Medicamento Omeprazol

Alternativas naturais ao Omeprazol

Alternativas naturais ao Omeprazol

Se costuma ter acidez estomacal e quer tratá-la com remédios naturais, neste artigo de umComo revelamos a você as alternativas naturais ao Omeprazol. Este medicamento é um antiácido potente que inibe a bomba de prótons, trabalhando perfeitamente para aliviar a acidez estomacal e prevenir que apareçam os refluxos gástricos; no entanto, abusar de um medicamento nunca é bom, e por isso neste artigo vamos explicar para você como pode substituir o Omeprazol e consumir ingredientes naturais ao invés deste medicamento.

Também lhe pode interessar: Alternativas naturais ao Viagra

Passos a seguir:

1

Quando os líquidos do estômago não digerem bem os alimentos, voltam ao esôfago causando o famoso refluxo gástrico que é o responsável pela sensação de ardor no estômago. Os sintomas costumam ser o aparecimento de arrotos, a sensação de ardor na área do estômago, mal-estar, náuseas, vômitos, e nos casos mais severos, podem até provocar febre.

Para aliviar estes sintomas, existem medicamentos tradicionais como o Omeprazol que podem ajudar a diminuir a sensação de mal-estar. No entanto, abusar muito desde remédio pode ser prejudicial; por isso é importante que conheça tanto as alternativas ao Omeprazol como alguns conselhos que ajudarão a prevenir a acidez.

Alternativas naturais ao Omeprazol - Passo 1
2

A primeira alternativa natural ao Omeprazol que recomendamos é o vinagre de maçã. Para que funcione corretamente como inibidor da acidez estomacal, recomenda-se comprar um vinagre ecológico ou orgânico já que não terá componentes químicos nem aditivos. É um remédio que funciona de forma imediata para aliviar o ardor de estômago e pode ser tomado diretamente misturando 1 colher de sopa de vinagre de maçã com um pouco de água.

Alternativas naturais ao Omeprazol - Passo 2
3

O bicarbonato de sódio também é um bom substituto do Omeprazol já que funciona como antiácido natural que elimina a dor e a acidez; no entanto, este remédio caseiro é contraindicado para pessoas hipertensas ou que precisam seguir uma dieta pobre em sódio.

Para tomar este remédio você só tem que dissolver uma colher de sopa deste bicarbonato em um copo de água e tomar imediatamente; recomenda-se que seja antes de que apareçam as bolhas na água.

Alternativas naturais ao Omeprazol - Passo 3
4

O suco de aloe vera também trabalha muito bem para tratar a acidez estomacal já que esta planta ajuda a melhorar a digestão dos alimentos evitando, assim, o aparecimento dos refluxos. Para fazer este suco você precisa de:

  • 2 folhas de aloe vera natural.
  • 150 ml de água.
  • 1 colher de chá de mel (opcional).

Neste artigo de umComo contamos a você, passo a passo, como fazer suco de aloe vera para poder, assim, aproveitar os seus benefícios como alternativa ao Omeprazol.

Alternativas naturais ao Omeprazol - Passo 4
5

Beber água com limão em jejum pode ser, também, um remédio natural perfeito para ardores de estômago. Tomar um copo de água com o suco de um limão espremido assim que se levantar regula a acidez do estômago protegendo-o, assim, durante o dia todo. Para que seu efeito seja mais poderoso, é recomendável tomar a água com limão recém espremido assim que acordar. Além de aliviar o refluxo gástrico, existem outros benefícios ao beber água com limão em jejum.

Alternativas naturais ao Omeprazol - Passo 5
6

Incorporar diariamente em sua dieta alimentos ricos em glutamina também reduz o ácido do estômago porque se trata de um nutriente com uma forte capacidade anti-inflamatória. Você pode encontrar glutamina em alimentos como lácteos, carnes vermelhas, frutos secos ou espinafres; portanto, faça o seu cardápio incluindo estes alimentos no seu dia a dia para reduzir a acidez do estômago de forma natural. Em umComo contamos a você como tomar glutamina.

Alternativas naturais ao Omeprazol - Passo 6
7

A raiz de alcaçuz é um alimento perfeito como substituto do Omeprazol porque cria uma espécie de gel protetor no estômago ajudando a protegê-lo da acidez. A melhor forma de tomar alcaçuz é através de uma infusão natural, tomando uma cada dia junto com o café da manhã para ter o seu estômago perfeitamente preparado para o resto do dia.

