Partilhar

Como tratar uma ferida no útero

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar uma ferida no útero
Imagem: billericayphysiotherapy.co.uk

Está procurando saber como tratar uma ferida no útero? Neste artigo de umComo vamos explicar para você tudo o que precisa de saber. A ferida no colo do útero, cientificamente chamada de ectopia cervical, pode ocorrer mesmo sem se ter iniciado uma vida sexual e pode acontecer em mulheres de qualquer idade. A ectopia cervical consiste na exposição ao meio vaginal de uma parte da pele que reveste o canal endocervical. É como se uma parte deste tecido delicado se virasse para fora, ficando com uma aparência irregular e avermelhada, daí se usar o nome de ferida no útero.

Também lhe pode interessar: Como tratar os pólipos no útero

Sintomas ferida no útero

Em alguns casos a ferida no útero pode não apresentar sintomas e, só é diagnosticada através do exame Papanicolau. Por isso, é tão importante a realização do exame Papanicolau com alguma frequência para prevenir esta e outras doenças, mesmo que ainda não se tenha iniciado uma vida sexual. Quando os sintomas da ferida no útero estão presentes, eles podem ser os seguintes:

  • Sangramento vaginal após a relação sexual;
  • Coceira e ardor ao urinar;
  • Dores ou desconforto na região pélvica;
  • Corrimento vaginal esverdeado, branco ou amarelado;
  • Resíduos na calcinha.

Perante a presença de algum destes sintomas, deverá consultar o seu médico ou ginecologista para que seja feito o diagnóstico através do exame Papanicolau ou de uma colposcopia.

Como tratar uma ferida no útero - Sintomas ferida no útero
Imagem: barradopirai.rj.gov.br

Causas ferida no útero

As mudanças hormonais são a principal causa de ectopia cervical, incluindo o uso de anticoncepcionais que contêm altas doses hormonais para o organismo. Para além disso, algumas infecções não tratadas convenientemente também podem estar entre as causas da ferida no útero. Algumas das infecções que podem estar relacionadas a esta condição são a clamídia, HPV, tricomoníase, candidíase e cervicite.

Estas infecções podem ocorrer devido a um contato íntimo com um individuo contaminado sem o uso de preservativo, devido a uma higiene inadequada, em que pode ocorrer uma migração das bactérias para a região da vagina ou por tomar banho em água contaminada.

Como tratar uma ferida no útero - Causas ferida no útero
Imagem: drcarlos.med.br

Tratamento ferida no útero

O tratamento da ferida no útero é feito através da aplicação de cremes vaginais que têm uma ação cicatrizante e antibiótica. A cauterização também é outro dos tratamentos necessários para a ectopia cervical e, deve ser realizado no consultório do ginecologista. Este procedimento vai destruir as células doentes para que novas células de defesa possam surgir e ocorrer a regeneração.

A cicatrização da ferida ocorre normalmente entre 20 a 30 dias e, durante este período devem ser evitadas relações sexuais.

Ferida no útero e engravidar

Se tiver uma ferida no útero e desejar engravidar, saiba que esta condição pode alterar o pH da vagina tornando mais difícil a chegada dos espermatozoides ao útero. Por isso, se estiver com dificuldades em engravidar, consulte o seu médico ou ginecologista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar uma ferida no útero, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Para evitar esta e outras doenças, é importante que realize consultas anuais junto do seu ginecologista.

Escrever comentário sobre Como tratar uma ferida no útero

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar uma ferida no útero
Imagem: billericayphysiotherapy.co.uk
Imagem: barradopirai.rj.gov.br
Imagem: drcarlos.med.br
1 de 3
Como tratar uma ferida no útero

Voltar ao topo da página