Outros Os rins

Qual é o tamanho normal dos rins

Qual é o tamanho normal dos rins

Os rins têm uma função primordial no nosso corpo, depurando as toxinas do organismo e filtrando o sangue com a finalidade de o limpar e conseguir um adequado funcionamento corporal. Cuidar dos rins é muito importante, por isso é necessário conhecer o seu funcionamento, tamanho normal e a forma como podemos evitar a sua deterioração. Assim sendo, o umComo.com.br explica-lhe qual é o tamanho normal dos rins e as razões porque convém mantê-los saudáveis.

Também lhe pode interessar: Como cuidar dos rins

Índice

  1. Qual é a função dos rins
  2. Qual é o tamanho normal dos rins
  3. Que condições afetam o tamanho dos rins
  4. Como cuidar dos rins

Qual é a função dos rins

Cada um de nós tem dois rins situados de cada lado da coluna vertebral. Estes órgãos são os encarregados de depurar o nosso corpo através de um complexo processo em que o sangue se filtra para expelir através da urina substâncias como o ácido úrico, a ureia ou os nutrientes e minerais que recebemos em excesso e que não precisamos.

Para melhorar o funcionamento dos rins é importante ingerir água diariamente em uma boa quantidade, além de ter uma alimentação e hábitos saudáveis para impedir que estes órgãos tenham que se esforçar demasiado no processo de limpeza do sangue.

Qual é o tamanho normal dos rins

A ecografia é o exame através do qual podemos observar a medida destes órgãos e certificarmo-nos de que é a adequada. O tamanho normal dos rins de um adulto oscila entre os 9 e os 12 centímetros, alguns especialistas indicam que é muito similar ao tamanho de um punho.

Algumas condições podem afetar a medida destes órgãos, alertando o nosso médico de que algo está acontecendo.

Que condições afetam o tamanho dos rins

Entre as condições que afetam o tamanho dos rins encontram-se:

  • A pielonefrite: consiste em uma infecção bacteriana no rim que origina inflamação.
  • Glomerulonefrite: inflamação dos glomérulos devido a uma infecção.
  • Nefrite: inflamação destes órgãos produzida por uma infecção.

Se depois de um exame médico se determina a inflamação de um ou de ambos os rins, será necessária a realização de diversos exames médicos para determinar a causa desta condição e o tratamento adequado.

Como cuidar dos rins

Cuidas dos nossos rins é fundamental para garantir a saúde do nosso organismo e evitar assim condições como os cálculos renais ou a insuficiência renal. Por isso o umComo convida-o a consultar o nosso artigo com conselhos para cuidar dos rins e garantir assim o seu total bem-estar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o tamanho normal dos rins, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Edison Luiz de Oliveira
Fiz em 28/10/19 ultrassonografia dos rins e vias urinárias e obtive: RIM DIREITO--> Eutópico, de dimensões normais, forma anatômica, contornos regulares e boa mobilidade. Dimensões: 73x61x111. Parênquima medindo 19 mm. RIM ESQUERDO --> Eutópico, de dimensões normais, forma anatômica, contornos regulares e boa mobilidade. Dimensões: 107x60x53 mm. Parênquima medindo 19 mm. BEXIGA --> Com boa repleção, de forma anatômica, parede fina e regular. Conteúdo de asspecto límpido. É o relato
Monica Damasio
Bom dia pode me tirar uma duvida ,meu rim direito deu 11,0 cm Parenquima renal 1,3 cm rim esquerdo 10,0cm parenquima renak 1,5cm e normal e deu ausencia de liquido livre na cavidade abdominal e de coleções patologicas .pode me responder ...obrigada
Lilian anjelica caldas de souza
Estou com cisto nos risco quero saber se doi muito
elisabete alves madeira
Boa tarde gostaria de saber se e normal o tamanho dos rins. Meu RIM direito mede 105 e o esquerdo medi 107.
Marli Silveira Berto
Desde o ano 2000 venho através de médicos e exames,cisto renal nos dois rins. No rins direito , o cisto mede 8 cm no maior eixo axial No esquerdo mede cerca de 9 cm no maior eixo exial O terceiro maior cisto no terço superior do rins esquerdo , mede 4,0 cm. Não há cálculos ou hidronefrose. Agora , meu médico por enquanto não quer fazer nada. Começou com o tamanho de um grão de arroz em 2000. Sinto dores qdo por ex..O lençol da cama que estou dormindo , ele dobre ou amontoa,Eu acordo desesperada de tantas dores nos rins. Roupas apertada , tipo , cós de calça, cintos. Preciso de orientações. Grande abraço
Daniela
Não significa nada o cisto, nem interfere no rim ou cousa dor,só é retirado se for caracterizado como maligno, mas é outras caracteristicas e não de cisto simples
Adriana Thomé Gomes
O que pode ser feito quando um rim ectopico não tem seu tamanho e funcionamento normal?
Lucimar Rodrigues dos Santos
Tenho cálculos de 5mm, preciso fazer cirurgia? Ou corro risco de perder os rins
Kelly
Toma cloreto de magnésio... o meu saiu..ia precisar operar...
marcia luisa wege
tenho dois calculos de mais de dois centimetros no rim direito, não tenho convenio,posso perder o rim
maria
meu rin esquerdo medida 12,60cmxant.pos;6,16cmxtransv;8,04cm volume 324,50 cm3 estou muito preocupada,,,pode me ajudar,,,,?
Eloir Antonio Barbosa
O meu Rim Direito, o diâmetro longitudinal: 84mm, e o Esquerdo, o diâmetro longitudinal: 108mm. O rim direito sendo menor que o esquerdo. Isso pode causar algum problema?
Qual é o tamanho normal dos rins