Outros A água e a saúde

Tomar banho todo dia faz mal?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 14 agosto 2023
Tomar banho todo dia faz mal?

O debate sobre o hábito de tomar banho todos os dias é muito comum na sociedade. Enquanto muitas pessoas afirmam que tomam banho pelo menos uma vez por dia, muitas outras afirmam tomar dois e até três banhos diariamente. As dúvidas são constantes: o que é melhor para a pele para um cuidado adequado? Tomar banho todos os dias ou dar um intervalo maior entre os banhos?

É importante ter em mente que a pele funciona como um escudo, pois protege o corpo de fatores externos e contribui para a eliminação de toxinas. Além disso, ajuda a prevenir infecções por microorganismos patogênicos, como fungos ou bactérias. Para saber se tomar banho todo dia faz mal?, com que frequência se deve tomar banho, as desvantagens do banho diário para a saúde e o meio ambiente e como proteger a pele, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Faz mal beber muita água?

Índice

  1. É necessário tomar banho todos os dias?
  2. Tomar muito banho faz mal?
  3. Como proteger a pele

É necessário tomar banho todos os dias?

Quando uma pessoa toma banho, a epiderme, ou seja, a camada mais externa da pele, entra em contato com água e sabão. O uso constante desses elementos destrói a barreira natural da pele e, consequentemente, sua função protetora pode ser alterada.

Um aspecto fundamental do cuidado da pele é a sua hidratação. O banho não é a única opção para hidratá-la: você pode usar cremes ou loções hidratantes após o banho, já que a pele perde até 25% de sua hidratação natural durante o banho.

Quantos banhos devemos tomar por dia?

Apesar das condições do tempo e atividades física te obrigarem a tomar banho todos os dias devido à transpiração excessiva e/ou acúmulo de sujeira na pele, o ideal para o seu cuidado é não tomar banho diariamente, uma vez que não é benéfico para a saúde dermatológica.

Geralmente, a regra comum é de 4 banhos a serem tomados por semana. Popularmente, considera-se que tomar banho todos os dias é normal, sendo essencial para ter um bom odor corporal e para a qualidade do descanso, mas esta prática apresenta algumas desvantagens.

No umCOMO te ensinamos a Como tomar banho depois de uma cirurgia.

Tomar banho todo dia faz mal? - É necessário tomar banho todos os dias?

Tomar muito banho faz mal?

Tomar banho todos os dias pode levar a uma série de problemas de saúde. São os seguintes:

  • Eliminação das bactérias boas depositadas na sua pele.
  • Pele seca, que pode ser mais facilmente irritada.
  • A água com que você toma banho geralmente contém sais e outros componentes químicos. Esses elementos podem causar novos problemas de saúde.
  • Banhos diários podem levar a infecções e alergias sofridas na pele devido ao fato de sua camada mais superficial ser danificada pela água e sabão utilizados diariamente no banho.
  • O sistema imunológico precisa de um certo estímulo de sujeira para a criação de anticorpos protetores. Tomar banho todos os dias pode reduzir a capacidade desse sistema de fazer seu trabalho.
  • O uso de sabonetes inadequados provoca, a longo prazo, o desaparecimento das bactérias nativas da pele, promovendo o aparecimento de microorganismos nocivos à saúde e resistentes aos antibióticos.

Além disso, tomar banho todos os dias pode causar alguns problemas ambientais. Por um lado, a fabricação de sabonetes e os componentes químicos que contêm têm um impacto negativo no ambiente, deixa a sua marca a este respeito.

Por outro lado, o consumo de água é uma das principais preocupações em muitos territórios. A seca que atravessam algumas comunidades autônomas da Espanha obrigou as autoridades a aplicar planos de emergência e outras medidas paliativas.

Entre essas medidas e recomendações, está o consumo de água nos chuveiros. Se forem diários, este consumo dispara, sobretudo se forem duchas que ultrapassem os 5-6 minutos.

Como proteger a pele

Para te ajudar a cuidar e proteger sua pele, no umCOMO damos os seguintes conselhos para não alterar a barreira natural do seu corpo e, ao mesmo tempo, manter uma correta higiene corporal:

  • Existem áreas do corpo como pés, axilas ou genitais que secretam maior quantidade de suor, por isso ficam sujos com maior frequência e é importante lavá-las diariamente. Para isso, é fundamental que você use sabonetes específicos que respeitem o pH da sua pele. Desta forma, não será alterado.
  • Para uma boa higiene corporal, a temperatura da água é um fator fundamental. Se estiver muito quente, pode destruir os óleos naturais presentes na pele. Portanto, ao tomar banho, certifique-se de que a água esteja morna, ou seja, nem muito fria nem muito quente (entre 35ºC e 38ºC). Descubra os Benefícios do banho frio.
  • Você deve enxaguar e secar a pele adequadamente para que ela não sofra alterações. É importante remover todos os vestígios de sabonete que ficam na pele com água e depois secar sem apertar ou esfregar excessivamente: enxugue levemente o corpo para não agredir muito a pele.
  • Mantenha sua pele hidratada. Após o uso de géis no banho, a aplicação de loções ou cremes hidratantes favorece o restabelecimento da função protetora da pele, evitando a perda de água e outros componentes. Além disso, ajuda a prevenir a penetração de fatores externos do meio ambiente. Desta forma, sua pele mantém a umidade, e a hidratação contribui para a regeneração celular.
Tomar banho todo dia faz mal? - Como proteger a pele

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tomar banho todo dia faz mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Tomar banho todo dia faz mal?