Partilhar

As melhores frutas para a anemia

As melhores frutas para a anemia

A anemia é uma condição que ocorre quando a quantidade de glóbulos vermelhos é baixa ou não dispõem de hemoglobina suficiente. Ainda que possa ser consequência de diversas causas, uma das mais comuns é um déficit de ferro na dieta, algo que convém corrigir para estimular a produção de glóbulos vermelhos e melhorar a nossa saúde e qualidade de vida. Neste artigo de umComo mostramos a você especificamente quais são as melhores frutas para a anemia que pode consumir para tratar este problema.

Também lhe pode interessar: Como fazer sucos para a anemia

Laranjas e limões

Tanto as laranjas como os limões são frutas cítricas muito boas para a anemia, pois são muito ricas em vitamina C, que é um nutriente essencial para a absorção de ferro no organismo. Pode consumi-las como frutas ou preparar um suco de laranja ou de limão todas as manhãs no café da manhã, algo ideal para começar o dia com energia. Se, além de combater a anemia, quer eliminar toxinas de seu corpo e contribuir para a depuração de seu fígado, descubra no seguinte artigo os benefícios de beber água morna com limão em jejum.

As melhores frutas para a anemia - Laranjas e limões

Ameixas

Outra das melhores frutas para a anemia é a ameixa, graças ao seu elevado conteúdo em ferro, o qual favorece o aumento dos níveis de hemoglobina, uma proteína que compõe os glóbulos vermelhos e que permite que o oxigênio chegue a todas as partes do corpo de forma adequada. Quando a hemoglobina é baixa, é normal que a pessoa se sinta bem mais cansada e debilitada. Consuma a ameixa fresca, em sucos ou em seu café da manhã com outros ingredientes e comece a aproveitar de todos os benefícios desta fruta tão saudável.

As melhores frutas para a anemia - Ameixas

Morangos

Além de serem deliciosos e terem um aroma muito agradável, os morangos também são uma grande opção para os pacientes com anemia. Não contêm apenas ferro e vitamina C, mas são muito ricos em ácido fólico, o qual favorece a multiplicação das células e é essencial para a formação de glóbulos vermelhos e prevenir, sobretudo, a anemia megaloblástica ou perniciosa. Esta se produz quando as células do estômago não chegam a produzir proteína suficiente, causando assim uma inadequada absorção da vitamina B12.

As melhores frutas para a anemia - Morangos

Figos

Os figos fazem parte das frutas de outono e têm muitíssimas propriedades nutricionais boas para a saúde. Entre elas, destacam-se sua grande contribuição de fibra, perfeito para melhorar o trânsito intestinal, e suas grandes quantidades de ferro, o que permite melhorar as reservas do organismo deste nutriente e aumentar as defesas. Tudo isso é perfeito para combater os sintomas próprios da anemia, como a sensação de cansaço e a apatia.

As melhores frutas para a anemia - Figos

Pêssegos

As pessoas com anemia também podem se beneficiar do consumo de pêssego, uma fruta muito fresca e com um alto conteúdo em água, importante para evitar o acúmulo de toxinas e combater, ainda, a retenção de líquidos. É um poderoso antioxidante natural, por isso reduz a ação dos radicais livres prevenindo o envelhecimento celular. Consulte as seguintes receitas para consumir esta fruta da forma que mais gostar: Como fazer suco de pêssego e Como fazer vitamina de pêssego.

As melhores frutas para a anemia - Pêssegos

Maçãs

Consumir uma maçã por dia é um dos melhores remédios que existem para favorecer a boa saúde do coração e, ainda, esta fruta tão nutritiva é excelente para o tratamento da anemia. Isto ocorre devido ao seu grande teor em ferro e vitamina C, algo que melhora consideravelmente a qualidade dos glóbulos vermelhos. Não hesite em incluir a maçã em sua dieta diária e experimentar algumas das receitas que mostramos a você em umComo para usufruir de todo o seu sabor: Como fazer compota de maçã e Como fazer suco de maçã.

As melhores frutas para a anemia - Maçãs

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a As melhores frutas para a anemia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
SANDRA SILVA
todas as frutas vermelhas ajudam a combater a anemia ferro-priva? e a folha do pariri? é recomendado?
joelma
um site rico em conteudo e clara na hora ensinar
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Joelma, que bom saber que foi do seu agrado! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando o nosso site ;)

As melhores frutas para a anemia
1 de 7
As melhores frutas para a anemia

Voltar ao topo da página