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É correto beber água durante as refeições? - Mitos e verdades

 
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 8 abril 2019
É correto beber água durante as refeições? - Mitos e verdades

A maioria das pessoas já está cansada de saber da importância da água para a nossa saúde. Junto com isso, existe aquela história, que é verdade, de que precisamos tomar de 2 a 3 litros de água durante o dia. O que acontece é que muita gente só se lembra de tomar água na hora de comer: antes, durante ou depois. E então surge uma série de dúvidas quanto aos mitos dessas prática. Para esclarecer as coisas, o umCOMO reuniu informações e responde agora se é correto beber água durante as refeições - Mitos e verdades.

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Beber líquido durante a refeição causa barriga?

Mais do que saber se faz mal beber água enquanto come, a maioria das pessoas tem uma curiosidade gigante em saber se beber água durante a refeição engorda. É perceptível a mudança de tamanho da nossa barriga durante as refeições e a primeira impressão é a de que engordamos em um espaço de tempo super curto.

Para entender o que acontece, precisamos nos lembrar que a água é um líquido sem calorias que não engorda nem emagrece. No entanto, esse conceito de engordar pode ser relativo quando você combina as suas refeições com sucos, refrigerantes, vinho, cerveja ou outras bebidas que contenham calorias - qualquer bebida com calorias pode engordar. Ainda que isso dependa de uma série de outros fatores.

Mesmo assim, o barrigão que surge após as refeições que foram acompanhadas por algum líquido na verdade é o seu estômago dilatado. Quanto mais alimento e líquido você ingere, mais ele aumenta de volume. E isso re reflete na barriga.

A expressão 'causar barriga' pode ser aplicada se levarmos em conta o fato de que o nosso estômago é elástico e se acostuma com esse volume elevado. Ou seja, ele sempre estará preparado para receber bastante comida e água e pode ficar mais difícil se sentir saciado com quantidades menores.

A boa notícia é que da mesma maneira que o nosso estômago se expande e se acostuma rapidamente, ele também faz o processo reverso. Basta você mudar o hábito de beber líquido enquanto come.

Se você não se preocupa em engordar ou não e só quer saber se isso pode te fazer mal, entenda que a água junto com as refeições em quantidade moderada não altera o suco gástrico, mas quando ingerida em grandes quantidades pode causar problemas de indigestão.

Em suma, não é o fato de beber junto com as refeições que pode nos prejudicar, mas sim a quantidade. Não é um gole de água entre uma garfada e outra que vai te fazer mal. Até 200 ml de água junto com as refeições não irão fazer grande diferença.

Beber água antes das refeições

Para evitar tomar grandes quantidades de água enquanto comem, algumas pessoas pensam em fazer isso antes para não ter sede. A verdade é que encher o estômago de água antes de comer tem praticamente o mesmo efeito de fazer isso no momento. Seu estômago estará igualmente dilatado. Se você é daquelas pessoas que quando vai tomar água já toma logo um copão ou um garrafão, faça isso pelo menos meia hora antes de comer.

E mesmo assim, o ideal é se hidratar ao logo do dia. Dessa forma você evita aqueles picos de sede intensos que também acontecem na hora do almoço e janta. Não espere ter sede para beber água, adquira o hábito de fazer isso a cada hora ou leve garrafinhas com você e aumente gradativamente o consumo. Se você acha água muito sem graça, experimente preparar versões saborizadas com limão ou hortelã, por exemplo.

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É correto beber água durante as refeições? - Mitos e verdades - Beber água antes das refeições

Quanto tempo após a refeição posso beber água?

Beber água depois do almoço faz mal pela mesma explicação de beber durante ou antes, a questão da digestão e da dilatação, que também já responde à pergunta se beber água depois de comer engorda.

Está permitido beber líquido quanto tempo depois da refeição?

A regra dos 30 minutos antes também vale para o 'pós-refeição'. Espere pelo menos meia hora se você está planejando matar a sede com um copo grande de água. Mas se você sempre sente isso, considere avaliar a quantidade de sal ou açúcar que você coloca na comida. Outra dica é incluir na dieta alimentos ricos em água, como pepino, tomate e melancia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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Conselhos
  • Além de dilatarem o estômago, líquidos açucarados podem causar gases e piorar o refluxo.

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