Partilhar

Benefícios da erva de São João

Por Sara Viega. Atualizado: 17 outubro 2017
Benefícios da erva de São João

Quer conhecer os benefícios para a saúde da erva-de-São-João? Esta erva perene de flores amarelas e muitos ramos costuma crescer selvagem em diferentes zonas do mundo; o seu nome deve-se a que floresce muito próxima da festa de São João. Em suas flores há umas glândulas que contêm óleo e que são visíveis se as virmos com boa iluminação. Neste artigo de umComo.com.br contamos para você de que forma pode aproveitar todas as suas propriedades e mostramos quais são os benefícios da erva de São João.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios da Erva-Mate
Passos a seguir:
1

Um dos benefícios mais conhecidos da erva-de-São-João é a sua eficácia para tratar a depressão. Tem um grande poder para combater este tipo de problema e equiparável a toda a medicação tradicional existente, isto é, os inibidores de reabsorção de serotonina e os antidepressivos tricíclicos.

O motivo é que esta planta contém hipericina, um componente que tem um forte efeito antidepressivo, já que inibe a ação da monoamino oxidasa (IMAO). E devido a pesquisas recentes, existe outra substância chamada hiperforina que tem um papel ainda maior para tratar estados leves e moderados de depressão, já que é um suave tranquilizante.

Benefícios da erva de São João - Passo 1
2

A erva-de-São-João, além de tratar os estados depressivos, também tem propriedades para combater outras condições emocionais como a ansiedade, o estresse, a perda de apetite ou a insônia, entre outros problemas.

Esta erva tão especial quanto aos seus benefícios utiliza-se também para tratar mudanças de humor, taquicardias, palpitações, sintomas de menopausa, déficit de atenção, hiperatividade, transtorno afetivo estacional e transtorno obsessivo compulsivo.

3

Mas a erva-de-São-João ainda tem mais vantagens para a saúde. É um ótimo remédio para deixar de fumar, para tratar os sintomas da fibromialgia, a enxaqueca, a fadiga crônica, e outro tipo de dores de cabeça de tipo tensional. Esta erva é um grande paliativo para combater a dor causada pelos nervos, a dor muscular e a síndrome do intestino irritável.

A hipericina, junto com a hiperforina são dois componentes da erva-de-São-João e exercem uma ação nos mensageiros químicos que regulam o sistema nervoso, daí que seja eficaz para o tratamento de muitos tipos de dores, entre eles a muscular.

Benefícios da erva de São João - Passo 3
4

Também é ideal para tratar as queimaduras de primeiro grau, as hemorroidas e as picadas de insetos, já que o óleo essencial e os taninos conferem-lhe um grande poder para tratar problemas na pele, é antisséptico, adstringente e cicatrizante; ideal também para combater hemorroidas e outros problemas gastrointestinais. Para aplicá-la, só terá que ir a uma casa de produtos naturais para comprar óleo essencial de erva-de-São-João e aplicá-la de forma tópica sobre a sua pele.

A erva-de-São-João pode ser usada como um tônico reparador do sistema nervoso e, também, é um bom remédio em casos de acidez gástrica e para tratar a úlcera de estômago, vômitos e diarreia.

Benefícios da erva de São João - Passo 4
5

Se você toma qualquer tipo de medicação, é conveniente que fale com um médico antes de tomar a erva-de-São-João porque apresenta muitas incompatibilidades com antidepressivos, barbitúricos, hormônios, narcóticos e inibidores da acidez, entre outros.

Além disso, a hipericina tem um alto nível de toxicidade em contato com a luz solar e pode produzir efeitos fotossensíveis na derme. É aconselhável que não se exponha ao sol se usa o óleo de erva-de-São-João como uso tópico. Também não é recomendável tomar esta erva se você estiver grávida.

Veja também: Erva-de-santa-maria serve para quê?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios da erva de São João, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Benefícios da erva de São João

O que lhe pareceu o artigo?

Benefícios da erva de São João
1 de 4
Benefícios da erva de São João

Voltar ao topo da página