Partilhar
Partilhar em:

Alimentos para aumentar as plaquetas - Lista completa

A função das plaquetas no nosso organismo é fundamental pois fazem parte do processo de coagulação do sangue. Uma contagem normal de plaquetas vai de 150.000 a 450.000, mas várias patologias podem fazer com que os níveis desçam podendo ocorrer uma hemorragia interna. Uma contagem de plaquetas baixas é um assunto sério que requer supervisão médica, mas na sua alimentação poderá encontrar uma ajuda extra. O umCOMO reuniu informações e preparou a lista de alimentos para aumentar as plaquetas e melhorar a sua saúde.

Também lhe pode interessar: Porque as plaquetas aumentam
Passos a seguir:
1

Lista de alimentos para aumentar as plaquetas

  • Agrião;
  • Água de coco;
  • Aipo;
  • Alho;
  • Beterraba;
  • Cenoura;
  • Espinafre;
  • Fígado;
  • Goiaba;
  • Inhame;
  • Kiwi;
  • Lentilha;
  • Laranja;
  • Limão;
  • Morango;
  • Pimentão vermelho;
  • Outras frutas e verduras variadas.
2

As plaquetas baixas podem dever-se a infecções graves, a doenças como a dengue, doenças do baço, anemia hemolítica, carência de vitamina K, e a doenças mais graves como a leucemia ou resultado de um tratamento de quimioterapia.

Independentemente da causa, o importante é manter a situação controlada e tentar na medida do possível aumentá-las.

Dependendo da doença que tiver originado a descida das plaquetas, uma mudança na alimentação pode ser favorável. É importante saber que em casos mais graves como a leucemia estes alimentos não trazem uma mudança significativa, pelo contrário em casos de dengue, anemia ou outro tipo de infecções e doenças ajudará notavelmente. Por isso, é especialmente nestes casos que se recomenda o seu consumo.

3

Perante uma descida de plaquetas é necessário ingerir alimentos com um alto conteúdo de vitaminas e minerais, que ajudarão o nosso corpo a gerar mais trombócitos e assim a recuperar a nossa saúde. Reduzir a ingestão de comidas como doces e bolos e aumentar o consumo de verduras e frutas é um passo importante para aumentar as plaquetas de forma eficaz.

4

Nos casos de anemia é necessário aumentar o consumo de ferro de forma rápida, pois as plaquetas baixas causam fadiga e sonolência. Deverá incluir-se na dieta alimentos como os espinafres, agrião, lentilhas, pimentão vermelho, fígado e goiaba.

5

A cenoura, beterraba e aipo são conhecidos pelas suas propriedades para aumentar as plaquetas. A melhor forma de consumir estes alimentos é numa salada e crus, assim obterá o máximo de vitaminas, no entanto em casos de doenças como a dengue ou infecções graves, onde os pacientes estão mais fracos, a melhor forma é comê-los num caldo ou num creme de vegetais.

Aumentar as plaquetas com inhame na alimentação também é uma dica mais do que válida, já que ele é conhecido por seus benefícios que ajudam a aumentar a imunidade através de uma subida de plaquetas. Ele pode ser consumido cozido ou ser tomado como suco de inhame, uma oportunidade para já misturar outros alimentos benéficos como a laranja, por exemplo.

6

O alho também é um alimento ideal para aumentar as plaquetas e melhorar a sua saúde. Prepare uma sopa de alho ou adicione-o a um creme de vegetais, como de aipo e cenoura por exemplo. Se estiver procurando um efeito muito mais rápido, o melhor é consumi-lo cru, no nosso artigo como comer alho cru explicamos-lhe como o pode fazer.

7

A vitamina C é uma grande aliada para aumentar a contagem de plaquetas, pode obtê-la em frutas como o kiwi, os morangos, a laranjas, o limão. Uma boa sugestão para os pacientes que estão mais fracos é administrar a fruta através de um suco refrescante.

