Funcho

Quais são as propriedades do funcho

Quais são as propriedades do funcho
Imagem: mport.ua

O funcho é uma planta originária da costa do Mar Mediterrâneo, mas atualmente é cultivada em todas as zonas do mundo que contam com um clima temperado. Trata-se de um tipo de erva perene, é a única espécie pertencente ao gênero Foeniculum, e muito aromática. É uma planta muito utilizada no âmbito da culinária para aromatizar os pratos, além de estar presente em diversas dietas para perder peso por sua capacidade de reduzir o apetite. No entanto, o funcho tem muitos usos e contribui com importantes benefícios para a nossa saúde. Se quiser saber quais são as propriedades do funcho, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades do orégano
Passos a seguir:
1

Um dos usos mais difundidos do funcho é o de regularizar a menstruação. Graças aos fitoestrogênios que a formam, esta planta age como estrogênio natural, permitindo tratar as irregularidades da menstruação. Do mesmo modo, é muito eficiente para tratar as cólicas.

2

Graças às suas propriedades expectorantes, o funcho é ideal para tratar problemas de bronquite e aliviar a tosse. Do mesmo modo, também pode ser utilizado para combater problemas gastrointestinais como a azia. Pode ser feita uma infusão com as sementes de funcho para aproveitar todos os seus benefícios.

3

O funcho também tem propriedades antioxidantes e diuréticas, pelo que é perfeito para combater todas aquelas doenças relacionadas com a retenção de líquidos, bem como melhorar a aparência da pele, reduzindo o brilho do rosto e a acne leve.

4

Do mesmo modo, também são conhecidas suas propriedades antibacterianas, fato que torna o funcho um remédio natural ideal para combater os problemas de halitose, gengivite, infecções por bactérias e parasitas internos.

5

O funcho conta com alguns dos aminoácidos essenciais que nosso organismo não fabrica sozinho. Entre eles, destaca-se seu alto teor em alanina, fundamental para garantir o correto funcionamento do sistema imunológico, e em arginina, imprescindível para que os tecidos possam ser reparados adequadamente e favorecer o crescimento muscular.

6

Além de conter aminoácidos essenciais, o funcho é rico em ácidos como o ascórbico, oleico e linoleico, cálcio e magnésio. Desta forma, esta planta é ideal para reduzir o colesterol alto, prevenir o aparecimento de doenças coronárias e a regular a pressão arterial.

7

Por último, um dos usos mais conhecidos do funcho é o colírio ocular. Isto é, seu suco ajuda a aliviar a irritação dos olhos, o glaucoma, terçóis, etc. Para isso, você deverá espremer a fruta e umedecer uma gaze limpa para aplicá-la com delicadeza nos olhos. Inclua o funcho em sua dieta e comece a beneficiar-se de todas as suas propriedades.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades do funcho, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Luiz
Sou curioso em saber sobre as propriedades de todas as plantas, porisso gosto deste artigo.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Luiz, ainda bem que gostou :) Continue a acompanhar-nos! ;)
Imagem: mport.ua
Quais são as propriedades do funcho