Partilhar
Partilhar em:

Como tratar a garganta inflamada

Passo a passo
Dificuldade: Baixa
Avaliação: 4,8 (7198 votos)
45 comentários
292 vezes partilhado
 
Como tratar a garganta inflamada
Fonte: pontovida.com.br

Uma inflamação é nem mais nem menos que uma reação do organismo perante uma infeção ou lesão dos tecidos do corpo. Várias condições podem levar a uma inflamação na garganta, entre as mais comuns encontramos a gripe ou resfriado, laringite, faringite, amigdalite, mononucleose e parotidite infecciosa (papeira). O ar seco do inverno e o frio do ar condicionado são condições que propiciam o aparecimento de inflamação na garganta. Apesar da garganta inflamada ser uma condição bastante incômoda é de fácil tratamento. Se sofre de garganta inflamada, de seguida em umComo vamos lhe explicar como tratar a garganta inflamada.

Também lhe pode interessar: Como tratar a úvula inflamada
1

Antes de iniciar qualquer tratamento, deve ser primeiro diagnosticado por um médico. Mas, para que fique a saber a garganta inflamada tem como sintomas dor na garganta, que é mais evidente ao engolir saliva ou comida, tosse seca que pode ser causada pelo simples ato de respirar, febre alta ou baixa, sensação incômoda na garganta, vermelhidão na garganta e halitose, que muitas vezes passa despercebida para quem sofre de garganta inflamada mas não para quem convive com a pessoa.

2

Em grande parte das inflamações que tenham sido arrastadas sem consulta médica ou outro tipo de tratamento natural podem agravar ligeiramente. Caso isso aconteça é aconselhável consultar o seu médico para que ele lhe possa prescrever um antibiótico, se necessário. Sendo mais eficaz para eliminar o pus da infecção, gânglios inflamados e as dores fortes na garganta.

3

Caso lhe seja diagnosticada inflamação na garganta, é comum o médico receitar um dos seguintes medicamentos, que são os mais usados:

Vale lembrar que, estes medicamentos só poderão ser usados sob prescrição do seu médico e seguindo as suas indicações quanto à sua posologia.

4

Para além disso e, enquanto espera por uma consulta com o seu médico, existem alguns remédios caseiros que poderá utilizar para tratar a garganta inflamada. Um deles consiste em fazer gargarejos com bicarbonato, basta misturar meia colher de chá de bicarbonato, com meia colher de chá de sal e uma xícara de água morna e utilizar a solução para gargarejar. Deve testar primeiro a temperatura da mistura antes de utilizar. Pode fazer este remédio caseiro duas vezes por dia para conseguir aliviar a dor, o incômodo e prevenir infeções.

5

Outro dos remédios caseiros que pode utilizar para tratar a garganta inflamada é fazendo gargarejos com água morna e sal. Para isso, deverá misturar em uma xícara de água morna meia colher de chá de sal. Depois incline a cabeça para trás e gargareje durante cerca de 30 segundos e cuspa, pode fazer este procedimento de duas vezes ao dia. O sal é útil para esta condição pois ele ajuda a diminuir o inchaço das células da mucosa.

Fonte: dicaatual.com
6

Uma excelente forma de aliviar as dores e os desconfortos originados devido à garganta inflamada é o mel com limão. Para preparar este remédio caseiro, deverá misturar uma colher de chá de mel, com 1/2 xícara de água quente e uma colher de chá de suco de limão. Misture tudo muito bem, leve ao microondas durante um minuto e beba esta mistura. O mel possui muitas propriedades benéficas para a nossa saúde, sendo que uma delas é ajudar a aliviar a dor de garganta.

7

O chá de gengibre é um ótimo remédio caseiro para tratar a garganta inflamada, uma vez que possui propriedades anti-inflamatórias. Para preparar o chá ferva cerca de 2 cm de gengibre cortado às rodelas. Depois de ferver, desligue o fogo e adicione um pau de canela. Tape a mistura por cerca de 10 minutos. Após esse tempo, coe o chá e adoce com mel. Pode beber este chá duas vezes ao dia e o ideal é tomar o chá logo após ser feito. Vale lembrar que o gengibre conta com algumas contraindicações, por isso não deixe de consultar o nosso artigo para saber quais são.

8

A sálvia também é uma planta que pode ser utilizada para fazer gargarejos para tratar a garganta inflamada. Para isso, deverá ferver uma xícara de água e juntar duas colheres de chá de folhas de sálvia. Depois deixe repousar por cerca de 20 minutos, adicione uma pitada e sal e faça o gargarejo.

9

Para além destes remédios caseiros também é importante prestar atenção à sua alimentação. É extremamente importante manter-se sempre bem hidratado, por isso ingira muitos líquidos ao longo do dia. Opte por alimentos moles e suaves, que sejam fáceis de engolir e não causem um maior desconforto à sua garganta. Não force a voz e tente não respirar pela boa. E se fumar, tente não o fazer durante o tempo que tiver a garganta inflamada.

10

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como tratar a garganta inflamada, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Se a inflamação não começar a passar o melhor é consultar um médico para um tratamento à base de medicamentos.
  • É importante repousar ao máximo, pois com ajuda do descanso também vai recuperar as defesas do organismo e acelerar o processo de cura.
Relacionados
Comentários (45)

Escrever comentário sobre Como tratar a garganta inflamada

Muito útil
45 comentários
Juliana
Sua avaliação:
Estou com garganta inflamada mais eu acho que estar com pus já fiz de tudo mais não melhora
Naiane
Gostei muito das dicas obrigado
Editor umComo.com.br
Oi Naiane! Que bom saber que as dicas foram do seu agrado :) Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Thábata
É muito bom fazer o gargarejo com casca de romã, ela sequinha coloca a casca no como de aguá e deixa ficar bem amarelinha depois já pode fazer o gargarejo!!
Editor umComo.com.br
Oi Thábata! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Ricardo Ribeiro Rodrigues
Ótimas dicas muito me ajudaram.
Antônio Carlos
Parabéns ! Um belo artigo no qual mim proporcionou grandes conhecimentos. Deus os abençoe.
Editor umComo.com.br
Oi Antônio! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Sara
é bom alho e gengibre ... melhora num instante
Editor umComo.com.br
Oi Sara! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
maria marcia soares diogo
Foi de grande valia este artigo, pois vivo c a garganta inflamada e acabo de passar por um processo c antibiótico, amoxicilina. Obrigada.
Editor umComo.com.br
Oi Maria, que bom saber que as informações foram úteis para você. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Evandro
Com relação ao bicarbonato, tem que ser bicarbonato de sódio? O de amônio por exemplo, serve?
Adriana
Olhá boa tarde! Meu filho tem 2 anos e todo mês a garganta dele inflama,tem febre muito alta e só melhora com antibióticos, o que pode ser? Como tratar esse problema?mi ajude por favor.obrigado
Robson
Éh... Embora eu não tenha tais ingredientes, o negócio de água com sal deu certo pra mim. Diminuio a inflamação até.
Editor umComo.com.br
Oi Robson, que bom saber que deu certo! Muito obrigada pelo comentário :)

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
Top 10
Tratamentos de Pele
Como tratar a garganta inflamada
Fonte: pontovida.com.br
Fonte: dicaatual.com
1 de 6
Como tratar a garganta inflamada