durante as suas horas de trabalho se no seu trabalho você passa o tempo todo diante um PC.

Como relaxar os olhos - Passo 1
2

Mas é provável que sinta cansaço nos olhos ainda que não trabalhe com um computador. Tenha em conta que a nossa rotina está repleta de aparelhos eletrônicos que consultamos com muita frequência (a televisão, o computador, o celular, etc.) que fazem que nos canse a vista. Mas não é só isso, há outras atividades que podem produzir fadiga visual, como dirigir ou fazer esporte, por exemplo.

Assim, seja qual for a sua condição, recomendamos a você que nos dias nos quais tenha esta sensação, faça uma destas massagens relaxantes que ajudarão você a relaxar os olhos:

  • Pressão geral: Feche os olhos e apoie as palmas de suas mãos sobre eles colocando os dedos sobre a testa. Nesta posição terá que aplicar um pouco de pressão, sem forçar, e manter esta posição durante uns 3 minutos. Recomenda-se, sobretudo que esteja deitado e em um ambiente tranquilo para conseguir o máximo relaxamento.
  • Massagem no globo ocular: Para fazer esta massagem terá que passar a ponta do dedo indicador pela zona que vai do extremo superior do nariz, arqueando a sobrancelha e terminando na zona mais saliente do olho. Pressione com suavidade e realize movimentos circulares para conseguir relaxar o músculo.

Se costuma sofrer de coceira nos olhos, recomendamos a você que leia o nosso artigo no qual propomos remédios caseiros para a coceira nos olhos.

Como relaxar os olhos - Passo 2
3

Mas, além de massagens, também existe uma série de exercícios oculares que estão pensados para relaxar o músculo e conseguir aliviar a tensão que tenha se acumulado na zona. A seguir, revelamos a você 3 exercícios que certamente ajudam a relaxar a vista:

  • Exercício das quatro direções: tem que se sentar em uma cadeira e dirigir o olhar para o ponto mais longe que puder. Agora, terá que dirigir a vista para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita de forma pausada. Repita 3 vezes.
  • Exercício de acomodação: ponha o dedo indicador à altura dos seus olhos de forma perpendicular ao cotovelo. Depois, terá que colocar o indicador da outra mão por trás do direito com uma distância de uns 15 centímetros. O exercício consiste em ir trocando a vista olhando primeiro um dedo e depois o outro de maneira tranquila. Faça o exercício durante 1 minuto.
  • Exercício de perto e longe: terá que pôr o dedo indicador mesmo em frente de seus olhos e ir afastando-o lentamente até não conseguir mais. Depois, terá que ir aproximando-o progressivamente ao seu rosto até que esteja a uns 5 centímetros (aprox.) de seus olhos..
Como relaxar os olhos - Passo 3
4

Os exercícios que acabamos de explicar são muito bons para relaxar os olhos, mas também é importante que conheça alguns métodos que ajudarão a prevenir o desconforto e conseguir que os seus olhos não se cansem demais durante o decorrer do dia. Tome nota destas medidas preventivas com as quais conseguirá melhorar a sua saúde ocular:

  • Se você usa óculos, além das massagens que comentamos anteriormente, também se recomenda massagear a zona da ponte já que é onde diariamente temos uma pressão devido aos óculos.
  • A melhor forma de ter a vista relaxada é dormir pelo menos 8 horas por dia já que o olho, assim como qualquer outro órgão, precisa descansar para se recuperar.
  • Também é importante que, antes de ir dormir, demaquile os olhos pois os produtos químicos que podem conter os produtos de beleza podem provocar vermelhidão e inchaço.
  • Nos dias mais ensolarados ou durante a época de verão, também se recomenda proteger os olhos com óculos de sol que tenham filtro ultravioleta.
  • A iluminação também é essencial para que seu olho trabalhe em ótimas condições. Assim, se vai ler um livro, tente ter luz suficiente para que esteja cômodo, o mesmo quando está à frente do computador.

Em umComo damos a você uma série de conselhos a respeito de como cuidar dos olhos cansados.

Como relaxar os olhos - Passo 4

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como relaxar os olhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como relaxar os olhos
1 de 5
Como relaxar os olhos

Voltar ao topo da página