Outros A água e a saúde

Benefícios do banho frio

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. Atualizado: 15 maio 2023
Benefícios do banho frio

Um banho frio é perfeito para nos ajudar a baixar a temperatura do corpo e refrescar nos dias mais quentes, mas esse não é o único benefício que ele pode nos trazer. Claro que as preferências quanto à temperatura da água são muito particulares, há quem goste de um ducha morna ou de um banho muito quente, mas se quiser descobrir quais são os benefícios do banho frio em qualquer época do ano, siga lendo este artigo do umCOMO porque alguns desses benefícios irão surpreendê-lo.

Também lhe pode interessar: Tomar banho todo dia faz mal?

Índice

  1. Ativa a circulação sanguínea
  2. Limpa e tonifica o corpo e a mente
  3. Fortalece o sistema imunológico
  4. Recuperação após o exercício e efeito anti-inflamatório
  5. Promove a concentração e o humor
  6. Cuida da pele e do cabelo
  7. Alivia as pernas cansadas
  8. Ajuda a prevenir a retenção de líquidos e a celulite

Ativa a circulação sanguínea

Os banhos frios são excelentes aliados na hora de melhorar a circulação, pois provocam uma suave contração dos vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue flua corretamente e leve mais oxigênio e nutrientes para cada célula do corpo.

O efeito da água fria é especialmente benéfico para melhorar a circulação de retorno, aquela que leva o sangue de volta ao coração, ajudando assim, a prevenir e evitar o aparecimento de varizes.

A suave vasoconstrição causada pelos banhos frios favorece um aumento moderado da frequência cardíaca, algo que pode ser benéfico para a saúde cardiovascular, mas cuidado! As pessoas que sofrem de algum tipo de doença cardíaca devem consultar um especialista sobre a conveniência ou não desta prática, tendo em conta a sua patologia específica.

Benefícios do banho frio - Ativa a circulação sanguínea

Limpa e tonifica o corpo e a mente

É algo que se comprova facilmente porque, ao acordar, tomar um banho frio nos faz despertar em questão de minutos e nos faz sentir ativos e cheios de energia diante de um novo dia. Ao entrar em contato com a água fria, o sistema nervoso é rapidamente ativado, enviando o sinal ao cérebro que alerta para um contraste térmico entre a temperatura do corpo e a da água.

Como resultado, a mente e o corpo reagem ao frio tentando minimizar esse contraste, algo que se traduz em uma revitalização, quase que imediata, do corpo como um todo. Por isso, vale ficar de olho nos benefícios do banho quente e frio.

Benefícios do banho frio - Limpa e tonifica o corpo e a mente

Fortalece o sistema imunológico

Embora este seja um benefício ainda em estudo, acredita-se que a ativação generalizada do corpo que ocorre ao tomar banho frio também possa afetar o sistema imunológico, fazendo-o ficar alerta a qualquer agressão externa, não apenas diante do contraste térmico, mas também contra a ação de vírus, bactérias ou outros microrganismos.

De fato, os resultados de um curioso estudo publicado pela revista Plos One[1], indicam que o absenteísmo ao trabalho em pessoas saudáveis ​​(sem patologias prévias) foi notavelmente menor (29%) entre aqueles que seguiram uma rotina de banhos frios diários durante um mês, que entre os que não realizaram essa prática.

Aconselhamos que você leia este outro post sobre Como fortalecer o sistema imunológico naturalmente.

Benefícios do banho frio - Fortalece o sistema imunológico

Recuperação após o exercício e efeito anti-inflamatório

O frio, em geral, é um anti-inflamatório eficaz. De fato, é comum que, ao machucarmos alguma parte do corpo, recorramos à aplicação de gelo na área para evitar que ela inche. O mesmo acontece com os banhos frios, que podem ser um bom alívio para qualquer doença que envolva um processo inflamatório, como é o caso de certas doenças reumáticas.

Um benefício extra de tomar banho frio após a prática esportiva é que com uma ducha com essas características não apenas obteremos uma sensação refrescante, mas também favoreceremos uma boa recuperação muscular, reduzindo possíveis desconfortos posteriores causados ​​por micro-rasgos fibrilares.

Se ficou interessado nos benefícios do banho frio, veja mais sobre Como tomar banho corretamente.

Promove a concentração e o humor

É claro que um banho frio limpa a mente, mas, além disso, faz com que o cérebro permaneça em estado de 'alerta' ao aumentar a secreção de dois importantes neurotransmissores: dopamina e noradrenalina, que estão envolvidos em processos cognitivos como a atenção e memória, e também na regulação do sono.

Quanto maior a presença desses neurotransmissores, maior a atenção e concentração diante de qualquer tarefa. Estima-se também que a presença de noradrenalina nos níveis corretos favorece o bom humor, pois sua falta pode estar relacionada a episódios de tristeza inexplicável, desânimo ou até depressão.

Neste outro artigo você pode aprender sobre os Como aumentar a memória e a concentração.

Cuida da pele e do cabelo

Os banhos frios são aliados da beleza porque ajudam a manter a pele, inclusive o couro cabeludo, e a fibra capilar em boas condições. A água fria na pele do corpo e do rosto ajuda a descongestioná-la, dando-lhe firmeza ao reativar a microcirculação da área.

A mesma coisa acontece no couro cabeludo, onde a água fria do chuveiro se tornará uma excelente massagem para mantê-lo em ótimas condições. A água fria também ajudará a selar a cutícula do cabelo deixando-o mais macio e sedoso.

Alivia as pernas cansadas

Como indicamos, os banhos frios melhoram a circulação sanguínea, sendo especialmente benéficos no caso de pernas pesadas ou cansadas. Uma massagem com água fria debaixo para cima, dos tornozelos aos joelhos, ativa a função venosa, ajudando a melhorar a circulação de retorno e proporcionando grande alívio, conforme aponta a Associação Cuide de Suas Veias[2].

Ajuda a prevenir a retenção de líquidos e a celulite

Por fim, os benefícios do banho frio também se estendem ao sistema linfático e ao seu bom funcionamento, que é o grande responsável pela correta eliminação do excesso de líquidos, toxinas e gorduras do corpo. Nesse sentido, esses banhos frios ajudam a evitar problemas de retenção de líquidos e também o acúmulo de gordura que pode ser a origem da celulite.

Você também pode aproveitar os benefícios da água fria tomando um banho de contraste, ou seja, combinando alguns minutos de água fria com outros de água morna ou quente. Se tiver dificuldade em começar, outra opção é tomar banho morno e terminar com uma massagem com água fria tanto no couro cabeludo como no resto do corpo.

Você também pode estar interessado neste outro artigo sobre Como preparar um banho de espuma.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do banho frio, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Referências
  1. O efeito do banho frio na saúde e no trabalho: um estudo controlado randomizado | PLOS UM. Disponível em: <https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0161749>
  2. Associação Cuide de suas veias. Disponível em: <https://www.cuidatusvenas.org/>
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Benefícios do banho frio