Partilhar
Partilhar em:

Como curar um esporão com remédios caseiros

Passo a passo
Avaliação: 4,7 (7807 votos)
158 comentários
1271 vezes partilhado

Um esporão se carateriza pelo aparecimento de uma protuberância óssea na sola do pé ou na região posterior do calcâneo, que costuma originar dor intensa a quem sofre dele. As causas mais comuns do aparecimento de esporões são as más posturas do pé, bem como o uso de calçado pouco adequado. Este problema ósseo costuma vir acompanhado de fascite plantar, que é o que gera dor especialmente ao caminhar, e é necessário visitar um médico para tratar o esporão. Ainda assim, para tentar reduzir a dor, em umComo.com.br explicamos-lhe como curar um esporão com remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a dor de um esporão
1

Se acredita que lhe apareceu um esporão no pé, a primeira coisa a fazer será visitar um médico ou um especialista para que o examine, confirme o diagnóstico e recomende o melhor tratamento sobre como remover um esporão. Não espere que a dor seja tão intensa que não lhe permita realizar atividades cotidianas, deve solicitar ajuda médica aos primeiros incômodos.

Fonte: asocae.org
2

Um dos tratamentos mais comuns dos esporões é o uso de palmilhas ortopédicas, que ajudam a diminuir a dor e a corrigir a calcificação óssea. Este tipo específico de palmilhas contam com uma zona mais mole na área do calcanhar, para amortizar a pisada e reduzir a dor no calcanhar, produzida pelo esporão.

Fonte: yoymitendinitis.blogspot.com
3

Ainda assim, será muito importante que reduza as atividades que supõem um esforço extra do pé e pressão no calcanhar, e consequentemente, no esporão. Desta forma, recomenda-se evitar a realização de atividades que causem muito impacto no osso calcâneo ou atividade física como por exemplo, correr.

4

Para reduzir a inflamação e a dor, pode colocar gelo no esporão. Mas nunca o deverá fazer diretamente sobre a pele, deve cobrir a bolsa de gelo com um pano ou gaze antes de a aplicar sobre a zona afetada. Além disso, também existem compressas frias feitas especialmente para este objetivo e que poderá guardar na geladeira depois do seu uso.

Fonte: aat-geriatria.com
5

Fazer alongamentos também lhe ajudará no tratamento do esporão, para assim reduzir e eliminar a dor. Existem exercícios indicados especificamente para estes casos que poderá praticar em casa, com a ajuda de elementos cotidianos como bolas de borracha, toalhas ou usando uma mesa. Para os conhecer em detalhe consulte o nosso artigo sobre quais são os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo.

6

Outra boa opção para tratar os esporões são as talas noturnas, em que o pé se mantém esticado e especialmente o conjunto da fáscia plantar. Não é um tratamento recomendado no início dos problemas no osso calcâneo, de maneira que deverá ser supervisionado por um fisioterapeuta ou médico especialista.

A pronação, um achatamento do arco do pé além do normal, é a causa mais comum do esporão no calcanhar. É importante que não confunda com pés chatos. Os sapatos que usa causam a pronação. Tire os sapatos e dobre-os, eles não devem dobrar no calcanhar, apenas na ponta dos pés. Se os seus sapatos se dobram atrás da bola do pés, mude de sapatos. Certifique-se de usar calçado com um bom suporte de arco e de apoio no geral.

7

É importante ter em conta que o esporão é mais comum em determinados tipos de pacientes, pelo que certos grupos deverão se cuidar ao máximo para evitar a sua formação devido à prática esportiva.

Por isso, será necessário que antes de realizar atividade física visite um podólogo para receber indicações se sofre de:

  • Pé cavo;
  • É supinador;
  • Tem sobrepeso;
  • Possui alguma lesão no calcanhar de Aquiles ou nos músculos da panturrilha.

Além disso, não se esqueça de realizar um adequado aquecimento antes de qualquer prática esportiva, isto irá ajudar-lhe a evitar lesões, incluindo o esporão.

8

Se sofre de um esporão calcâneo, é importante que estes artigos também lhe sejam úteis:

9

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como curar um esporão com remédios caseiros , recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Relacionados
Comentários (158)

Escrever comentário sobre Como curar um esporão com remédios caseiros

Muito útil
158 comentários
Heidi
Sua avaliação:
Gostaria de saber o que posso fazer para melhorar a dor no calcanhar onde tenho esporão? Obrigada pela atenção . Heidi
wilma alves
Sua avaliação:
gostaria de saber se o esporao calcaneu tambem poder causar dores no joelho , o que devo fazer para mim livrar dessas dores
Gladstone Aguiar Duarte
Sua avaliação:
SIMPATIA PARA ACABAR COM O ESPORÃO:- CONSIGA UMA FOLHA DE PALMA, ( FIGO DA INDIA ), COLOQUE-O NO CHÃO, E PONHA SEU PÉ SOBRE A FOLHA; DESENHE COM UMA CANETA, O CONTORNO DO SEU PÉ, SOBRE A FOLHA DE PALMA; E, RECORTE-A, E PENDURE-A, EM ALGUM LUGAR EM QUE NINGUÉM MECHA; E, QUE TAMBÉM NÃO CAIA. DEIXE-A ALI, ATÉ SECAR COMPLETAMENTE. SEU PÉ DEVERÁ ESTAR LIVRE DAS DORES DO ESPORÃO.
Celso da Luz Pinto
Sua avaliação:
Não aguento tanta dor.Estou em tratamento pela segunda vez.Sumiu após 3 anos retornou.Descuidei de calçados.Fiz ultra,RX,constatou-se assim agora dois e ainda com inflamações.Adoro dançar,danço mas sofro feliz e preciso encontrar a solução.Me ajudem pelo amor a Deus .Abraços.
Maria zelia dos santos
Sua avaliação:
não aguento mais meu pé com esse esporao
marialuciamoraessantana
Sua avaliação:
muito boa a reportagem.
agradeço p informações
vou procurar a palmilha
vou usar medicamentos adequados
valeu
Cecília
Sua avaliação:
Qual o remédio caseiro e tipo de sapato.
Sílvio Ferreira
Sua avaliação:
Gostaria de saber quais remédios caseiro seria indicado ( os ) para tratamento
mauricia maria
Gente eu não aguento mais de tanta dor no meu pé.se faço atividades físicas blz mas quando paro e o sangue esfria não tem pessoa que aguente o incomodo.eu não consigo deixar de fazer as minhas atividades físicas. Não sei o que fazer mais.
Josiclea
Qual é o remédio caseiro para esporão de galo
Benedita
Tenho muita dor no calcâneo, as vezes ferroadas.

Descubra vídeos interessantes
Manualidades Natal
luminárias
Experiências
Aulas de Zumba
Fonte: asocae.org
Fonte: yoymitendinitis.blogspot.com
Fonte: aat-geriatria.com
1 de 7