Estrogênios

Quais são os sintomas da falta de estrogênios

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 15 fevereiro 2021
Quais são os sintomas da falta de estrogênios

Os estrogênios são os hormônios femininos por excelência, cumprindo um importante papel em nosso organismo do ponto de vista reprodutivo, ao regular o ciclo menstrual. Sua diminuição marca o início da menopausa ou o fim da etapa reprodutiva, que se caracteriza por importantes alterações físicas e psicológicas, ainda que existam outras razões pelas quais seus níveis poderiam diminuir. Você sabe quais são os sinais de sua ausência? Em umComo.com.br explicamos a você quais são os sintomas da falta de estrogênios.

Passos a seguir:
1

Os estrogênios são os responsáveis por regular o ciclo menstrual feminino, permitindo que o mesmo funcione de forma adequada e que se cumpram na perfeição processos como a ovulação e a menstruação. Além disso, cumprem uma função importante nos níveis de desejo sexual, pelo que quando os mesmos se encontram baixos é normal que a mulher tenha também a libido baixa.

2

Mas esta não é a única função dos estrogênios, estes hormônios, além disso:

  • Mantêm os adequados níveis de cálcio permitindo-nos contar com um esqueleto forte ao evitar que este mineral saia dos ossos.
  • Afetam a metabolização das gorduras e dos níveis de colesterol, mantendo-os em um nível adequado.
  • Determinam a forma na qual a gordura é distribuída em nosso corpo, dando-nos as características formas femininas.
3

O processo mais comum que conduz à falta de estrogênios é a menopausa, uma etapa na qual o ciclo reprodutivo chega a seu fim. No entanto, esta não é a única causa que pode levar à redução deste hormônio, outras condições como o excesso de exercício físico, a má nutrição, a presença de transtornos alimentares como a anorexia ou algum tipo de condição que afete os ovários podem conduzir também à diminuição deste hormônio.

4

Os sintomas da falta de estrogênios são:

  • Sufocos ou calores repentinos que se apresentam várias vezes ao dia.
  • Diminuição do desejo sexual.
  • Secura vaginal ou ausência de lubrificação, o que pode originar prurido e incômodos na zona íntima.
  • Mudanças bruscas de humor.
  • Problemas para pegar no sono ou dormir bem, já que este hormônio regula também a qualidade do nosso descanso.
  • Aumento de peso ou aumento da gordura localizada em zonas críticas. Maior dificuldade de perder peso.
  • Cansaço e maior presença de dores de cabeça.
  • Mudanças na pigmentação ou textura da pele, tornando-se menos suave.
  • Ciclo menstrual irregular ou ausente por longos períodos.

A falta de estrogênios além do mais aumenta a propensão a sofrer problemas comuns na menopausa como a osteoporose ou o aumento nos níveis de colesterol.

5

Se você desconfia que seu corpo está produzindo menos estrogênios, a recomendação é procurar seu ginecologista para saber se está entrando na menopausa ou se estes sintomas se devem a outra condição. Além disso, convidamos a consultar o nosso artigo sobre quais os alimentos que aumentam os estrogênios para conseguir soluções naturais que o ajudem a lidar com os sintomas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da falta de estrogênios, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Quais são os sintomas da falta de estrogênios