Outros Saúde na mulher

Calcinha fio dental faz mal para a saúde?

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 29 janeiro 2019
Calcinha fio dental faz mal para a saúde?
Imagem: beranda.com

Nem sempre uma calcinha sexy e confortável são atributos que estão na mesma peça, já que rendas e tecidos transparentes não costumam ser as principais características de um tecido macio. Por isso e por outras razões pode surgir a dúvida: calcinha fio dental faz mal para a saúde? Para saber qual a resposta a esse questionamento, veja o que o umComo.com.br tem a dizer sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Faz mal dormir com tampão?

Passos a seguir:

1

A calcinha fio dental não faz mal para a saúde por si só, porém, mulheres com propensão a desenvolver infecções, tanto vaginais quanto urinárias, têm o risco aumentado de sofrer desses problemas quando usa com frequência esse tipo de lingerie. Quando o tecido da calcinha não facilita a transpiração, como é principalmente o caso dos modelos de cetim, seda, lycra e microfibra, a região da vagina se mantém mais úmida, o que pode ser a porta de entrada para bactérias e fungos. A vaginose bacteriana é causada, em grande parte, pelo uso do fio dental.

Calcinha fio dental faz mal para a saúde? - Passo 1
Imagem: beranda.com
2

Mesmo quem não possui pré-disposição às infecções deve evitar a calcinha fio dental todos os dias, uma vez que a peça pode irritar a pele. Especialistas afirmam que não é raro observarem em suas pacientes marcas na pele da vulva e perto do reto, devido ao uso desse modelo de lingerie. Ao lesionar a pele da região, causando feridas, também cresce o risco de contaminação por bactérias. Outra situação que o fio dental pode agravar são os de hemorroidas, pelo mesmo fato de irritar e pele da região anal, além de causar pressão no local.

3

Quando se fala em tecidos de calcinhas vale lembrar que aqueles que oferecem menor transpiração, como é o caso principalmente dos materiais sintéticos, também não são adequados para uso diário calcinhas de outros modelos que não sejam o fio dental. Por outro lado, mesmo a calcinha fio dental de algodão não deve ser usada todos os dias. Assim como o tecido em si, as rendas também podem causar os mesmos problemas na região vaginal e anal.

4

Além dos cuidados com a calcinha fio dental existem momentos da vida em que o modelo é ainda menos indicado, como é o caso dos nove meses de gestação. Isso porque a mulher grávida está mais suscetível a contrair infecções vaginais, assim, ao evitar esse tipo de lingerie, bem como de calcinhas com tecidos sintéticos, os riscos são menores. Ao fazer ginástica e demais atividades físicas também não são indicadas as calcinhas fio dental, porque o corpo sua mais, potencializando o risco de infecções. E mais: ao se exercitar a calcinha pode se mover do local mais facilmente, facilitando que as bactérias do ânus se dirijam à região vaginal.

Calcinha fio dental faz mal para a saúde? - Passo 4
Imagem: flipkart.com
5

Já que a vagina fica menos protegida das infecções quando se usa fio dental, é melhor evitar esse modelo de lingerie ao vestir saias curtas e ao experimentar roupas em lojas. Em ambos os momentos, a área vaginal fica mais exposta, podendo tanto se contaminar com bactérias de roupas que estão à venda em lojas e que foram vestidas por outras pessoas e mesmo em assentos do transporte público.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Calcinha fio dental faz mal para a saúde?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: beranda.com
Imagem: beranda.com
Imagem: flipkart.com
1 de 3
Calcinha fio dental faz mal para a saúde?