Alternativas naturais ao Omeprazol - Passo 7
Imagem: elcuerpo.es
8

No entanto, é importante que saiba como evitar o aparecimento de acidez estomacal já que, a não ser que tenha úlcera, é possível fazer isso com algumas mudanças simples em seus hábitos. A seguir, damos alguns conselhos para eliminar o ardor estomacal da sua vida:

  • Aposte em uma alimentação saudável e pobre em gorduras com abundância de frutas e verduras.
  • Deixe de lado os alimentos e açúcares processados porque desequilibram as bactérias do estômago facilitando o aparecimento de acidez.
  • Mastigue muito bem os alimentos para conseguir que a sua digestão seja mais fácil e que o refluxo não apareça.
  • Tome uma infusão de alcaçuz ou de aloe vera por dia para contribuir para o bom funcionamento do seu estômago.
  • Tome um iogurte todos os dias para ingerir um alimento rico em glutamina todos os dias e fazer um lanchinho bem mais saudável do que um sanduíche ou um pedaço de bolo ou doce.
Alternativas naturais ao Omeprazol - Passo 8

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alternativas naturais ao Omeprazol, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
Lucca
Alcaçuz tem glirricina que causa problema na tieróide e a versão sem ela não existe no país
Marisa Borges
Ola, posso usar cha de gengibre para combater o refluxo?
oémia Santos
Há mais de 15 anos que tomo omeprazol,tenho hernia do hiato, sofro de intestino irritável, tenho uma diverticulose e sofro duma trigonite. Quando esqueço de tomar o omeprazol. começo logo a ter ardor no estômago que ( parece impossível) para alem de começar com refluxo,começo tambem a ter sintomas de princípio de cistite. Acha que estes medicamentos naturais me substituiriam o omeprazol? Obrigada Noémia PS.tenho86 anos......
Jaime Sagrilo
posso substituir omeprazol por um produto natural ? obrigado
M.Augusta
Pode substituir por Betaina
Margarete Maria Hidalgo
Bom dia. Desejo receber alternativas naturais de omeprazol. obrigada
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Margarete! Conferiu as dicas do texto?
Isabel Aleixo
Tenho hernia do hiato . No. estômago. .gostaria de saber se os vossos conselhos também se aplicam no meu caso.Visto que me foi receitado omeprazol para sempre .Mas como sei que faz. Mal queria um substituto natural. Obrigado.
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Isabel!

Recomendo que você confira esse artigo que explica como tratar a hérnia de hiato de forma natural: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-tratar-a-hernia-de-hiato-de-forma-natural-11432.html
A sua avaliação:
SILVIO JR
Muito bom o texto,estarei buscando alternativas pois busco eliminar o medicamento....
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Silvio! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Adelaide
Muito interessante vou adotar algumas alternativas e tenho certeza será melhor que o omeprazol, pois faz muito tempo que faço uso deste medicamento.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Adelaide! Que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Darci
Muito interessante e eficiente. Parabéns pelo artigo!!! Segui as dicas e a melhora foi praticamente imediata. Obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Darci! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e feedback :) Continue acompanhando a nossa página!
Joel Eibeiro
Faço uso do omeprezol e não tenho visto resultado eficaz, uma vez que, tenho que tomá-lo em um período grande e, assim que termino a fase do tratamento volto a ter refluxo. Cabe salientar que o uso que faço é com prescrição médica. Achei interessante as informações de vocês. Vou levar as informações que obtive ao médico ao qual me trato, para ver o que ele me diz. Muito obrigado por relevantes informações.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Joel, que bom saber que as informações foram importantes para você. Espero que junto do seu médico você consiga achar uma solução. Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Teresa
EU ja tomo omeprazol sera que posso tomar tambem o oleo Vera em jel
João Batista costa
Ja faz dez anos que eu tomo pantoprazol de de 40 mg e estou me sentindo muito bem quando eu nao tomo esse medicamento e refluxo aparece. Dizem que e prejudicial para os ossos, e verdade.
maria
oha amio com certeza e muito prejudicia mesmo acredite , eu tambem tomava e o dr lair ribeiro sempre aa pantoprazo e um veneno pro nosso corpo, passei a tomar aua morna com imao tds os dias e to muito bem.
Imagem: elcuerpo.es
1 de 9
Alternativas naturais ao Omeprazol