Eliminar os Piolhos

Como usar o óleo da árvore do chá para os piolhos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar o óleo da árvore do chá para os piolhos
Imagem: sobrebeleza.com

Os piolhos são esses parasitas minúsculos que contagiam facilmente a cabeça, principalmente a das crianças, causando uma forte coceira e irritação em todo o couro cabeludo. Para evitar sua transmissão é imprescindível detectá-los o quanto antes e começar a usar um tratamento específico que garanta a eliminação completa de todas as lêndeas e piolhos grudados no cabelo. Apesar de no mercado existirem muitos produtos e loções para isso, também é possível lutar contra os piolhos usando complementos naturais eficientes para isso e que não ressequem tanto a pele da cabeça. No seguinte artigo de umComo, mostramos a você um deles indicando como usar o óleo da árvore do chá para os piolhos.

Também lhe pode interessar: Como fazer repelente para piolhos

Passos a seguir:

1

O óleo da árvore do chá é um produto natural muito apreciado na cosmética capilar pois regula a atividade das glândulas sebáceas (algo ideal para cabelos oleosos), ajuda a combater a caspa e a coceira no couro cabeludo. Mas, principalmente, destaca-se pela sua grande capacidade para prevenir a infestação de piolhos e favorecer a eliminação destes parasitas de forma completamente natural. Ao aplicar sobre o cabelo, o óleo da árvore do chá consegue que as lêndeas se desprendam do cabelo, facilitando a posterior extração com um pente fino específico para retirar as lêndeas e os piolhos.

Como usar o óleo da árvore do chá para os piolhos - Passo 1
2

Você pode adquirir este produto tanto em farmácias como em ervanárias, e então, antes de usar o óleo da árvore do chá para os piolhos é fundamental realizar um pequeno teste na pele para comprovar que a pessoa não tem nenhum tipo de reação alérgica. Caso contrário, deverá restringir seu uso e optar por outro método para tirar os piolhos; você pode ver alguns dos mais eficientes no artigo Como eliminar piolhos e lêndeas com produtos caseiros.

3

Para eliminar os piolhos com óleo da árvore do chá, uma boa forma de fazer isso é diluir umas 10 gotas deste produto em um pouco de água realizando a mistura em um frasco tipo spray. Quando estiver pronta, agite bem e pulverize sobre o cabelo de maneira uniforme, prestando mais atenção na área da nuca e atrás das orelhas, para que todas as mechas fiquem impregnadas por este líquido. Prenda o cabelo, coloque uma touca de plástico e deixe atuar durante pelo menos 30 minutos. Após este tempo é aconselhável lavar o cabelo com um xampu específico para matar estes parasitas e, com um pente fino, começar a retirar todas as lêndeas e piolhos existentes.

Como usar o óleo da árvore do chá para os piolhos - Passo 3
4

Além do método anterior, também é possível acrescentar 5 ou 6 gotas de óleo da árvore do chá no xampu habitual e lavar o cabelo com esta mistura; assim como adicioná-lo ao condicionador e deixá-lo atuar por alguns minutos. É aconselhável lavar o cabelo com esta solução umas 3 ou 4 vezes por semana até que a infestação de piolhos desapareça e o cabelo volte a recuperar a sua saúde. Estas simples medidas também podem servir como tratamento preventivo para evitar que os piolhos voltem a invadir o cabelo depois de conseguir se desfazer deles.

5

Não se esqueça que o óleo de árvore de chá é uma solução natural para eliminar os piolhos e é possível que não seja suficiente para acabar completamente com estes incômodos e desconfortáveis parasitas, por isso aconselhamos usá-lo como complemento de algum dos tratamentos comerciais que pode adquirir para isso nas farmácias.

6

Se estiver interessado em elaborar em casa os seus próprios repelentes para piolhos, não perca as ótimas receitas que mostramos a você no artigo Como fazer repelente para piolhos, são ideais para manter estes parasitas afastados do seu cabelo.

Como usar o óleo da árvore do chá para os piolhos - Passo 6
Imagem: otramedicina.imujer.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o óleo da árvore do chá para os piolhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: sobrebeleza.com
Imagem: otramedicina.imujer.com
1 de 4
Como usar o óleo da árvore do chá para os piolhos