PARTILHAR

Por que os homens têm pomo-de-adão

Por que os homens têm pomo-de-adão
Imagem: robpattinsonscene.com

O pomo-de-adão, conhecido também como noz ou maçã-de-adão, é uma protuberância que os homens têm na garganta e que costuma ser visível a olho nu, um sinal característico que só o sexo masculino apresenta. Segundo o cristianismo, sua presença é devida a uma marca deixada por um pedaço da maçã que Adão mordeu e que o levou para fora do paraíso com Eva, um sinal masculino como lembrança do pecado original. É claro que esta é uma simples mitologia, então por que os homens têm pomo-de-adão e qual é a sua função? Em umComo.com.br revelamos a você.

Também lhe pode interessar: Por que os homens têm mamilos
Passos a seguir:
1

A maçã-de-adão encontra-se por cima da glândula tireoide, na área da laringe. Trata-se de uma protuberância de cartilagem conhecida como cartilagem tireoide, a maior cartilagem da laringe. Sua função é proteger a laringe e também as cordas vocais. Ambos os sexos possuem a cartilagem tireoide, mas só no caso dos homens é evidente e conhecida como maçã-de-adão, sendo visível só de olhar.

Então qual é a razão para que isso seja assim?

2

A maçã-de-adão aparece durante a adolescência dos meninos, no momento em que todas as mudanças hormonais começam a acontecer. É conhecida cientificamente pelo nome de proeminência laríngea e sua presença tão marcada é devida à testosterona, o hormônio masculino, que ao ser segregado durante a puberdade causa o crescimento desta parte do corpo, fazendo desta protuberância uma característica masculina.

3

A maçã-de-adão pode aparecer de forma repentina na laringe dos adolescentes. Com ela, costumam acontecer mudanças como o engrossamento da voz tão típica nos garotos. Sua presença é totalmente de caráter hormonal, e seu tamanho vem dado também pelos hormônios.

4

A cartilagem tireoide é formada por duas lâminas que se unem: estas lâminas são as que dão origem ao caroço. A curiosidade é que as mulheres também têm esta cartilagem, mas neste caso essa união é de 120º e por isso não dá para ver, enquanto nos homens a proeminência laríngea se une a 90º fazendo com que se destaque a simples vista.

5

Esta é a razão para que os homens tenham pomo-de-adão, interessante não?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os homens têm pomo-de-adão, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
matehus
tenho 14 anos tenho so magro tenho um pomo de adao grande aparece muito faço academia conforme eu vo creçendo o tamanho dele vai diminuir ou vai fica igual
Marcos Castro
Quem disse que o Cristianismo alega que Adão comeu uma maçã? a história da tentação, contada em Gênesis 3, não faz qualquer referência a uma maçã. Menciona simplesmente o “fruto da árvore que está no meio do jardim” (Gn 3.3). O fruto é chamado de o “fruto da árvore” (isto é, a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal), e nem os frutos nem a árvore são identificados por espécie. Então é melhor pesquisarem antes de publicarem uma matéria citando o que a maioria dos Cristãos dizem.
Por que os homens têm pomo-de-adão
Imagem: robpattinsonscene.com
Por que os homens têm pomo-de-adão

Voltar ao topo da página ↑