As infecções uterinas

9 sinais que indicam problemas no útero

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 9 janeiro 2018
9 sinais que indicam problemas no útero

Existem diferentes problemas que podem afetar o útero, entre eles, é possível citar a cervicite, a adenomiose, os miomas, o pólipo uterino e o câncer do colo do útero. Todos eles apresentam sintomas semelhantes e embora apenas um médico especialista possa confirmar a doença, é importante saber quais são os 9 sinais que indicam problemas no útero para buscar ajuda médica o quanto antes. Para identificá-los, veja as informações que o umComo.com.br tem para dar a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Quais os sintomas de infecção no útero

Passos a seguir:

1

Entre os sinais que indicam problemas no útero um bastante presente nas doenças que afetam esse órgão é o corrimento anormal, por isso, ganha a primeira posição da lista. Embora seja comum sair um pouco de secreção da vagina, inclusive, em alguns períodos, como o da ovulação, quando ele recebe cores diferentes do usual, como o verde, o amarelo, o castanho e mesmo a branca, pode representar algum problema. Além disso, o corrimento que indica doenças costuma ainda ter um mau cheiro forte.

9 sinais que indicam problemas no útero - Passo 1
2

Outros sinais típicos de algumas doenças no útero aparecem sempre juntos, como é o caso da cólica forte e do sangramento (não por causa da menstruação). Por isso, esses são o segundo e terceiro sintomas da lista. Além disso, mesmo a ausência de menstruação é sinal de que alguma coisa está errada, dessa forma, sendo o quarto sinal que merece atenção das mulheres. Mudanças no fluxo sempre são motivos de atenção. Na quinta posição estão os incômodos na vagina, os quais podem se manifestar por meio de inchaço, coceira e/ou vermelhidão na região.

3

As dores também são sinais típicos de problema no útero, inclusive, a dor na barriga (entre a área pubiana e o umbigo), sendo esse o sexto sinal da lista. Essa dor pode se assemelhar a um tipo de pressão no local. A dor durante o sexo também é comum, ou mesmo logo após o contato íntimo, sendo esse o sétimo sinal de que existe algo de errado e, por isso, é urgente consultar com o seu médico. Quando indica problema no útero, a dor durante o ato sexual vem do órgão, porém, mesmo dor devido à penetração exige atenção.

Dica: Saiba mais sobre este tema no artigo Pontadas no útero, o que pode ser?

9 sinais que indicam problemas no útero - Passo 3
4

A dor nas costas é outro indício de doença no útero, inclusive, quando ela acompanha o aumento de volume do abdômen, ficando assim na oitavo posição. Por fim, o sintoma que fecha essa lista é o nono, que consiste na vontade de urinar de maneira frequente. Esses sintomas também podem indicar infecções no sistema reprodutivo, bem como doenças sexualmente transmissíveis. De qualquer forma, independente da razão a melhor forma de evitar que os sintomas progridam é consultando o especialista para fazer o diagnostico e iniciar o tratamento adequado. Quando não tratado, a mulher pode sofrer com problemas de fertilidade posteriores e mesmo gravidez ectópica (quando o óvulo fecundado se implanta fora do útero).

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 9 sinais que indicam problemas no útero, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Rosangela ribeiro
É normal a mulher nao ter nenhum tipo de secreção. Ser totalmente seca.pq na adolescência eu tinha.mas com 30 anos não tem mais nada?
1 de 3
9 sinais que indicam problemas no útero