Sobre as plantas medicinais

Benefícios do chá de erva cidreira

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 11 junho 2020
Benefícios do chá de erva cidreira
Imagem: image.frompo.com

A erva cidreira, conhecida também como melissa, é uma planta medicinal que conta com vários benefícios para a nossa saúde. O chá de erva cidreira é bom para o tratamento da ansiedade, cólicas, náuseas, insônias, para além de contar com um efeito calmante que contribui para diminuir o estresse. Além de todos os benefícios que esta planta possui, a erva cidreira conta ainda com um sabor agradável idêntico ao do limão. Para saber mais sobre os benefícios do chá de erva cidreira, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como tomar chá de erva doce

Índice

  1. Propriedades e benefícios da erva cidreira
  2. Como fazer chá de erva cidreira
  3. Contraindicações da erva cidreira

Propriedades e benefícios da erva cidreira

A erva cidreira é um excelente antioxidante devido ao seu conteúdo em taninos, flavonoides, polifenóis, terpenos, ácido cafeico citral, acetato de eugenol e ácido rosmarínico. Ao ter uma ação antioxidante, a erva cidreira contribui para combater os radicais livres e evitar o envelhecimento celular. Além disso, os antioxidantes ajudam ainda a prevenir o câncer, a evitar doenças cerebrais degenerativas e a proteger o coração.

Esta planta medicinal conta com propriedades antiespasmódicas e carminativas, pelo que é benéfica para facilitar a digestão e outros problemas gástricos. Estas propriedades também podem ajudar a aliviar problemas de ingestão devido à tensão nervosa.

Uma das propriedades da erva cidreira que mais se destaca é o seu efeito sedativo e calmante. Por isso, esta planta é ideal para problemas de insônia, estresse e ansiedade. Por proporcionar relaxamento, também dos tecidos, a planta também pode amenizar problemas de cólicas menstruais.

Outros dos benefícios do chá de erva cidreira são:

  • Ajuda a combater os gases, uma vez que a planta ajuda a relaxar os tecidos;
  • Promove o bem-estar e tranquilidade;
  • Ajuda a combater a retenção de líquidos;
  • Alivia dores de cabeça e tosse.

Como fazer chá de erva cidreira

Em chá é, sem dúvida, a melhor forma de consumir a erva cidreira e, para o fazer apenas as suas folhas devem ser utilizadas. Assim, para fazer chá de erva cidreira você vai precisar de:

  • 4 colheres de sopa de folhas de erva cidreira, de preferência frescas;
  • 1 1/2 xícara de água.

Coloque a água para ferver e coloque as folhas da erva cidreira num recipiente. Uma vez que a água esteja fervendo, verta-a sobre as folhas e cubra o recipiente durante 5-10 minutos. Após esse tempo, coe e deixe amornar. Depois poderá tomar o chá de erva cidreira morno, de preferência sem o adoçar. A recomendação é beber chá de erva cidreira de 2 a 3 vezes ao dia, nunca ultrapassando os 450 ml de chá.

Benefícios do chá de erva cidreira - Como fazer chá de erva cidreira
Imagem: chaideal.com.br

Contraindicações da erva cidreira

O consumo do chá de erva cidreira tem algumas contra-indicações, sendo que não será recomendado o seu consumo para grávidas ou em período de amamentação e crianças com menos de 12 anos. Para além disso, pacientes que sofram com hipotireoidismo ou hipotensão também não devem ingerir o chá desta planta.

Uma vez que a erva cidreira possui um efeito sedativo, não é recomendável tomar o chá da planta caso esteja tomando medicamentos sedativos, como calmantes. Em caso de dúvida deverá consultar sempre o seu médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do chá de erva cidreira, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: image.frompo.com
Imagem: chaideal.com.br
1 de 2
Benefícios do chá de erva cidreira