Partilhar

Propriedades e benefícios do trevo vermelho

 
Por Sara Viega. 19 janeiro 2017
Propriedades e benefícios do trevo vermelho

Já conhece as propriedades do trevo vermelho? Esta é uma planta que cresce de forma selvagem em vários países do mundo, apesar de ter origem no continente europeu e asiático, e é um remédio natural muito bom para a prevenção e o tratamento de diversas doenças e problemas de saúde. O chá desta erva é usado principalmente para melhorar os sintomas próprios da menopausa, evitar o envelhecimento celular, melhorar a saúde cardíaca, aumentar a fertilidade feminina, entre outros. Se deseja saber quais são os efeitos concretos de sua utilização ou consumo em seu organismo, continue lendo este artigo do umCOMO onde listamos quais são as propriedades e benefícios do trevo vermelho, assim como suas contraindicações que também são importantes ter em consideração.

Também lhe pode interessar: Propriedades do óleo de camomila

Benefícios do trevo vermelho para a menopausa

Um dos benefícios mais valorizados do trevo vermelho é que é de grande ajuda para reduzir e aliviar os sintomas que as mulheres sofrem durante a etapa da menopausa, principalmente graças ao seu conteúdo de isoflavonas, compostos ativos que atuam no organismo de forma similar aos estrógenos.

Especificamente, o trevo vermelho pode ajudar a reduzir as ondas de calor, os suores noturnos, as dores nos seios, o estresse e a insônia durante a menopausa. Além disso, foi demonstrado que é excelente para prevenir a osteoporose, uma doença muito comum na pós-menopausa, impedindo a perda de massa óssea e aumentando a densidade mineral dos ossos.

Descubra mais tratamentos naturais para esta etapa consultando o artigo Como tratar os sintomas da menopausa com remédios caseiros.

Graças também às isoflavonas, o trevo vermelho pode ser bom para melhorar os sintomas da síndrome pré-menstrual, principalmente o inchaço dos seios e os cólica menstruais.

Propriedades e benefícios do trevo vermelho - Benefícios do trevo vermelho para a menopausa

Melhora a saúde cardiovascular

Outra das propriedades medicinais do trevo vermelho é que ajuda a melhorar a saúde cardiovascular de diferentes formas e contribui para o bom funcionamento do coração.

As isoflavonas que contém são excelentes para reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue e para aumentar os níveis de colesterol bom. Além disso, conta com um composto denominado cumarina que contribui para que as artérias se mantenham fortes e flexíveis, assim como para impedir a formação de coágulos sanguíneos e os depósitos de placa que podem derivar em problemas muito graves, como um ataque cardíaco ou um derrame cerebral.

Contribui para a prevenção do câncer

Alguns estudos científicos realizados comprovaram a eficácia do trevo vermelho para a prevenção de alguns tipos de câncer, por ser antioxidante e prevenir a oxidação das células saudáveis.

Parece ser que o consumo do chá de trevo vermelho é adequado especialmente para prevenir o câncer de próstata nos homens e o câncer de mama ou de ovário nas mulheres.

Propriedades e benefícios do trevo vermelho - Contribui para a prevenção do câncer

Melhora a fertilidade

Outro benefício do trevo vermelho para as mulheres é que pode ajudar a melhorar a sua fertilidade e favorecer a concepção.

Esta propriedade é graças aos altos níveis de cálcio e magnésio que possui, pois são estimulantes em caso de problemas de fertilidade, e às isoflavonas, que são excelentes para regular os níveis hormonais do corpo feminino.

No seguinte artigo mostramos para você mais conselhos sobre como aumentar a fertilidade feminina, não perca!

Benéfico para o sistema imunológico e respiratório

Também podemos destacar as propriedades do trevo vermelho para o sistema imunológico e o sistema respiratório. É uma planta que reforça a imunidade do corpo perante possíveis infecções que possam comprometer a sua saúde e tem um grande efeito antibacteriano e antifúngico.

Além disso, possui propriedades expectorantes e antiespasmódicas muito potentes que favorecem a limpeza das vias respiratórias, previnem a tosse, os resfriados, a asma e a congestão.

Propriedades e benefícios do trevo vermelho - Benéfico para o sistema imunológico e respiratório

Benefícios e propriedades do trevo vermelho para a pele

Além das anteriores propriedades medicinais do trevo vermelho, destacamos a ação benéfica desta planta para o cuidado da pele. De seguida, explicamos quais são os seus efeitos sobre a derme:

  • Reduz os sinais de envelhecimento da pele, ajudando a combater a perda de colágeno.
  • Melhora a pele em caso de psoríase, dermatite ou eczema.
  • Favorece a cicatrização e cura das feridas.
  • Ajuda a eliminar as espinhas.
  • Previne o aparecimento de manchas brancas na pele.

Contraindicações do trevo vermelho

Agora que já sabe quais são as propriedades e benefícios do trevo vermelho, é importante que antes de utilizar como remédio natural, certifique-se de que seu uso ou consumo não seja prejudicial para seu estado de saúde, pois é contraindicado nos seguintes casos:

  • Mulheres grávidas e em período de lactância.
  • Pacientes com câncer de mama.
  • Pacientes com endometriose.
  • Pessoas que estejam tomando medicamentos: aspirina, progesterona, anticoagulantes, estrógenos ou anticoncepcionais orais.

Além disso, é importante não fazer um consumo excessivo de trevo vermelho, pois em quantidades abundantes pode causar alguns efeitos secundários, como dores de cabeça, dores musculares, náuseas e dificuldade para respirar com normalidade.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Propriedades e benefícios do trevo vermelho, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Propriedades e benefícios do trevo vermelho

O que lhe pareceu o artigo?

Propriedades e benefícios do trevo vermelho
1 de 4
Propriedades e benefícios do trevo vermelho

Voltar ao topo da página