Exame Ginecologista

Como é feito o exame preventivo Papanicolau

Alana Martins
Por Alana Martins. Atualizado: 17 julho 2017
Como é feito o exame preventivo Papanicolau
Imagem: hiperfeminina.com

Este nome esquisito de exame chamado de “Papanicolau” foi dado em referência a um médico considerado muito renomado na área de citopatologia (estudo das células e doenças existentes nas mesmas), o nome desse médico é Geórgios Papanicolau (1883-1962). Você sabe como é feito o exame preventivo Papanicolau? Nós em umComo.com.br podemos esclarecer suas dúvidas e curiosidades sobre o assunto.

Índice

  1. Entenda tudo sobre como este exame é realizado
  2. Orientações para realização do exame
  3. Como o exame é realizado

Entenda tudo sobre como este exame é realizado

Este exame feito por um ginecologista pode detectar a presença de várias doenças e anormalidades presentes na região do colo uterino. Através do exame é possível detectar a presença de doenças como: a cervicite (uma inflamação situada no cólo do útero) e displasias cervicais (pequenas alterações e anormalidades que indicam o desenvolvimento de um possível câncer).

Além destas doenças ele detecta o câncer cervical (no colo do útero), ele costuma desenvolver-se em pessoas que tiveram contato com o vírus HPV (papiloma vírus humano), geralmente este câncer se desenvolve cerca de 10 anos após o contágio pelo vírus. O exame Papanicolau é feito juntamente com outros exames ginecológicos e permite detectar precocemente a presença deste câncer, ele serve como um meio de prevenção e detecção para possíveis tratamentos.

Orientações para realização do exame

Para realizar esse exame, a mulher deve se atentar alguns fatores como:

· As mulheres devem se certificar de que no dia do exame não estarão menstruadas. Se estiver, desmarque o exame e marque-o em outra data, o médico não realiza o exame nestas ocasiões.

· Não devem ter realizado relações sexuais por cerca de 24 horas antes do exame, também não devem ter utilizado cremes e duchas vaginais nos dias anteriores ao exame, essas ações alteram a existência dos micro-organismos naturais e PH da região vaginal, bem como os espermatozoides eliminados durante a penetração, alteram o resultado do exame.

· Não deixe de avisar seu médico caso esteja grávida no dia do exame, se estiver menstruada, se seu exame anterior apresentou alterações e se tem percebido alterações e anormalidades em sua região genital como: corrimentos e secreções, odores desagradáveis, feridas, coceira e outras alterações anormais.

Como o exame é realizado

O exame Papanicolau dura poucos minutos, ele realiza o exame através dos seguintes passos:

1. Ele pedirá que você retire sua roupa e te oferecerá uma camisola para vestir. Após isso, geralmente eles realizam o exame das suas mamas para verificar presença de anormalidades como nódulos, alterações na textura e presença de secreções que possam indicar doenças. Se você não sabe como realizar o autoexame das mamas em casa, esta é uma boa hora para perguntar e esclarecer suas dúvidas!

2. Ele pedirá para você deitar na mesa de exames, suas pernas ficarão abertas e elevadas e seus joelhos ficarão flexionados e apoiados em objetos chamados de perneiras.

3. Depois disso ele insere um objeto em sua vagina chamado de espéculo (pode ser de plástico ou de metal), por meio desse objeto ele pode observar toda região presente entre a entrada da vagina e o colo do útero.

4. Ele utilizará uma espátula para colher o material do seu colo uterino e a passará em uma lâmina para que seja analisada em um laboratório.

5. Em seguida o espéculo é retirado delicadamente.

Não se esqueça de buscar o resultado após alguns meses.

Sugestão: Posso ter relações antes de um exame de urina?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é feito o exame preventivo Papanicolau, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • O que você acha desse exame? Realiza periodicamente? Comente, gostaremos muito de saber sua opinião!
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: hiperfeminina.com
Como é feito o exame preventivo Papanicolau