8

Continuando com as contribuições de vitamina C, uma das melhores opções para aumentar as plaquetas rapidamente é preparar um suco de goiaba e pimentão vermelho. Ambos os ingredientes são ricos neste nutriente, proporcionando-nos diversas vitaminas que ajudam a melhorar o estado do nosso sistema imune e a nos recuperarmos rapidamente desta condição. Pode beber um ou dois copos por dia, além de incorporar o pimentão vermelho às suas receitas e a goiaba ao seu consumo cotidiano.

9

Entre os alimentos para aumentar as plaquetas naturalmente também não pode faltar a água de coco. Além de proporcionar uma hidratação eficaz, este ingrediente contém vitamina A e C, cálcio, potássio e ferro, ajudando a fortalecer o sistema imune e fomentar uma rápida recuperação das plaquetas. Pode consumi-lo como uma nutritiva alternativa à água natural.

10

Além da sua alimentação, existem outros conselhos que pode seguir para melhorar a contagem de glóbulos vermelhos, no nosso artigo como subir as plaquetas poderá encontrar mais recomendações. E se quer saber mais sobre o tema consulte o artigo o que são as plaquetas e para que servem.

Se após um exame de sangue a sua contagem de plaquetas estiver alterada, você deve consultar um hematólogo de imediato para determinar a origem da descida e tomar as medidas necessárias, nem sempre os alimentos são a medida mais indicada para subir as plaquetas e talvez seja necessário aumentar as plaquetas com medicamento.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos para aumentar as plaquetas - Lista completa, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Alimentos para aumentar as plaquetas - Lista completa

213 comentários
A sua avaliação:
Augusto Luís
Gostaria de receber todas as publicações no email.
A sua avaliação:
Maria Natália de Sousa Miranda Mangas
O que mais se deve comer para aumentar as plaquetas no organismo?
O que tomar para a queda do cabelo,tenho-o muito fino?
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi, Maria. Dê uma olhada neste artigo que fala sobre alimentação para prevenir queda de cabelo: https://beleza.umcomo.com.br/artigo/como-se-alimentar-para-evitar-a-queda-de-cabelo-6212.html
A sua avaliação:
Evandro Bernardino
Oi tudo bem, o suco da beterraba e cenoura e bom p aumentar as plaquetas?
valdir martins
Estou com plaquetas em 79.000,00 o que fazer:????
jussara
boa tarde gostaria de saber qual alimento que aumenta as plaquetas.
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Jussara! Os alimentos estão listados no artigo.
Zulmar Francisco Medeiros
Estava com Pontada proneomênia, fazendo exames constatou-se as plaquetas em 64.000, nunca havia constatado em exames anteriores, com alimentos mais ricos em dois meses subiu para 165.000. apôs um ano fiz novo exame e baixou para 113.000.vou voltar para dieta anterior mais rica, isso pode elevar novamente. ?? abç. grato Zulmar
Renata
Zulmar, procure um hematologista antes de tudo.... Plaquetas baixas precisam ser acompanhadas por um médico.
rogerio zeferino
minhas plaquetas estão baixa a mais de 20 dias
MARLY MOREIRA CARNEIRO
Tenho 79 anos,em 1985 contraí Hepatite C em transfusão em cirurgia .e.em 92 descobri que estava com a doença e passei a ter acompanhamento de um gastroenterologista , desde então tenho plaquetas baixas e baço aumentando.comecei a algum tempo notar uma Feridinha que coça e doi do lado direito das costas acima do cocxi sempre que o tempo esfria. No momento estou fazendo o novo tratamento c/ Ribavirina e mais 2 medicamentos.Posso fazer uso da pomada Aciclovir?Aguardo resposta.OBRIGADA !

Paulo César de Melo
bom dia ,eu gostaria de saber mais sobre o assunto,pois eu me alimento bem e as minhas plaquetas estão baixas me dando dores muito fortes nas pernas,por favor peço uma orientação.
eu como cenouras,tomate,beterraba,chupo laranja, isso toda semana.
walter nogueira
eu tomo marevan e as praquetas estão baixas eu queria saber como eu devo faser para que elas subam um pouco esla estão com 60000 desdeja agradesso pela a atenção walter

1 de 8